Costa Barros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Costa Barros
—  Bairro do Brasil  —
Costa Barros.jpg
Costa Barros.svg
Distrito Zona Norte[1]
Criado em 23 de julho de 1981
Área
 - Total 181,48 ha (em 2003)
População
 - Total 28 442 (em 2 010)[2]
 - IDH 0,713[3] (em 2000)
Domicílios 9 224 (em 2010)
Limites Pavuna, Anchieta, Guadalupe,
Barros Filho, Coelho Neto e Acari[4]
Subprefeitura Zona Norte[1]
Fonte: Não disponível

Costa Barros é um bairro de classe baixa da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Faz limite com os bairros Pavuna, Anchieta, Guadalupe, Barros Filho, Coelho Neto e Acari.[5]

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,713, o 125º colocado entre 126 regiões analisadas na cidade do Rio de Janeiro, melhor apenas que o Complexo do Alemão.[6]

História[editar | editar código-fonte]

Bem servido de transportes, com a Estação Costa Barros, que é uma das paradas do Ramal Belford Roxo da Supervia, também é atendido pelo sistema metroviário da capital fluminense através da Estação Engenheiro Rubens Paiva e também por três linhas de ônibus regulares para o Centro (374, 377 e 385), um para a Grande Tijuca (665) e dois para o bairro de Cascadura (773 e 778). Seus principais acessos são as estradas do Botafogo e Camboatá e as ruas José Arantes de Mello e Javatá.

Placa na estação de trem do bairro

Conta com as escolas municipais Prof° Escragnolle Doria, Anton Makarenko, Rubens Gomes, Raul Seixas, Escultor leão Velloso entre Pavuna e costa barros, Prefeito Marcos Tamoio, José pedro Varella, Thomás Jefferson...

Com o passar do tempo, Costa Barros foi crescendo tanto em população quanto em relação ao tráfico de drogas. Hoje, o bairro conta com um complexo de favelas, como: Chapadão, Pedreira, Lagartixa, Quitanda, Final feliz, Terra nostra, Tom Jobim, Favelinha do Nego Dengo, entre outras.

No bairro será construido um viaduto sobre a linha ferrea ligando as Estradas do Camboatá e de Botafogo, próximo a estação de trem do bairro e a ampliação da Via Light, com acesso pela Rua Javatá.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]