Restinga da Marambaia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Barra de Guaratiba com a Restinga da Marambaia ao fundo

A Restinga da Marambaia é uma restinga do litoral do estado do Rio de Janeiro administrada pela Marinha do Brasil. Faz parte do território de três municípios fluminenses: Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba. Possui ao todo 42 quilômetros de praias. Possui uma área total de 81 Km² e o seu ponto culminante é o Pico da Marambaia com 647 metros de altura. Separa-se do continente pelo Canal do Bacalhau em Barra de Guaratiba, no município do Rio de Janeiro.

A Restinga da Marambaia é utilizada ainda para exercícios militares e experimentos de armamentos (principalmente pelo Corpo de Fuzileiros Navais). Desde 1981, funciona lá o Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (CADIM).

É uma praia pública, porém de acesso restrito por ser área militar.

Certas vezes, algumas excursões são feitas no local, tais como de escolas, famílias dos militares e, às vezes, novelas da Globo. As últimas foram Kubanacan ,Da Cor do Pecado e Flor do Caribe, a partir de negociações entre a emissora e militares.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.