Vaz Lobo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vaz Lobo
Vaz Lobo.svg
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Área: 110,12 ha (em 2003)
Fundação: 23 de julho de 1981
IDH: 0,8071 (em 2000)
Habitantes: 15 167 (em 2010)2
Domicílios: 5 333 (em 2010)
Limites: Rocha Miranda, Cavalcante,
Vicente de Carvalho, Irajá,
Madureira e Turiaçu3
Região Administrativa: XV R.A.(Madureira)

Vaz Lobo é um bairro situado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,807, o 83º melhor da cidade do Rio de Janeiro.4

Localiza-se entre os bairros de Rocha Miranda, Cavalcante, Vicente de Carvalho, Irajá, Madureira e Turiaçu.5

História[editar | editar código-fonte]

A história do bairro de Vaz Lobo remonta à metade do século XIX. Vaz Lobo pertencia à sesmaria de Madureira, que era uma grande fazenda pertencente ao proprietário e pecuarista Lourenço Madureira. No inicio do século XX o bairro ainda possuía características rurais. O solo da região era bem pantanoso, com sua vegetação composta basicamente por uma densa mata e com inúmeras árvores frutíferas, principalmente mangueiras. A partir da década de 1920 os antigos bondes começaram a circular pelo bairro, no início dos anos 60 as ruas do bairro começaram a ser abertas e começavam a ser construídas as primeiras casas de alvenaria. Apenas no início da década de 70, as ruas começaram a ser pavimentadas e o asfalto começou a chegar no bairro.

Possui uma renomada e grande igreja católica (Igreja de Cristo Rei) e diversos colégios de grande renome: Colégio Augusto Marques, Colégio Republicano, Colégio Bahiense, Colégio Pirralho, a Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera e a Tradicional Escola Municipal Irmã Zélia, recentemente reformada e que é referência no ensino público da região. Possui ainda uma grande universidade com aproximadamente 2 mil alunos. No ano de 2010, Vaz Lobo tornou-se sede da nova unidade da FAETEC, escola técnica profissionalizante.

Um dos maiores centros comerciais do Bairro é o Edifício Comercial Mahatma Gandhi, construído no início da década de 80 e que até hoje é referência em consultórios dentários, médicos, cursos de formação e aperfeiçoamento, centros de beleza, dentre outras atividades, localizado na Avenida Ministro Edgard Romero.

Abriga desde o final do século XIX, o Cine Vaz Lobo, antigo ponto de encontro da elite fluminense, sendo à época bastante visitada pela influente casta burguesa provenientes da Zona Sul carioca que, em suas carruagens, iam à Vaz Lobo a fim de assistirem às produções cinematográficas da época. Vaz Lobo fez nascer o carnaval, sendo o berço de origem de uma das escolas de samba mais antigas do Brasil, a União de Vaz Lobo.

Foi ponto final de várias linhas de bondes no início do século XX.

A atriz Glória Pires já gravou um comercial em Vaz Lobo. Vale lembrar que esta atriz, nasceu e foi criada no bairro. Outra personalidade, ex-moradora do bairro, é a ex-apresentadora do Jornal Nacional, da Rede Globo, Fátima Bernardes, que nasceu em 1962 na Rua Tarira, próximo à Avenida Vicente de Carvalho. Sua família mudou-se depois para o bairro do Méier.

Atualmente, Vaz Lobo passa por uma grande transformação, donde estão ocorrendo inúmeras demolições de imóveis para a passagem do corredor expresso Transcarioca, que fará uma grande evolução sócio econômica na cidade e particularmente no Bairro, atraindo novos e consideráveis investimentos comerciais e imobiliários para Vaz Lobo, melhorando a infra estrutura e oferecendo uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes e visitantes.

Localização[editar | editar código-fonte]

Faz parte da XV Região administrativa (Madureira) da cidade do Rio de Janeiro.

Os bairros integrantes dessa região administrativa são: Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcante, Engenheiro Leal, Honório Gurgel, Madureira, Marechal Hermes, Osvaldo Cruz, Quintino Bocaiuva, Rocha Miranda e Turiaçu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências