Recreio dos Bandeirantes
Recreio dos Bandeirantes, ou Recreio, é um bairro nobre localizado na região administrativa da Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro. Faz divisa a leste com o bairro da Barra da Tijuca, a norte com Vargem Grande e Vargem Pequena, a oeste com Grumari e Guaratiba, e a sul com o Oceano Atlântico.
Possui uma área territorial de 30,65 quilômetros quadrados e uma população de 82.240 habitantes (dados de 2010) divididos em 11.578 domicílios, sendo famoso pela tranquilidade, ambientalismo, praias e prática de surf.
Índice |
[editar] História
Sua vegetação nativa é composta de restingas, de muito areal e pântano, e também por isso esta região permaneceu isolada durante muito tempo.
Já no século 20 houve a aquisição das terras por Joseph Weslley Finch, da denominada Gleba B, e pelo Banco de Crédito Móvel, da área da Gleba A.
A formação do Recreio se daria a 11 de fevereiro de 1953 com o lançamento do Projeto de Urbanização do Recreio dos Bandeirantes (PA 6028), de autoria do engenheiro e urbanista José Otacílio Saboya Ribeiro, num projeto urbano que prevê a integração ambiental e comunitária, inspirado nos ideais anglo-americanos da Cidade Jardim, conciliando a topografia local a um traçado reticular segmentado com diversas praças e parques de floresta nativa.
Entre os anos de 1958-59 a Companhia Recreio dos Bandeirantes foi responsável pela implementação do projeto e venda dos lotes recém-desmembrados que compunham a chamada Gleba B. O senador potiguar Georgino Avelino, então presidente do Banco do Distrito Federal, esteve entre os que acreditavam na expansão da cidade em direção ao Sudoeste, pressionando pela urbanização da área e sua venda aberta á sociedade.
[editar] Características
Localizado a oeste do bairro da Barra da Tijuca e a leste de Guaratiba, o Recreio dos Bandeirantes é o bairro do Rio de Janeiro que tem crescido mais rapidamente nos últimos anos. Sofreu uma explosão populacional a partir da década de 2000-2010, já tendo ultrapassado a barreira dos 80.000 habitantes. É dos bairros que mais se valorizam na cidade, atraindo as classes média-alta e alta, vindas de bairros nobres já saturados, e a classe média emergente, vinda de bairros mais humildes.
Parte da região da Barra da Tijuca, o Recreio faz divisa com os bairros da Barra da Tijuca, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Grumari e Barra de Guaratiba e possui área total de 30,65 km², o equivalente ao tamanho da Zona Sul carioca. É habitado por pessoas de bom padrão financeiro. Na maior parte do bairro prevalece o gabarito de construção residencial limitado a 3 pavimentos.
O bairro possui as praias mais limpas, reservadas e das mais bonitas da cidade: Praia do Recreio, Praia do Pontal, Praia da Macumba, e Prainha. Além disso 1/3 de extensão da Praia da Reserva e a Praia do Abricó (nudismo) estão localizadas em áreas contíguas ao bairro.
A Pedra do Pontal marca o início da Praia do Pontal e tornou-se uma referência, em parte devido à música "Do Leme ao Pontal" de Tim Maia, muito famosa no Rio de Janeiro.
Na Praia do Pontal existe também uma formação rochosa que lembra o Arpoador, chamada "Pedra de Villegaignon", por onde os franceses, no passado colonial, iniciaram uma das duas invasões ao Brasil.
O Recreio, bairro com explícita vocação ambiental, conta também com bons e amplos parques e reservas ambientais, como Parque Chico Mendes, Parque Marapendi, Parque Municipal da Prainha, bosques e praças bem arborizadas. Suas ruas também são muito arborizadas e seus prédios, via de regra, apresentam belos jardins. Nele também encontramos uma grande extensão de ciclovias.
O Recreio é muito famoso entre surfistas, hippies e ecologistas, tanto pelas ondas e clima tranquilo quanto pela flora e fauna. O bairro ainda permite grande contato e convívio harmônico com a fauna local, não sendo rara a presença de jacarés-de-papo-amarelo, capivaras, biguás, saguis, jacutingas, tiês-sangue em seus canais, parques e eventualmente em suas ruas.
O bairro tem apresentado avanços e melhorias. Hoje, atrai grandes empresas e já possui uma rede extensa e diversificada de comércio, com grandes shoppings e hipermercados, colégios e universidades tradicionais, opções de lazer, inúmeros bares, cafés, churrascarias, steakhouses, pizzarias e restaurantes.
Além disso, o setor de construções de alto padrão continua em alta no bairro, que já é considerado um dos mais nobres da cidade. A rede de transportes já é mais avançada do que antigamente, com a presença da Linha Amarela e aumento de linhas de ônibus, devendo melhorar ainda mais com a chegada do metrô até a Barra pela Linha 4. A integração geográfica direta com a Barra da Tijuca também é positiva para os moradores do bairro, que podem contar com os inúmeros serviços da Barra a poucos minutos de distância.
Possui características como o elevado padrão das construções e a presença constante de praças, bosques e parques; ciclovias cruzando o bairro e o interligando à Barra; e a arborização das ruas.
Muitos artistas também têm optado por morar no bairro. Foi o bairro que mais avançou no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), passando de 0,794 em 1991 para 0,894 em 2000 (índice já defasado). O Recreio, ao contrário do bairro da Barra da Tijuca, que tem arranha-céus residenciais, possui principalmente prédios baixos com grandes varandas. É considerado um dos bairros mais seguros da cidade.[carece de fontes]
Seu clima é dos mais amenos da cidade graças à proximidade com o mar, presença de vários canais e lagoas, distanciamento entre as construções de poucos andares, e presença abundante de vegetação.
[editar] Praias
O litoral do Recreio é formado por 4 praias: Praia do Recreio, Praia do Pontal, Praia da Macumba e Prainha.
[editar] Praia do Recreio
A maior e mais agitada praia do bairro, possui ondas mais fortes e as águas mais limpas do litoral. Possui diversas escolas de surf e beach volley. Tem o tamanho aproximado de 3 quilômetros. É muito frequentada por surfistas e é palco de muitos campeonatos de bodyboard e gravações da TV Globo e da Rede Record. Pela limitação do gabarito dos prédios em 3 andares, o sol não é bloqueado atrás das grandes construções. Seu limite vai da praia da Barra da Tijuca até a pedra do Pontal. Já a praia do pontal é caracterizada por águas mais calmas e prédios de gabarito mais alto localizados no próprio calçadão da praia. A praia da Macumba por sua vez é mais agitada e comumente tem seu aparato urbano destruído pelas ondas fortes. No Carnaval os quiosques da orla promovem o desfile de bandas.
[editar] Praia do Pontal
É a segunda maior e mais importante praia, caracterizada por não haver separação entre o calçadão e os prédios, que possuem aqui um gabarito maior de construção. Estende-se da Pedra do Pontal até a Pedra de Itapuã.
[editar] Praia da Macumba
Praia de pouco mais de 1 quilômetro localizada entre a Pedra de Itapuã e o Canal de Sernambetiba. É cercada por rochas e de ondas fortes. Muito procurada para a prática de surf.
[editar] Prainha
A Prainha é uma pequena praia de pouco mais de 500 metros cercada por reserva florestal montanhosa. Muito procurada por surfistas, ecologistas e turistas.
[editar] Bairro do Surf
Foi criado pela prefeitura o Bairro Temático do Surfe entre Prainha e Pontal com vista a incentivar competições na área e incrementar a estrutura para prática da modalidade.
[editar] Urbanização
O Recreio se destaca pelo urbanismo diferenciado em relação ao restante da Barra da Tijuca: gabarito de construção majoritariamente limitado a poucos pavimentos, ruas com cortes semi-hipodâmicos que ajudam a reduzir a velocidade dos automóveis, e grande número de praças espalhadas por todo o bairro. A sua divisão inicial se deu entre as chamadas Gleba A, Gleba B e Gleba C (Pontal). As áreas das glebas A e B, entre as vias Balthazar da Silveira e Gilka Machado, são as mais ocupadas e que seguiram o planejamento inicial, enquanto a Gleba C, região do Pontal, área entre as vias Gilka Machado e Estrada Vereador Alceu de Carvalho, sofreu com invasões irregulares - favelas do Terreirão e do Parque Chico Mendes. Ainda na Gleba C há a Nova Barra, área em que há os maiores gabaritos de construção de todo o Recreio, ao redor do Recreio Shopping. Já no interior do Recreio - entre a Avenida das Américas e Vargens - estão localizados os condomínios fechados de edifícios e casas que seguem o mesmo modelo urbano do bairro da Barra da Tijuca.
Historicamente, todos os bairros da região da Barra da Tijuca desde sua ocupação inicial sofreram com a falta de atuação do poder público, que sempre privilegiou áreas mais densamente povoadas da cidade e integradas ao seu centro. Com isso, tanto o Recreio quanto a Barra não tiveram implementadas várias obras públicas fundamentais ao seu desenvolvimento apropriado. A Barra da Tijuca, porém, conseguiu remediar tal questão por ser um bairro construído majoritariamente pela iniciativa privada, empresas de construção e incorporação que abriram e pavimentaram vias para a implementação dos seus famosos condomínios de ruas fechadas ao acesso público. Já o Recreio, pela sua própria estrutura urbana (formado majoritariamente por ruas de acesso livre nas quais a iniciativa privada não tem poder) é dependente da atuação mais efetiva das esferas públicas, e assim foi severamente atingido pelo descaso governamental. O abastecimento de água só foi implementado de forma abrangente na década de 1990 no governo estadual do Marcello Alencar. O fornecimento de energia tinha uma infra-estrutura precária, e eram frequentes as quedas de energia, que causavam enormes prejuízos materiais aos moradores; a região só tinha uma subestação de energia, e só na década de 2000 foram implantadas outras subestações, diminuindo consideravelmente o problema. O problema da pavimentação das ruas, por sua vez, constituiu um grande entrave ao desenvolvimento do bairro nos anos 1990, e só na década de 2000 foi quase erradicado. Em relação à falta de saneamento recebeu finalmente investimentos da prefeitura, sendo inaugurada elevatória da Cedae em 2009, todavia o despejo de esgoto nos canais e lagoas da região continuo até os dias atuais sem a atuação mais efetiva do poder público.
Um grandes problemas do bairro ainda hoje é a pouca opção de transporte público para as demais regiões da capital fluminense. O bairro não possui linhas de metrô e conta com poucas linhas de ônibus. A questão vem sendo resolvida pela prefeitura com a implantação do sistema de transporte Bus Rapid Transit, que ligará o bairro à futura estação de metrô da Barra da Tijuca bem como ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, além de fazer a ligação a outros bairros da zona oeste do Rio de Janeiro.
Devido ao excessivo uso de carros, o trânsito na região tornou-se intenso e por vezes caótico. A Avenida das Américas, no trecho do Recreio, apresenta sinais de saturamento crescentes, já que possui apenas 2 pistas em cada sentido, contra 6 no trecho da Barra da Tijuca. Em 2010, todavia, a Prefeitura começou a colocar em prática as obras de duplicação desse que é o principal eixo viário do bairro.
A favelização se expõe no bairro com o Terreirão, favela pequena, sem tráfico de drogas, e a Favela do Canal do Cortado, no interior do Recreio, divisa com as Vargens. Os principais problemas agregados a elas são a prática da construção irregular, invasão e desmatamento de florestas protegidas, uso ilegal de áreas públicas e a poluição do Canal das Taxas e do Canal do Cortado, assim como serem base de milicianos.
[editar] Olimpíadas
Grande parte dos eventos olímpicos de 2016 serão realizados em áreas vizinhas ao Recreio assim como a Vila Olímpica, distando cerca de 5 minutos do bairro. Devido a isso estão sendo realizadas diversas obras públicas que visam a melhoria do transporte, saneamento e urbanização do Recreio.
[editar] Bairros próximos
[editar] Ligações externas
| Bairros cariocas |