Vaz Lobo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vaz Lobo
Bairro do Rio de Janeiro
Área 110,12 ha (em 2003)
Fundação 23 de julho de 1981
Imigração predominante Portugal Portugal
IDH 0,807 (em 2000)[1]
Habitantes 15 167 (em 2010)[2]
Domicílios 5 333 (em 2010)
Limites Rocha Miranda, Cavalcanti,
Vicente de Carvalho, Irajá,
Madureira e Turiaçu[3]
Distrito Madureira
Subprefeitura Zona Norte
Região Administrativa Madureira
Mapa

Vaz Lobo é um bairro situado na Zona Norte do município do Rio de Janeiro.

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,807, o 83º melhor do município do Rio de Janeiro.[1] Localiza-se entre os bairros de Rocha Miranda, Cavalcanti, Vicente de Carvalho, Irajá, Madureira e Turiaçu.[3]

História[editar | editar código-fonte]

A história do bairro de Vaz Lobo remonta no início do século XIX, eram terras da antiga sesmaria de Campinho e pertencia ao Capitão Francisco Inácio do Canto, anos mais tarde foi vendida para terceiros. Na metade do século XIX, Vaz Lobo era permeada de chácaras; uma delas pertencia a família Machado e ao militar reformado José Maria Vaz Lobo. No inicio do século XX, o bairro ainda possuía características rurais; com o solo da região bem pantanoso, sendo sua vegetação composta basicamente por uma densa mata e com inúmeras árvores frutíferas, principalmente mangueiras. A partir da década de 1910 os antigos bondes começaram a circular pelo bairro, no início dos anos 20 as ruas do bairro começaram a ser abertas e começavam a ser construídas as primeiras casas de alvenaria. Foi apenas no início da década de 70 que as ruas começaram a ser pavimentadas e o asfalto começou a chegar no bairro.

Possui uma renomada e grande igreja católica (Igreja de Cristo Rei) e umas das primeiras casas de Candomblé da Zona Norte, Inzo (casa de Nação angola), dirigida por Tata Biole de Nkosi, fundada no bairro no ano de 1966. Diversos colégios de grande renome: Colégio Republicano (mais antigo da região criado na década de 1930), Colégio Augusto Marques, Colégio Bahiense, Colégio Pirralho, a Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera e a Tradicional Escola Municipal Irmã Zélia, recentemente reformada e que é referência no ensino público da região. No ano de 2010, Vaz Lobo tornou-se sede da nova unidade da FAETEC.

Um dos maiores centros comerciais do Bairro é o Edifício Comercial Mahatma Gandhi, construído no início da década de 80 e que até hoje é referência em consultórios dentários, médicos, cursos de formação e aperfeiçoamento, centros de beleza, dentre outras atividades, localizado na Avenida Ministro Edgard Romero.

Abriga desde o final do século XIX, o Cine Vaz Lobo, antigo ponto de encontro da elite fluminense, sendo à época bastante visitada pela influente casta burguesa provenientes da Zona Sul carioca que, em suas carruagens, iam à Vaz Lobo a fim de assistirem às produções cinematográficas da época. Vaz Lobo fez nascer o carnaval, sendo o berço de origem de uma das escolas de samba mais antigas do Brasil, a União de Vaz Lobo. Em 2017 foi fundada mais uma Escola de samba no bairro a Renascer de Vaz Lobo.[carece de fontes?]

Foi ponto final de várias linhas de bondes no início do século XX.

A atriz Glória Pires já gravou um comercial em Vaz Lobo. Vale lembrar que esta atriz, nasceu e foi criada no bairro. Outra personalidade, ex-moradora do bairro, é a ex-apresentadora do Jornal Nacional, da Rede Globo, Fátima Bernardes, que nasceu em 1962 na Rua Tarira, próximo à Avenida Vicente de Carvalho. Sua família mudou-se depois para o bairro do Méier.

Cine Vaz Lobo[editar | editar código-fonte]

O antigo Cinema de Vaz Lobo é o maior símbolo do bairro foi construído em 1941 pelo imigrante português Antônio Mendes Monteiro que, em 1939, adquiriu uma área triangular, fronteiriça ao Largo, entre a atual Avenida Vicente Carvalho e a Rua Oliveira Figueiredo, nela construindo uma sala com capacidade de 1.800 lugares.

Para cobri-la, ergueu-se uma a laje que, à época, foi o maior vão livre do subúrbio. O prédio, em estilo Art Déco tardio, valorizava o espaço urbano do largo de Vaz Lobo (que foi removido nas obras da TransCarioca) por sua configuração artística, marcando a fisionomia do bairro.

Foi inaugurada em 1941 na presença da então primeira-dama Darci Vargas (esposa de Getúlio Vargas), o cinema virou um ponto de encontro da elite carioca e a grande referência cultural do bairro.

Com a decadência dos cinemas de rua do Rio de Janeiro o Cine Vaz Lobo fechou as portas definitivamente em 1986, mas sua preservação se deu ao empenho de Monteiro antigo dono do cinema e que não aceitou vende-lo para servir como um templo religioso.

Em 2009 o proprietário do imóvel Antônio Monteiro faleceu o que deixou o destino do imóvel indefinido, junto a isso o projeto inicial da TransCarioca era de demolir o local para passar o corredor expresso dos ônibus e construir uma praça. Alguns moradores do bairro e pesquisadores locais em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro se mobilizaram para impedir a destruição do patrimônio que é o antigo cinema, dando outro projeto para o percurso do corredor do BRT e dando planos para a revitalização do Cine Vaz Lobo como um Cine-Teatro.

O recentemente criado Instituto Histórico e Geográfico Baixada de Irajá (IHGBI) “pilota” o Movimento Cine Vaz Lobo, que tem por objetivo conservar e recuperar o prédio e transformá-lo em Centro Cultural de artes cênicas e audiovisuais.

Transporte[editar | editar código-fonte]

O bairro tem três avenidas principais, a Ministro Edgard Romero que liga o bairro até Madureira e onde passa a linha da TransCarioca, a Avenida Monsenhor Félix (antiga Estrada de Irajá) que liga o bairro até Irajá e a Avenida Vicente de Carvalho que liga Vaz Lobo ao bairro homônimo da avenida e onde também passa o corredor do BRT. As três se encontram onde se localiza o Cine Vaz Lobo e ao Largo de Vaz Lobo.

Vaz Lobo passou por uma grande transformação, onde ocorreram inúmeras demolições de imóveis para a passagem do corredor expresso Transcarioca, que fez uma evolução sócio-econômica na cidade e particularmente nos bairro onde ele passa, atraindo novos investimentos comerciais e imobiliários para Vaz Lobo, melhorando a infraestrutura e oferecendo uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes e visitantes.

Ônibus que passam pelo bairro[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

O bairro de Vaz Lobo faz parte da região administrativa de Madureira. Os bairros integrantes dessa região administrativa são: Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcante, Engenheiro Leal, Honório Gurgel, Madureira, Marechal Hermes, Osvaldo Cruz, Quintino Bocaiuva, Rocha Miranda e Turiaçu.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]