Jardim Guanabara (bairro do Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jardim Guanabara
Jardim Guanabara.svg
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Área: 320,59 ha (em 2003)[1]
IDH: 0,963[2] (em 2000)
Habitantes: 32 213 (em 2010)[1]
Domicílios: 11 972 (em 2010)[1]
Limites: Portuguesa, Jardim Carioca, Cacuia, Galeão[3]
Subprefeitura: Subprefeitura da Ilha do Governador
Região Administrativa: XX R.A.(Ilha do Governador)

Jardim Guanabara é um bairro nobre da Zona Norte do Rio de Janeiro, localizado na Ilha do Governador.

História[editar | editar código-fonte]

Jardim Guanabara foi projeto pelo Engenheiro Politécnico Jorge de Macedo Vieira. A influência do desenho do Jardim Guanabara é o modelo de bairro-jardim, conceito idealizado pelo britânico Richard Barry Parker, que projetou a primeira cidade jardim da história: Letchworth, ao norte de Londres. Macedo Vieira e Barry Parker tabalharam juntos no Brasil entre 1917 e 1919, na Cia.City.

Segundo trabalho realizado pela Prefeitura (através do Instituto Pereira Passos - antigo IPLAN) e baseado em dados de censo demográfico do IBGE, o Jardim Guanabara possui o 3º melhor IDH do município, 0,963 (2003), atrás apenas dos bairros Gávea e Leblon. A lista completa dos IDH's dos bairros cariocas está publicada na lista de bairros do Rio de Janeiro por IDH.O Jardim Guanabara é também o bairro mais valorizado da Zona Norte do Rio de Janeiro e um dos mais luxuosos da cidade e surgiu quando foi loteado o terreno da extinta Fábrica de Produtos Cerâmicos Santa Cruz.

A praia da Bica (nome derivado de um chafariz colonial instalado numa pequena elevação) é um dos pontos mais movimentados da vida noturna do bairro. Ao longo da praia há quiosques e restaurantes, tornando-se um freqüentado ponto de encontro dos moradores. A Capela Imperial Nossa Senhora da Conceição é o ponto histórico do bairro, datada do século XVIII, sendo chamada de "igrejinha", devido a seu pequeno tamanho. No outro extremo do balneário está situada a Igreja da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra , a principal do bairro.

O local (assim também como grande parte do bairro) possui vista muito privilegiada. De lá é possível ver desde a Zona Norte carioca até a cidade de Niterói, passando por pontos turísticos como a Igreja da Penha, o Pico do Papagaio, o Sumaré, a Pedra da Gávea, o Corcovado, o Centro da Cidade, o Pão-de-açúcar, a Ponte Rio-Niterói, entre outros. Entretanto, apesar de toda essa beleza a Praia da Bica enfrenta, assim como todas as praias da Baía de Guanabara, problemas com poluição, sendo raramente balneável.

Comerciais

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências



Jardim Guanabara