Camorim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Camorim
Cachoeira Véu da Noiva, no Parque Estadual da Pedra Branca
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Área: 885,99 ha (em 2003)
Fundação: 23 de julho de 1981
IDH: 0,746[1] (em 2000)
Habitantes: 1 970 (em 2010)[2]
Domicílios: 1 224 (em 2010)
Limites: Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes,
Vargem Pequena, Vargem Grande
e Barra da Tijuca[3]
Região Administrativa: XXIV R.A.(Barra da Tijuca)
Mapa da região administrativa da Barra da Tijuca, incluindo Camorim
Igreja de São Gonçalo do Amarante

Camorim é um bairro pertencente à região administrativa da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

Seu índice de desenvolvimento humano, no ano 2000, era de 0,746, o 116º colocado entre 126 regiões analisadas na cidade do Rio de Janeiro.[1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Camorim" é um termo de origem tupi que significa "robalozinho", através da junção de kamuri (robalo) com im (diminutivo)[4] .

Descrição[editar | editar código-fonte]

Faz divisa com Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Pequena, Vargem Grande e Barra da Tijuca.[3] . Nele, se localiza o maior centro de convenções da América Latina, o Riocentro. Além disso, a região será de grande importância para realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, uma vez que, nela, serão construídos o Parque Olímpico Cidade do Rock (palco também do Rock in Rio) e a Vila Olímpica, onde ficarão alojados os atletas.

O bairro possui residências de classe média alta, classe média e classe média baixa, além de possuir alguns sítios e chácaras. O bairro também apresenta um dos mais baixos índices de violência do município, apesar do recente crescimento no número de novos condomínios e residências.

No bairro, se encontra um dos acessos ao parque estadual da Pedra Branca, onde é possível se encontrar cachoeiras, dentre elas a famosa Véu da Noiva, trilhas pela floresta, além de animais típicos da fauna atlântica.

Dados[editar | editar código-fonte]

Camorim faz parte da XXIV Região administrativa (Barra da Tijuca) da cidade do Rio de Janeiro. Os demais bairros integrantes da região administrativa são: Barra da Tijuca, Grumari, Itanhangá, Joá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Tabela 1172 - Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH), por ordem de IDH, segundo os bairros ou grupo de bairros - 2000
  2. Dados
  3. a b Bairros do Rio
  4. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]