Drew Barrymore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Drew Barrymore
Drew Barrymore
Drew Barrymore no Festival de Berlim em 2014.
Nome completo Drew Blyth Barrymore
Nascimento 22 de fevereiro de 1975 (49 anos)
Culver City, Califórnia
Nacionalidade norte-americana
Ocupação Atriz, Produtora e Diretora
Globos de Ouro
Melhor Atriz - Minissérie ou Filme para TV
2009 - Grey Gardens
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Atriz - Minissérie ou Filme para TV
2009 - Grey Gardens
Outros prêmios
Prêmio Saturno de Melhor Atriz em cinema
1999 - Ever After
Página oficial

Drew Blyth Barrymore (Culver City, 22 de fevereiro de 1975) é uma atriz, produtora e diretora norte-americana. Integrante mais jovem da célebre família Barrymore, apareceu pela primeira vez em um anúncio quando tinha onze meses de vida. Barrymore fez sua estreia no filme Altered States (br: Viagens Alucinantes), em 1980. Em seguida, estrelou no papel de "Gertie" no filme E.T. the Extra-Terrestrial (br: E.T.- O Extraterrestre). Ela se tornou rapidamente uma das mais conhecidas atrizes-mirins de Hollywood, passando a estabelecer-se principalmente em papéis cômicos.

Após uma infância turbulenta, que foi marcada pelo abuso de álcool e drogas e duas internações em clínicas de reabilitação, Barrymore escreveu a autobiografia, Little Girl Lost, em 1990. Ela fez com sucesso a transição de estrela mirim, para atriz adulto com uma série de filmes, incluindo os mal sucedidos Poison Ivy (br: Relação Indecente), Bad Girls (br: Quatro Mulheres e um Destino), Boys on the Side (br: Somente Elas), e Everyone Says I Love You (br: Todos Dizem Eu te Amo). Posteriormente, ela estabeleceu-se em comédias românticas como The Wedding Singer (br: Afinado no Amor).

Em 1995 ela e a sócia Nancy Juvonen formaram a produtora Flower Films, a sua primeira produção foi o filme Never Been Kissed (br: Nunca Fui Beijada), de 1999, filme este estrelado por Barrymore. A Flower Films passou a produzir os filmes de Barrymore incluindo Charlie's Angels: The Movie (br: As Panteras / pt: Anjos de Charlie), 50 First Dates (br: Como Se Fosse a Primeira Vez) e Music and Lyrics (br: Letra e Música), bem como o filme cult Donnie Darko. Os mais recentes projetos de Barrymore incluem He's Just Not That Into You (br: Ele Não Está Tão a Fim de Você), Beverly Hills Chihuahua (br: Perdido Pra Cachorro), e Everybody's Fine. Drew ganhou uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood, e apareceu em 2007 na capa da revista People como uma das "100 pessoas mais bonitas do mundo".

Barrymore foi nomeada "Embaixadora Contra a Fome" para o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas. Desde então, ela doou mais de $1 milhão para o programa. Em 2007, ela se tornou tanto a mais nova modelo da CoverGirl, quanto porta-voz para os cosméticos e o novo rosto da mais recente linha de joias da Gucci.

Em 2010 Drew ganhou o Prêmio do Screen Actors Guild e o Globo de Ouro de melhor atriz em minissérie ou filme para a televisão por sua interpretação de Pequena Edie em Grey Gardens.

Biografia

Barrymore em fevereiro de 2009.

Barrymore nasceu em Culver City, Califórnia, filha do ator norte-americano John Drew Barrymore e Ildikó Jaid Barrymore [1][2], uma aspirante a atriz que nasceu em um campo de concentração para húngaros em Brannenburg, Alemanha Ocidental durante a Segunda Guerra Mundial. Barrymore é de ascendência irlandesa por parte de pai, através de um antepassado, o ator Maurice Costello. Seus pais se divorciaram quando Drew nasceu.[1] Ela tem um meio-irmão John Blyth Barrymore [3], também ator, e duas meias-irmãs, Blyth Dolores Barrymore e Brahma (Jessica) Blyth Barrymore.

Barrymore nasceu em uma família de atores: seus bisavós Maurice Barrymore e Georgie Drew Barrymore, Maurice Costello e Mae Costello [4] e seus avós John Barrymore (Grande Hotel, 1932) e Dolores Costello [4]; John Barrymore foi indiscutivelmente o mais aclamado ator de sua geração. Ela é sobrinha-neta de Lionel Barrymore (A Felicidade Não Se Compra, 1946), Ethel Barrymore (Apenas um Coração Solitário, 1944) e Helene Costello [5], tataraneta de John Drew e da atriz Louisa Lane Drew, e a sobrinha-neta do ator/diretor/escritor de filmes mudos Sidney Drew.[6] Ela também é a afilhada do diretor Steven Spielberg [7] e da atriz Sophia Loren.[8]

Seu primeiro nome, Drew, foi uma homenagem ao nome de solteira de sua bisavó paterna, Georgie Drew Barrymore, seu nome do meio, Blyth, era o sobrenome original da dinastia fundada por seu bisavô, Maurice Barrymore.[7]

Barrymore iniciou sua carreira quando fez um teste para um comercial de alimentos canino aos onze meses de idade.[7] Durante o teste ela foi mordida pelo cão, co-estrela do comercial, os produtores com medo, acharam que ela fosse chorar, mas ela apenas riu, e foi contratada para o trabalho.[7] Drew fez sua estreia no filme Altered States (br: Viagens Alucinantes), de 1980, no qual fez um pequeno papel.[1] Um ano depois, ela conseguiu o papel de Gertie, a irmã mais nova de Elliott, em E.T. the Extra-Terrestrial (br: E.T. o Extraterrestre), de Steven Spielberg, filme que a fez famosa.[7] Ela recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz (coadjuvante/secundária) em 1984 por seu papel em Irreconcilable Differences, no qual ela estrelou como Casey Brodsky.[7][9]

Na esteira dessa fama repentina, Barrymore teve uma infância notoriamente conturbada. Já era uma presença constante no famoso Studio 54, quando era apenas uma garotinha, fumava cigarros aos nove anos de idade, consumia álcool aos onze anos, fumava maconha aos doze, e cheirava cocaína aos treze.[1][7] Sua vida noturna e festas constantes se tornaram um tema popular na mídia.[1] Drew estava na reabilitação, aos treze anos.[1][7] A tentativa de suicídio aos catorze anos, a colocou de volta na reabilitação, seguido por uma estadia de três meses com o cantor David Crosby e sua esposa. Barrymore depois descreveu esse período da vida em sua autobiografia de 1990, Little Girl Lost. No ano seguinte, na sequência de uma petição judicial de sucesso para a emancipação juvenil, ela se mudou para seu próprio apartamento e nunca mais teve uma recaída.

Barrymore e Ellen Page em 2009.

Em sua adolescência, Barrymore forjou uma nova imagem ao interpretar uma adolescente sedutora e manipuladora em Poison Ivy (br: Relação Indecente), de 1992, que foi um fracasso de bilheteria, mas muito popular em vídeo e a cabo.[1][10] No mesmo ano, aos dezessete anos de idade, ela posou nua para a capa da edição de julho da revista Interview com seu então noivo, o ator Jamie Walters, assim como aparecia nua em fotos no interior da revista.[11] Em 1993 Barrymore ganhou uma segunda indicação ao Globo de Ouro pelo filme Guncrazy.[9] Barrymore posou nua para a edição de janeiro de 1995 da Playboy.[12][13] Steven Spielberg, que a dirigiu em E.T., deu-lhe uma colcha pelo seu vigésimo aniversário com uma nota que dizia: "Cubra-se" [7], e cópias de suas fotos da Playboy com as imagens alteradas pelo seu departamento de arte nas quais ela aparecia completamente vestida.[14] Barrymore iria aparecer nua em cinco de seus filmes durante este período. Durante uma aparição em 1995, no Late Show with David Letterman, Barrymore subiu na mesa de Letterman e mostrou os seios para ele, de costas para a câmera, em comemoração ao seu aniversário.[15] Drew foi modelo em uma série de anúncios do jeans Guess? durante este tempo.[16] Foi submetida à cirurgia de redução de mama em 1992, e disse sobre o assunto:

Estrela de Barrymore na Calçada da Fama.

Seu último sucesso foi Music and Lyrics (br: Letra e Música), com a participação de Hugh Grant e Haley Bennett.

Carreira

Cinema
Ano Título original Título em português Papel Premiações
1978 Suddenly, Love Bobbi Graham (para a TV)
1980 Bogie Leslie Bogart (para a TV)
Altered States br: Viagens Alucinantes Margaret Jessup
1982 E.T. the Extra-Terrestrial br: E.T. o Extraterrestre
pt: E.T. - O Extra-Terrestre
Gertie
1984 Firestarter br: Chamas da Vingança Charlene 'Charlie' McGee
Irreconcilable Differences br: Diferenças Irreconciliáveis Casey Brodsky
1985 Cat's Eye br: Olhos de Gato
Star Fairies Hillary (voz)
1986 Babes in Toyland Lisa Piper (para a TV)
1987 A Conspiracy of Love Jody Woldarski (para a TV)
1989 See You in the Morning br: Te Vejo Amanhã Cathy Goodwin
Far from Home Joleen Cox
1991 Motorama Garota fantasiada
1992 Poison Ivy br: Relação Indecente Ivy
Waxwork II: Lost in Time Vítima do vampiro
Guncrazy Anita Minteer
Sketch Artist Daisy Drew (para a TV)
1993 Doppelganger Holly Gooding
The Amy Fisher Story Amy Fisher (para a TV)
No Place to Hide Tinsel Hanley
Wayne's World 2 br: Quanto Mais Idiota Melhor 2 Bjergen Kjergen
1994 Inside the Goldmine Daisy
Bad Girls br: Quatro Mulheres e um Destino Lilly Laronette
1995 Boys on the Side br: Somente Elas Holly Pulchik-Lincoln
Mad Love br: Amor Louco Casey Roberts
Batman Forever br: Batman Eternamente Sugar
1996 Everyone Says I Love You br: Todos Dizem Eu Te Amo Skylar Dandridge
Scream br: Pânico Casey Becker
1997 Wishful Thinking br: Coisas de Casais Lena
Best Men Hope
1998 The Wedding Singer br: Afinados no Amor / pt: Um Casamento Quase Perfeito Julia Sullivan
Ever After br: Para Sempre Cinderela Danielle De Barbarac
Home Fries br: Nosso Louco Amor Sally Jackson
1999 Never Been Kissed br/pt: Nunca Fui Beijada Josie Geller
Olive, the Other Reindeer Olive (voz)
2000 Skipped Parts br: Adolescencia Perdida Garota fantasiada
Titan A. E. Akima (voz)
Charlie's Angels br: As Panteras / pt: Os Anjos de Charlie Dylan Sanders
2001 Donnie Darko Karen Pomeroy
Freddy Got Fingered br: Fora de Casa! Recepcionista de Davidson
Riding in Cars with Boys br: Os Garotos da Minha Vida Beverly Donofrio
2002 Confessions of a Dangerous Mind Confissões de uma Mente Perigosa Penny
2003 Charlie's Angels: Full Throttle br: As Panteras: Detonando / pt: Charlie's Angels: Potência Máxima Dylan Sanders / Helen Zaas
Duplex br: Duplex Nancy Kendricks
2004 50 First Dates br: Como Se Fosse a Primeira Vez / pt: A Minha Namorada Tem Amnésia Lucy Whitmore
2005 Fever Pitch br: Amor em Jogo / pt: Fanaticamente Apaixonados Lindsey Meeks
2006 Curious George br: George, O Curioso Maggie (voz)
2007 Music and Lyrics br: Letra e Música / pt: Música e Letra Sophie Fisher
Lucky You br: Bem-Vindo ao Jogo Billie Offer
2008 Beverly Hills Chihuahua br: Perdido Pra Cachorro Chloe (voz)
2009 He's Just Not That Into You br: Ele Não Está Tão a Fim de Você Mary
Grey Gardens Edith Bouvier Beale (para TV)
Whip It br: Garota Fantástica Smashley Simpson
Everybody's Fine br: Estamos Todos Bem Rosie
2010 Going the Distance br: Amor à Distância Erin
2012 Big Miracle br: Grande Milagre Rachel Kramer
2014 Blended
Televisão
Ano Título Papel Episódios Notas
1985 ABC Weekend Specials Con Sawyer 1 episódio Indicada - Daytime Emmy Awards - performance marcante em programa infantil
1986 The Ray Bradbury Theater Heather Leary 1 episódio
1989 CBS Schoolbreak Special Susan 1 episódio
1992 2000 Malibu Road Lindsay Rule 6 episódios
2000 The Simpsons Sophie 1 episódio
2009 / 2010 Family Guy Jillian Russell (voz) 8 episódios

Referências

  1. a b c d e f g «Drew Barrymore». Hello Magazine. Hellomagazine.com. Consultado em 2 de julho de 2008 
  2. «Actor John D. Barrymore dies at 72». USA Today (em inglês). Usatoday.com. 29 de novembro de 2004. Consultado em 7 de setembro de 2008 
  3. «Actor Barrymore attacked at home». Londres. BBC News (em inglês). 6 de maio de 2002. Consultado em 7 de setembro de 2008 
  4. a b Stein Hoffman, Carol. The Barrymores: Hollywood's First Family. University Press of Kentucky, 2001. ISBN 0-8131-2213-9
  5. «The Costello Family» (em inglês). BarrymoreFamily.com 
  6. «The Drew family» (em inglês). BarrymoreFamily.com 
  7. a b c d e f g h i «Drew Barrymore». Inside the Actors Studio. Temporada 9. Episódio 910. 22 de junho de 2003. Bravo 
  8. James, Spencer (2 de dezembro de 2007). «Baby Booty». Londres. The Sunday Times (em inglês). Consultado em 23 de março de 2009 
  9. a b «HFPA - Awards Search» (em inglês). Golden Globes. Consultado em 3 de julho de 2008 
  10. Gleiberman, Owen (8 de maio de 1992). «Poison Ivy Review». Entertainment Weekly (em inglês). ew.com. Consultado em 25 de julho de 2008 
  11. Hruska, Bronwen (14 de maio de 1999). «Summer Sneaks Drew, We Hardley Knew Ye The littlest Barrymore finally seems back on track in solid film roles. Though she's already lived several lives, her future looks bright. After all, she's only 20.». Los Angeles Times (em inglês). 5 páginas 
  12. Luscombe, Belinda (2 de outubro de 1995). «Ms. Barrymore, Super Groupie». Time (em inglês). Time.com. Consultado em 20 de julho de 2008 
  13. Farley, Christopher John (27 de março de 1995). «Low Voltage, High Power». Time (em inglês). Time.com. Consultado em 20 de julho de 2008 
  14. «The E! True Hollywood Story: Drew Barrymore». 28 de novembro de 2007. E!  Em falta ou vazio |series= (ajuda)
  15. «Drew Barrymore Biography». Revista People (em inglês). People.com. Consultado em 2 de julho de 2008 
  16. Spindler, Amy M. (12 de setembro de 1993). «Trash Fash». New York Times (em inglês). Query.nytimes.com. Consultado em 3 de julho de 2008 
  17. Mills, Nancy (9 de fevereiro de 1998). «Now, Drew Love! Hollywood's Wild Thing Has The Man - & Role - Of Her Dreams». New York Daily News (em inglês). Nydailynews.com. Consultado em 3 de julho de 2008 

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons