Turiaçu (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Turiaçu
Bairro do Rio de Janeiro
Área 125,58 ha (em 2003)
Fundação 23 de julho de 1981
IDH 0,812[1](em 2000)
Habitantes 17 246 (em 2010)[2]
Domicílios 5 914 (em 2010)
Limites Rocha Miranda, Irajá, Vaz Lobo,
Madureira e Osvaldo Cruz[3]
Distrito Madureira
Subprefeitura Zona Norte
Região Administrativa Madureira
Mapa

Turiaçu é um bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro.

Faz limite com Rocha Miranda, Irajá, Vaz Lobo, Madureira e Osvaldo Cruz.[3]

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,812, o 79º melhor do município do Rio de Janeiro.[1].

História[editar | editar código-fonte]

O nome do bairro vem da soma das palavras indígenas TURY ou TORY, "Facho", e AÇÚ, "grande, extenso"; significando "o fogaréu", ou o "fogaréu feito de sapê".

Na região, atravessada pela estrada do Otaviano - que se referia ao comerciante Otaviano José da Cunha, que tinha seu estabelecimento no Largo do Otaviano -, ficava o Engenho do "Vira-Mundo", o último grande fabricante de rapadura e cachaça, depois da decadência do Engenho de Portela.

Com a inauguração da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil (atual linha auxiliar), foi instalada a estação de Turiaçu em 1898, atualmente abandonada e não mais utilizada como ponto de parada dos trens.

Atualmente é um pequeno bairro, onde predominam as residências. Se estende entre a linha férrea e as encostas do morro do Sapê. Atravessado pela faixa das linhas de transmissão de energia da Light, o bairro de Turiaçu tem grandes pedreiras desativadas no morro do Sapê e, como destaque, a indústria de produtos alimentícios Fábrica de Biscoitos Piraquê que fica na rua Leopoldino de Oliveira; além da Paróquia Santa Rita de Cássia. Está dentro da zona de influência do centro de comércio e serviços de Madureira.

Localização[editar | editar código-fonte]

O bairro de Turiaçu faz parte da região administrativa de Madureira. Os bairros integrantes dessa região administrativa são: Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcante, Engenheiro Leal, Honório Gurgel, Madureira, Marechal Hermes, Osvaldo Cruz, Quintino Bocaiúva, Rocha Miranda, Turiaçu e Vaz Lobo.

A denominação, delimitação e codificação do bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • No bairro se localiza uma das maiores fabricantes de biscoitos do país, a Piraquê.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]