Água Santa (bairro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Água Santa
Água Santa.svg
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Área: 242,62 ha (em 2003)
Fundação: 23 de julho de 1981
IDH: 0,877[1] (em 2000)
Habitantes: 8 756 (em 2010)[2]
Domicílios: 2 747 (em 2010)
Limites: Jacarepaguá, Freguesia, Piedade,
Encantado e Engenho de Dentro[3]
Subprefeitura: Norte
Região Administrativa: XIII RA (Méier)

Água Santa é um bairro de predominância residencial localizado na zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, limítrofe com Jacarepaguá, Freguesia, Piedade, Encantado, Engenho de Dentro e a Serra dos Pretos-Forros.[4]

História[editar | editar código-fonte]

O nome do bairro Água Santa tem sua origem a partir da descoberta no ano de 1888 da segunda fonte hidromineral do estado do Rio de Janeiro.

Domingos Camões, responsável pela descoberta, era um escravo recém alforriado que a partir de 1909 iniciou o engarrafamento desta água, feito artesanalmente e utilizando embalagens de vinho de 5 litros. Essas garrafas eram transportadas em lombo de burros e entregues de porta em porta aos moradores da região.

Aos poucos essa fonte d’água conhecida nos arredores como “Água Santa” passa a designar o próprio nome do bairro: Água Santa.

Em 1914, surgiu a empresa de Águas Santa Cruz Ltda., que se mantém até os dias atuais, no bairro Água Santa, que perpetua o nome da fonte.

Segundo o Decreto N° 5.280 de 23 de agosto de 1985 e publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro – Municipalidades de 25 de agosto de 1985, o bairro limita-se do: "entroncamento da Rua Borja Reis com a Rua Paraná, seguindo por esta (excluída) até a Rua Fontoura Chaves; por esta (incluída) até a Rua Torres de Oliveira; por esta (excluída) até o seu final; daí, subindo pela vertente em direção sudoeste, até o ponto culminante do Morro do Careca (cota 334m); deste ponto, descendo e subindo a vertente da Serra dos Pretos Forros em direção sudeste, passando pelo entroncamento da Estrada da Covanca (excluída) com a Estrada Paulo de Medeiros (incluída) (cota 233m), até o ponto de cota 402m; deste ponto, pela cumeada, em direção leste passando pelos pontos de cota 393m, 463m, 467m, 446m, 456m e 434m, até o ponto de cota 413m; deste ponto, descendo a vertente em linha reta, até o final da Rua Dois de Fevereiro; por esta (incluída) ate a Rua Borja Reis; por esta (incluída) ao ponto de partida."


Características[editar | editar código-fonte]

O bairro esta subordinado à XIII região administrativa (Méier) que por sua vez faz parte da Subprefeitura da Zona Norte. A área total é de 242,62 hectares.

Dentro dos limites do bairro está localizada uma boa parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Varzea Country Club criada pelo Decreto municipal 9.952/91 de 7 de janeiro de 1991. Uma área de 10,3 hectares de Mata Atlântica (submontana).

Em 7 de junho de 2000 foi promulgada pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro a Lei n.º 3.035/2000 que prevê a criação do Parque Ecológico da Água Santa.

A população de residentes que no ano 2000 era de 7.243, em 2010 passou para 8.756 habitantes, ou seja, um aumento de 20,88% na populaçao do bairro em 10 anos.(dados: Prefeitura do Rio de Janeiro)

Segundo dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 2000 o bairro possui um IDH de 0,877 posicionando-o em 35° lugar no ranking dos bairros do Rio de Janeiro.[5]

O bairro sofre com o processo de favelização mais que ainda se apresenta de forma moderada. São 10 areas consideradas como favelas de acordo com o IBGE. As comunidades do Dezoito, Engenheiro Clovis Daudt, Fazendinha, Granja Paulo de Medeiros, Serra do Padilha e Varzea que estao localizadas dentro dos limites do bairro; e Beco do Vitorino, Cardoso de Mesquita e Travessa Bernardo, situadas entre o bairro da Agua Santa e Encantado. A area da serra dos Pretos Forros tambem esta sujeita ao processo de favelizaçao como o observado, por exemplo, nos areas próximas ao Clube Várzea.

O Presídio Ary Franco, inaugurado em 1974, não chegou a ser um empecilho para o progresso do bairro, apesar de haver eventuais fugas de detentos. Foi neste presidio que esteve sob detenção o conhecido cantor de pagode Belo.

O bairro conta com uma escola da rede publica municipal: Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima localizada na rua Violeta ao lado do presido Ary Franco. Em area proxima, no bairro vizinho da Piedade, estao as Escolas Municipais: Virgilho de Melo Franco, na rua Engenheiro Clovis Daudt e Republica El Salvador, na rua Almeida Nogueira.

De acordo com o IDH 2000 a taxa de alfabetização entre adultos é de 97,48%

De acordo com o IDH 2000 a esperança de vida ao nascer de 76 anos.

No mês de junho é realizada a Festa de Santo Antônio na igreja em homenagem ao padroeiro. Na ocasião é possível saborear comidas típicas portuguesas. Além disso há a tradicional procissão que percorre as ruas do bairro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Água Santa (bairro)