Ruth de Souza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ruth de Souza
Nome completo Ruth Pinto de Souza
Nascimento 12 de maio de 1921 (102 anos) ou
12 de maio de 1928 (95 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileira
Ocupação Atriz
Outros prêmios
Troféu APCA (1976)

Melhor atriz coadjuvante, por Pureza Proibida
Festival de Gramado (2004)
Melhor atriz, por As Filhas do Vento

Ruth Pinto de Souza, nacionalmente conhecida como Ruth de Souza (Rio de Janeiro, 12 de maio de 1921[1] ou 1928[2]) é uma atriz brasileira.

Biografia

Ruth Pinto de Souza nasceu no Rio de Janeiro. Até os 9 anos de idade viveu numa fazenda em Minas Gerais. Com a morte do pai, ela e a mãe voltaram a morar no Rio, em uma vila, no bairro de Copacabana.

Interessa-se pelo teatro e, em 1945, ingressa no Teatro Experimental do Negro, grupo liderado por Abdias do Nascimento. Ela abriu caminho para o artista negro no Brasil, tendo sido a primeira atriz negra a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a peça O Imperador Jones, de Eugênio O'Neill. Em 1959, vive outro momento especial no palco, quando protagoniza Oração para uma Negra, de William Faulkner, com Nydia Lícia e Sérgio Cardoso, no Teatro Bela Vista, em São Paulo.

Recebe bolsa de estudo da Fundação Rockefeller e passa um ano nos Estados Unidos, estudando na Universidade de Harvard e na Academia Nacional do Teatro.

Estreia no cinema em 1948 no filme Terra Violenta, baseado no romance Terras do Sem-Fim, de Jorge Amado. Participa de inúmeras produções, tais como Falta Alguém no Manicômio (1948), Também Somos Irmãos (1950), Ângela (1951) e Terra É Sempre Terra (1952). Em 1953, conquista reconhecimento nacional por sua participação em Sinhá Moça, o que impulsionou sua carreira de atriz cinematográfica.

Na década de 50, participa de radionovelas e começa a atuar nos teleteatros da TV Tupi. Na década seguinte, adquire sucesso na televisão com a telenovela A Deusa Vencida, de Ivani Ribeiro, na TV Excelsior. Em 1968, integra ao elenco da TV Globo onde se torna a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela: A Cabana do Pai Tomás (1969). Até então, participa intensamente da teledramaturgia da emissora, atuando em diversas produções. [1][2]

Carreira

Na Televisão

Participações

No Cinema

No Teatro

Referências

  1. a b Junqueira, Cristiane. «Biografia de Ruth de Souza». Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). Consultado em 3 October 2015. Ruth Pinto de Souza nasce no Rio de Janeiro em 12 de maio de 1921.  Texto " Brasil Memória das Artes" ignorado (ajuda); Verifique data em: |acessodata= (ajuda) Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Junqueira" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  2. a b c «RUTH DE SOUZA - TRAJETÓRIA». Memória Globo. Consultado em 3 October 2015. Ruth Pinto de Souza nasceu em 12 de maio de 1928...  Verifique data em: |acessodata= (ajuda) Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Memória Globo" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  3. Mulheres do Cinema Brasileiro: Ruth de Souza
  4. Teatropédia - Ruth de Souza

Ligações externas