Aeroporto de Uberlândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Aeroporto de Uberlândia - Tenente Coronel Aviador César Bombonato


Tipo Público
Administração Infraero
Serve Uberlândia/Triângulo Mineiro
Localização Não disponível
Inauguração 1953
Coordenadas 18° 53' 01" S 048° 13' 31" O
Altitude 941,22 m (3 088 ft)
Movimento em 2013 1.136.908 passageiros
1.862.836 t de carga
29.943 aeronaves
Capacidade anual 600 mil passageiros
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
04/22 2 100 m (6 890 ft) Asfalto

O Aeroporto de Uberlândia, (Aeroporto Ten. Cel. Av. César Bombonato) (IATA: UDIICAO: SBUL) é o segundo maior aeroporto de Minas Gerais (2011) e o 26º do Brasil em número de passageiros transportados, o aeroporto tem capacidade para atender mais de 600 mil passageiros por ano, e aviões do mesmo porte dos A320 e B738 após a reforma realizada em 2005. O aeroporto localiza-se na Praça José Alves Santos, no Bairro Aclimação, zona leste da cidade. Conta com uma pista asfaltada de 2100 metros de extensão por 45 m de largura, localizada a uma altitude de 943 m.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Obras e ampliação[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2005 a Infraero inaugurou as obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Uberlândia. O terminal teve a capacidade ampliada para 550 mil passageiros por ano. Novas salas de embarque e desembarque estão em funcionamento, além de uma nova praça de alimentação.

Em cinco mil metros quadrados de área total, o aeroporto opera com moderno sistema de ar condicionado e está completamente adaptado para acessibilidade dos portadores de necessidades especiais.

Os pátios e a pista de pouso e decolagem passaram por reformas, permitindo a operação de aeronaves de médio porte, como o Airbus A320 e o Boeing 737-800.

Situado em uma das principais cidades de Minas Gerais, o Aeroporto de Uberlândia serve uma rica região onde a indústria, agropecuária, comércio e o setor de serviços se destacam. A região conta também com um grande número universidades, e tem se firmado como um importante destino brasileiro para o turismo de negócios.

O aeroporto tem acompanhado o crescimento da aviação regional e do pólo industrial da região. O movimento de aeronaves e passageiros tem apresentado um expressivo crescimento, principalmente a partir de 1997.

Foi anunciada para breve a assinatura de um Termo de Convênio entre a Infraero, o Governo de Minas Gerais e a Prefeitura de Uberlândia para a construção de um novo aeroporto. A expectativa é que o terminal atenda a 2,5 milhões de passageiros.

Companhias Aéreas[editar | editar código-fonte]

65px

Companhias Aeronaves
Brasil Gol logo.png Boeing 737-700, Boeing 737-800.
Brasil TAM Airlines Logo.png Airbus A319, Airbus A320.
Azul Linhas Aéreas Brasileiras Logo.png
Brasil
ATR-42, ATR-72, Embraer 175, Embraer 190, Embraer 195.
Brasil Passaredo Linhas Aéreas logo.png ATR-72

Destinos[editar | editar código-fonte]

Companhias Destinos
Brasil GOL Belo Horizonte (Aeroporto de Confins), São Paulo (Congonhas, Guarulhos) e Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont)
Brasil TAM São Paulo (Congonhas) e Brasília (Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek)
Brasil Azul Campinas (Aeroporto Internacional de Viracopos), Belo Horizonte (Aeroporto de Confins),Brasília (Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek), Belo Horizonte (Pampulha), Goiania
Brasil PASSAREDO Ribeirão Preto (Aeroporto Leite Lopes), Goiânia (Aeroporto Santa Genoveva), Cuiabá (Aeroporto Internacional Marechal Rondon), Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão), São Paulo (Aeroporto de Guarulhos), Uberaba (Aeroporto Mário de Almeida Franco).

Complexo aeroportuário[editar | editar código-fonte]

Sítio aeroportuário
  • Área: 2.173.000 m²
Pátio das aeronaves
  • Área: 34.611 m²
Terminal de passageiros
  • Área: 4.760 m²
Estacionamento
  • Capacidade: 299 vagas
Estacionamento de aeronaves
  • Número de posições: 10

Movimento[editar | editar código-fonte]

Movimento de passageiros do Aeroporto de Uberlândia


Acesso[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto de Uberlândia localiza-se na Zona Leste, na Praça José Alves Santos, Bairro Aclimação

  • A partir da Praça Tubal Vilela, siga na Avenida Afonso Pena até a BR-050. Depois vire à direita na Rua Pernambuco e depois à esquerda na Avenida Floriano Peixoto. Após duas rotatórias, vire à direita (na 2ª rotatória) na Avenida Dr. Vicente Salles e siga até chegar ao aeroporto.
  • Ou também, siga pela Avenida Brasil, a partir da Praça Sérgio Pacheco, sentido Bairro Umuarama, passando por debaixo da BR-050, vire à direita na Rua Rio Grande do Norte, e depois vira à esquerda na Avenida Floriano Peixoto até a rotatória, pegando a 2ª saída (continuação da avenida) e na próxima rotatória, pegue a 1ª saída e siga até chegar ao aeroporto.

Acidentes[editar | editar código-fonte]

  • 28 de fevereiro de 1952: um Douglas DC-3 da Panair do Brasil de registro PP-PCN, vindo do Rio de Janeiro com destino à Goiânia via Uberlândia. O piloto tinha permissão para pousar, mas arremeteu batendo uma asa em uma árvore causando perda total. De 31 ocupantes, 8 morreram.
  • 14 de novembro de 2011: um Embraer ERJ-145 da Passaredo Linhas Aéreas vindo de Ribeirão Preto saiu cerca de 500 metros da pista por causa da chuva. Ninguém se feriu no incidente.
  • 14 de dezembro de 2013: um Embraer 190 da Azul Linhas Aéreas vindo do aeroporto de Viracopos em Campinas derrapou pela cabeceira da pista 22 e atolou devido fortes chuvas na cidade. Ninguém se feriu, no dia seguinte as 5 da manhã a aeronave foi retirada e as 8 da manhã o aeroporto já voltou a funcionar normalmente

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ten Cel Av Cesar Bombonato (em inglês). World Aero Data. Página visitada em 23 de junho de 2013.
  2. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]