I Hate This Part

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"I Hate This Part"
Single de Pussycat Dolls
do álbum Doll Domination
Lançamento 14 de Outubro de 2008
(ver histórico de lançamento)
Formato(s) Airplay, CD e download digital
Gravação 2007, nos estúdios de Cutfather (Copenhague, Dinamarca) e "The Boiler Room" (Santa Monica, Califórnia)[1]
Gênero(s) Pop, R&B
Duração 3:39
Gravadora(s) Interscope Records
Composição Wayne Hector, Lucas Secon, Jonas Jeberg e Mich Hansen
Produção Jonas Jeberg, Cutfather e Ron Fair
Certificação(ões) Ver abaixo
Informações sobre o vídeo musical
Gravação em 28 de Setembro de 2008, dia do aniversário de Melody Thornton, no deserto do Arizona[2] e Alamogordo, no Novo México.
Lançamento 15 de Outubro de 2008[3]
Director(es) Joseph Kahn[3]
Duração 3:37
Cronologia de singles de Pussycat Dolls
Último
Último
"Whatcha Think About That"
(2008)
"Top of the World"
(2009)
Próximo
Próximo

"I Hate This Part" é uma canção lançada pelo grupo pop estadunidense Pussycat Dolls. O single foi extraído do segundo álbum lançado pelas meninas, Doll Domination, e foi escrito por Wayne Hector, Lucas Secon, Jonas Jeberg e Mich Hansen. Apesar de ser a terceira canção lançada como single, ela é considerada como o segundo, uma vez que "Whatcha Think About That", foi lançada apenas na Austrália e na América do Norte. A canção fala sobre o fim de um relacionamento amoroso, considerada a parte mais difícil, a parte que elas odeiam[4] .

A crítica classifica a canção como "melodramática" e, é considerada um das grandes canções do grupo, sendo que ela ocupou boas posição nas paradas estadunidenses, romênicas, canadense, irlandesa, entre outras. Além disso, a canção é ganhadora quatro certificações de ouro, incluindo do Brasil com mais de 50 mil downloads pagos, e uma certificação de platina. A canção ficou entre as dez canções do ano da Billboard Hot Dance Club Songs e da parada de singles francesa além do pico número 3 da Billboard Brasil Hot 100 Airplay devido a boa rodagem nas rádios.

O videoclipe da canção foi gravadora em Setembro, no deserto do Arizona, no aniversário de Melody Thornton, que completara 24 anos. Dirigido por Joseph Kahn, os bastidores foram filmados e publicados no canal oficial do grupo no site de videos YouTube. O video estreou em 15 de Outubro de 2008, na MTV e 24 de Outubro no iTunes[5] .

Composição[editar | editar código-fonte]

"I Hate This Part", foi escrito por Wayne Hector, Lucas Secon, Jonas Jeberg and Cutfather e, foi destina, originalmente, para o álbum solo de Nicole Scherzinger. Em entrevista à HitQuarters, Wayner Hector falou sobre a canção:

"Nós tínhamos acabado de terminar uma sessão, era cerca de meia-noite, e estávamos todos prontos para irmos para casa. Eu estava em pé ao lado do piano e, comecei a tocá-lo (...) eu me virei para JOnas e disse: 'Você pode tocar isso para nós, enquanto eu gravo?'. Então, eu mostrei-lhe a partitura e ele tocou (...). Nós não tinhamos muito tempo disponível no dia seguinte, então eu disse 'vamos colocar uma batida nele. Estou animado com isso'. Ele começou uma balada e, em uma hora, Lucas escreveu a canção[6] "

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

A canção gerou muitas críticas positivas dos críticos. De acordo com o The Sun "I Hate This Part" foi reconhecido como o melhor número do álbum.[7] Elan Priya do The Times , disse que "I Hate This Part" juntamente com Whatcha Think About That "são as exceções do álbum que "[...] não tem qualquer personalidade distinta". Nick Levine da Digital Spy disse que "I Hate This Part" tem um som melodramático maravilhoso.[8] David Balls também da Digital Spy relata que a voz de Nicole é um dos focos da música, destancando os altos níveis de emoção em sua voz.[9] Jaime Gill do Yahoo! Music UK durante a revisão do álbum Doll Domination descreveu a canção como "Acuada" e uma balada "discreta" descrevendo também os vocais de Nicole Scherzinger como "sem fôlego" e também "discreto". Sal Cinquemani da Slant Magazine disse que "a música acrescenta um toque dinamarquês" produzida pela dupla Jonas Jeberg e Cutfather, além de destacar a composição que segundo o crítico " é forte o suficiente " para perdoar qualquer semelhança entre as canções de Kylie Minogue All I See e Jordin Sparks One Step at a Time.[10] Fraser McAlpine critíco da BBC Radio 1 deu quatro de cinco estrelas. Fraser desabafou: "Deve ser tão cansativo ficar cantando sobre como você é sexy o tempo todo. [...] Mas é bom sair de um momento PCD para não se sentir sem fôlego diante da imensidão que paira sobre o estridente showbiz de plástico.[11]

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A primeira parte do videoclipe foi filmado em 28 de Setembro de 2008, dia do aniversário de Melody Thornton[2] . Enquanto, a segunda parte do video foi filmado no White Sands National Monument, em Alamogordo, no Novo México - mesmo local onde foram filmado os filmes Transformers e Transformers II. Os bastidores do videoclipe foram filmados e disponibilizados na internet, através do perfil oficial do grupo no site YouTube[2] [12] . O videoclipe foi dirigido por Joseph Kahn[3] . O videoclipe estreou em 15 de Outubro de 2008, na MTV[3] e 24 de Outubro no iTunes[5] .

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Imagens do videoclipe de "I Hate This Part"

O videoclipe começa com toques no piano e folhas rosas indo em direção à câmera, em seguida, Nicole Scherzinger aparece ao piano com uma leva som de música ao fundo. Imagens do vento soprando folhas e páginas de um livro, do piano e de um cervo são intercalas com Nicole que apresenta uma expressão firme e triste em seu olhar. Ainda ao piano, Nicole começa a cantar os primeiros versos da canção, enquanto são mostrados Ashley Roberts contra a luz do Sol segurando uma flor e Jessica Sutta segurando o capô do carro e olhando com um olhar triste para trás. Melody Thornton aparece olhando para longe, enquanto o vento sobre os seus cabelos, e Kimberly Wyatt está no meio de uma estrada deserta. Durante o refrão, as meninas aparecem juntas andando em uma estrada deserta e, um carro está ao longe parado (simulando que ele está quebrado), enquanto isso ocorre, imagens das meninas em diversas situações são demonstradas. No pré-refrão seguinte, todas estão em um ferro-velho, sentadas em cima de carros antigos, enquanto imagens de Nicole Scherzinger só no White Sands National Monument, em Alamogordo, são intercaladas. Em seguidas, as Pussycat Dolls apresentam a coreografia e, Nicole aparece agaixada na estrada, sendo que ao fundo estão um lobo e um carro de onde sai uma fumaça. O ápice do videoclipe, mostra as garotas dançando na chuva durante o pôr-do-sol. O vídeo termina com Nicole tocando piano e, sem seguidas todas juntas molhadas olhando para a câmera.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

Desempenho[editar | editar código-fonte]

Posições[editar | editar código-fonte]

Precessão e sucessão[editar | editar código-fonte]

Precedido por
"The Greatest" por Michelle Williams
Singles número um na Billboard Dance/Club Play Songs
3 de Janeiro de 2009 à 17 de Janeiro de 2009
Sucedido por
"Single Ladies (Put a Ring on It)" por Beyoncé
Precedido por:
"Hot n Cold" por Katy Perry
Singles número um na Parada Romênica de Singles
26 de Fevereiro de 2009 à 5 de Março de 2009
Sucedido por:
"Doar Ea" por Alex
Singles número um na Parada Romênica de Singles
26 de Março de 2009 à 9 de Abril de 2009
Sucedido por:
"Poker Face" por Lady Gaga

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

"Whatcha Think About That" foi escolhido como o segundo single na Austrália, Reino Unido e na América do Norte, cancelando, dessa forma, o lançamento de "I Hate This Part", que já começava a ser tocada nas rádios australianas.

País Data Versão Formato
Austrália[34] 14 de Outubro de 2008 Único1 Download digital
Finlândia[35]
Portugal[36]
Inglaterra[37] 24 de Novembro de 2008 Airplay, CD e download digital
Austrália[38] 1 de Novembro de 2008 Versão mundial CD e Download digital
Finlândia[39] 21 de Novembro de 2008 EP (apenas pelo iTunes) Download digital
Portugal[40] [41] 23 de Novembro de 2008 CD e Download digital
25 de Novembro de 2008 (Remix Version)
Estados Unidos[42] [43] 16 de Dezembro de 2008 Remix (exclusivo para iTunes) Download digital
Finlândia[44] 22 de Dezembro de 2008 Promocional (Europa) (Remixes) CD e Download digital
Irlanda[45] 28 de Novembro de 2008 Original Airplay, CD e download digital
Estados Unidos[46] 3 de Fevereiro de 2009 EP Remix CD e download digital

1Apenas a faixa "I Hate This Part".

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Álbum de notas de Doll Domination, de Pussycat Dolls. Interscope Records. (2008)
  2. a b c Pussycat Dolls : Video : Behind the Scenes of I Hate This Part (Day 1) (em Inglês) Interscope Records e Vevo (3 de Outubro de 2008). Visitado em 13 de Outubro de 2010.
  3. a b c d I Hate This Part » Pussycat Dolls » Music Video » MTV (em Inglês) MTV (15 de Outubro de 2008). Visitado em 13 de Outubro de 2010.
  4. Pussycat Dolls : Video : Nicole Talks About "I Hate This Part" (em Inglês) Interscope Records (3 de Novembro de 2008). Visitado em 13 de Outubro de 2010.
  5. a b Buy "I Hate This Part" Music Video at iTunes! - Blog do MySpace PUSSYCAT DOLLS de (em Inglês) MySpace (24 de Outubro de 2008). Visitado em 13 de Outubro de 2010.
  6. BOUWMAN, Kimbel (1 de Fevereiro de 2010). A&R, Record Label / Company, Music Publishing, Artist Manager and Music Industry Directory (em Inglês) HitQuarters. Visitado em 13 de Outubro de 2010.
  7. http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/showbiz/sftw/1620297/Exclusive-Pussycat-Dolls-interview.html
  8. http://www.digitalspy.co.uk/music/albumreviews/a131004/pussycat-dolls-doll-domination.html
  9. http://www.digitalspy.co.uk/music/singlesreviews/a135517/pussycat-dolls-i-hate-this-part.html
  10. http://www.slantmagazine.com/music/review/pussycat-dolls-doll-domination/1506
  11. http://www.bbc.co.uk/blogs/chartblog/2008/11/pussycat_dolls_i_hate_this_par.shtml
  12. Pussycat Dolls : Video : Behind the Scenes of I Hate This Part (Day 2) (em Inglês) Interscope Records e Vevo (3 de Outubro de 2010). Visitado em 13 de Outubro de 2010.
  13. Musicline.de - Chartverfolgung - Pussycat Dolls - I Hate This Part (em Alemão) Media Control Charts (29 de Dezembro de 2008). Visitado em 13 de Outubro de 2010.
  14. a b c d e f g h i j australian-charts.com - The Pussycat Dolls - I Hate This Part (em Inglês) Hung Medien e eMedia Jungen. Visitado em 13 de Outubro de 2010.
  15. http://www.mariah-charts.com/chartdata/PPussycatDolls.htm
  16. a b c d e I Hate This Part - The Pussycat Dolls » Billboard.com (em Inglês) Billboard. Visitado em 13 de Outubro de 2010.
  17. SNS IFPI (em Inglês) IFPI. Visitado em 13 de Outubro de 2010. "Procurar por 201008"
  18. a b Archívum - Slágerlisták - MAHASZ - Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége (em Húngaro) Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége (9 de Novembro de 2009). Visitado em 13 de Outubro de 2010.
  19. GFK Chart-Track (em Inglês) IRMA (4 de Dezembro de 2008). Visitado em 13 de Outubro de 2010.
  20. Chart Stats - Pussycat Dolls - I Hate This Part (em Inglês) The Official Charts Company. Visitado em 13 de Outubro de 2010.
  21. ČNS IFPI (em Inglês) Federação Internacional da Indústria Fonográfica. Visitado em 13 de Outubro de 2010. "Procurar por 200916"
  22. Cele mai ascultate hituri - Cotidianul (em Romeno) Nielsen Music Control – UPFR. Visitado em 13 de Outubro de 2010.
  23. ARIA Charts - Accreditations - 2009 Singles (em Inglês) Aria. Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  24. ABPD » Associação Brasileira de Produtores de Disco Associação Brasileira de Produtores de Disco. Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  25. ultratop.be - ULTRATOP BELGIAN CHARTS (5 de Fevereiro de 2009). Visitado em 14 de Outubro de 2008.
  26. RIAA - Gold & Platinum - October 14, 2010 (em Inglês) RIAA. Visitado em 14 de Outubro de 2008.
  27. RIANZ (em Inglês) (12 de Janeiro de 2009). Visitado em 14 de Outubro de 2010. "Procurar por: "Chart#1651 - MONDAY 12 JANUARY 2009""
  28. ARIA Top 100 Singles 2008 (em Inglês) ARIA. Visitado em 14 de Outubro de 2008.
  29. ultratop.be - ULTRATOP BELGIAN CHARTS (em Inglês) (2009). Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  30. [1] (em Inglês) Billboard (2009). Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  31. European Hot 100 » Billboard.com (em Inglês) Billboard (2009). Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  32. Top 100 Music Hits, Top 100 Music Charts, Top 100 Songs & The Hot 100 » Billboard.com (em Inglês) Billboard (2009). Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  33. Club Music, Hot Dance Songs, Club Songs, Dance Club Music Charts » Billboard.com (em Inglês) Billboard (2009). Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  34. I Hate This Part - Single by The Pussycat Dolls - Download I Hate This Part - Single on iTunes (em Inglês) iTunes. Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  35. I Hate This Part - by The Pussycat Dolls - Download I Hate This Part (Remixes France Version) - EP on iTunes (em Inglês) (22 de Dezembro de 2008). Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  36. I Hate This Part - Single by The Pussycat Dolls - Download I Hate This Part - Single on iTunes (em Inglês) iTunes. Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  37. Pussycat Dolls - Single - Polydor Records (em Inglês) (24 de Novembro de 2008). Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  38. I Hate This Part - Single by The Pussycat Dolls - Download I Hate This Part - Single on iTunes (em Inglês) (22 de Dezembro de 2008). Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  39. I Hate This Part - EP - EP by The Pussycat Dolls - Download I Hate This Part (Remixes France Version) - EP on iTunes (em Inglês) (22 de Dezembro de 2008). Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  40. I Hate This Part - EP by The Pussycat Dolls - Download I Hate This Part - Single on iTunes (em Inglês) iTunes. Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  41. I Hate This Part (Remix Version) - EP by The Pussycat Dolls - Download I Hate This Part - Single on iTunes (em Inglês) iTunes. Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  42. Pussycat Dolls : Releases : I Hate This Part / [Dave Aud Dance Hybrid Mix] (em Inglês) Interscope Records. Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  43. I Hate This Part (Dave Audé Dance Hybrid Mix) - Single by The Pussycat Dolls - Download I Hate This Part (Dave Audé Dance Hybrid Mix) - Single on iTunes (em Inglês) iTunes. Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  44. I Hate This Part (Remixes France Version) - EP by The Pussycat Dolls - Download I Hate This Part (Remixes France Version) - EP on iTunes (em Inglês) (22 de Dezembro de 2008). Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  45. UMusic.ie (em Inglês) (14 de Outubro de 2008). Visitado em 14 de Outubro de 2010.
  46. Pussycat Dolls : Releases : I Hate This Part (Remix EP) (em Inglês). Visitado em 14 de Outubro de 2010.