Francisco Gomes da Rocha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Francisco Gomes da Rocha
Informação geral
Nascimento 1745
Origem Vila Rica, Minas Gerais
País Estado do Brasil
Local de morte Rio de Janeiro, Estado do Brasil
Gênero(s) Música sacra
Ocupação(ões) compositor, cantor, escrivão, tesoureiro
Instrumento(s) fagote

Francisco Gomes da Rocha (Vila Rica, atual Ouro Preto , 1745Rio de Janeiro, 1808) foi um compositor e instrumentista brasileiro.

Foi fagotista e timbaleiro do Regimento de Dragões, onde foi colega de Tiradentes. Também atuou como maestro, tendo em 1800 substituído José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita na Matriz do Pilar, quando este transferiu-se para o Rio de Janeiro. Pertenceu às irmandades da Boa Morte de Nossa Senhora da Conceição e de São José dos Homens Pardos, e à Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula, nas quais ocupou importantes cargos como tesoureiro e escrivão. A atuação diversificada do músico também inclui o cargo de cantor (contralto)[1].

De sua produção, que pela qualidade das peças remanescentes se julga ter sido avultada, restam contudo apenas oito obras identificadas, onde se destacam as Matinas Spiritus Domini, de 1795, para oito vozes e orquestra de câmara, e a Novena de Nossa Senhora do Pilar (1789) a quatro vozes, violinos, viola, trompas e baixo, em homenagem à padroeira de Ouro Preto.

Apenas cinco obras, das 200 que teria produzido, estão preservadas em manuscritos.[1]

Referências

  1. a b CASTAGNA, Paulo. (2004). A música religiosa mineira no século XVIII e primeira metade do século XIX. <http://www.ia.unesp.br/docentes/castagna/hmb/HMB_2004_apostila06.pdf Arquivado em 21 de maio de 2009, no Wayback Machine.>. São Paulo: Apostila do curso História da Música Brasileira - Instituto de Artes da UNESP

Outras referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.