Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Star Wars
The Empire Strikes Back
Guerra das Estrelas: O Império Contra-Ataca (PRT)
Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca (BRA)
 Estados Unidos
1980 •  cor •  124 min 
Gênero aventura
ficção científica
Direção Irvin Kershner
Produção Gary Kurtz
Roteiro Leigh Brackett
Lawrence Kasdan
George Lucas (argumento)
Elenco Mark Hamill
Harrison Ford
Carrie Fisher
Billy Dee Williams
Anthony Daniels
David Prowse
Peter Mayhew
Kenny Baker
Frank Oz
Música John Williams
Cinematografia Peter Suschitzky
Edição Paul Hirsch
Companhia(s) produtora(s) Lucasfilm
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 21 de Maio de 1980
Brasil 21 de julho de 1980[1]
Portugal 4 de Dezembro de 1980
Idioma inglês
Orçamento US$ 33 milhões
Receita US$ 538.375.067[2]
Cronologia
Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança
Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi

Star Wars: The Empire Strikes Back (no Brasil, Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca, em Portugal, Guerra das Estrelas: O Império Contra-Ataca), também conhecido como Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca, é uma space opera épica estadunidense de 1980 dirigida por Irvin Kershner e escrita por George Lucas, Leigh Brackett e Lawrence Kasdan, sendo o segundo filme da série Star Wars a ser lançado, embora seja o quinto na ordem cronológica. O filme arrecadou mais de 500 milhões de dólares nos cinemas mundiais.

Depois de uma produção difícil, O Império Contra-Ataca foi lançado em 21 de maio de 1980 e inicialmente recebeu críticas mistas, embora desde então tem crescido em grande estima, tornando-se o capítulo mais aclamado pela crítica da saga épica Star Wars, e considerado um dos melhores filmes da história.[3] O subtítulo: "Episódio V", estava presente já na abertura original em 1980, mas ausente do material de divulgação, o que confundiu o público porque o filme anterior não recebeu nenhuma numeração. Em 1981, o "Star Wars" (1977) foi relançado com Episódio IV: Uma Nova Esperança.[4]

Em 2010, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso por ser "culturalmente, historicamente e esteticamente significativo".


Enredo

Predefinição:Revelações sobre o enredo Três anos após a destruição da Estrela da Morte, a Aliança Rebelde continua fugindo da ameaça do Império Galáctico, que manda sondas espiãs por toda a Galáxia em busca dos rebeldes. Uma das sondas vai para o planeta gelado de Hoth, onde a Aliança Rebelde montou a base Echo. Han Solo planeja partir para pagar o dinheiro que deve ao gangster Jabba the Hutt, embora tenha sentimentos pela princesa Leia, que nega gostar dele.

Luke Skywalker, montado em um Tauntaun, vai investigar um meteorito e é atacado pela criatura das neves Wampa, desmaiando. Ao perceber que Skywalker havia desaparecido, Han sai para procurar seu amigo. Enquanto isso, a frota do Império Galáctico, liderada pelo cruel lorde Darth Vader, descobre, através da sonda, o esconderijo da Aliança Rebelde e parte para o ataque. Luke desperta após o ataque e se vê preso no teto da caverna da criatura, que estava devorando seu Tauntaun. Assim, Luke utiliza a Força para pegar seu sabre de luz e se libertar da caverna. Ao sair da caverna, ferido, cansado e em meio a uma grande nevasca, Luke tem uma visão em que Obi-Wan Kenobi diz a ele que vá ao planeta pantanoso Dagobah para encontrar Yoda, um grande mestre Jedi que havia treinado Obi-Wan. Luke é então encontrado por Han e resgatado.

Depois de se recuperar em um tanque de Bacta, Luke se une aos outros pilotos na Batalha de Hoth contra o Império. Os pilotos enfrentaram os gigantescos tanques terrestres do Império, os AT-AT Walker (cujo formato é similar ao de um Elefante), com suas novas naves planetárias, os Speeders. Após todos os rebeldes abandonarem a base Echo, sobram apenas Han, Leia, Chewbacca e C-3PO, que partem na Millenium Falcon. Luke sobrevive à batalha junto com alguns rebeldes, e logo ele e seu androide astro-mecânico R2-D2, usando sua nave, X-Wing 5, vão em busca do planeta Dagobah.

Enquanto isso, a Millenium Falcon é atacada por Destroyers Imperiais, sendo perseguidos por Darth Vader - que os quer por serem próximos a Luke Skywalker. Eles se escondem em uma caverna num gigantesco meteorito num campo de asteroides. Mesmo perdendo muitos homens, Vader não desiste e é contatado pelo seu poderoso mestre, o Imperador Palpatine. Ele informa que Luke é filho de Anakin Skywalker, e Vader pretende tentar levá-lo para o Lado Sombrio da Força. Luke e R2 finalmente chegam a Dagobah, e sua nave fica presa em um lago. Luke é surpreendido por um alienígena verde muito pequeno e velho, que quer ajudá-lo a encontrar Yoda e o leva a sua casa em uma árvore. Lá, eles entram em contato com o espírito de Obi-Wan, e o homenzinho verde e frágil se revela como mestre Yoda (o maior mestre Jedi que já existiu e o único que restou), que aceita treinar Luke e lhe ensinar os caminhos da Força.

Han Solo e Leia começam a se apaixonar. Ao se depararem com criaturas parasitas na caverna do asteroide, chamadas Mynocks, fogem da caverna - que descobrem ser uma colossal criatura espacial similar a uma minhoca, que tenta devorar a nave mas não consegue. Devido ao ataque dos caças imperiais e dos Mynocks (que roeram os cabos de força), a Millenium Falcon fica debilitada e não consegue ativar o hiperespaço. Han se esconde atrás de um destroyer e depois foge sem que o Império perceba. O que eles não sabem é que Vader colocou vários caçadores de recompensa atrás da Falcon, e eles são: IG-88,Bossk,Dengar,4-LOM, Zuckuss e Boba Fett (que trabalha para Jabba, o Hutt).

Em Dagobah (um planeta tropical escuro e úmido, cheio de criaturas reptilianas), Luke treina duro com Yoda, que lhe ensina a evitar o Lado Sombrio da Força. Ele manda Luke a uma caverna em que o Lado Sombrio habita, afirmando que em seu interior só existiria o que ele levasse consigo. Lá, Luke encontra Vader e o derrota, decepando-lhe a cabeça; porém, para sua surpresa, dentro do capacete de Vader estava seu próprio rosto. Luke começa a dominar a Força.

Han, Leia, Chewie e C-3PO vão até a cidade das nuvens no sistema Bespin, onde Han encontra seu velho amigo Lando Calrissian, chefe da cidade das nuvens. Lando diz que vai consertar a Falcon e convida Han e seus amigos a passar um tempo em Bespin. Luke, durante seu treinamento, tem uma visão do futuro em que seus amigos estão sofrendo, e decide partir para ajudá-los. Yoda e Obi-Wan dizem que Luke precisa completar seu treinamento ou não vencerá Vader e o Imperador. Luke parte, prometendo retornar e terminar o treinamento de Cavaleiro Jedi.

C-3PO desaparece em Bespin, o Wookie o encontra desmontado e tenta consertá-lo mas não consegue colocar suas pernas, carregando-o nas costas. Lando chama Han, Leia e Chewbacca para jantar e, quando a porta da sala de jantar se abre, Darth Vader os está esperando. Lando fez um acordo com Vader e, se ele o ajudasse, o Império pararia de tentar obter o controle de Bespin. Os quatro são feitos prisioneiros, e Han é torturado para a angústia de Lando, que se arrepende de ter traído seu velho amigo. Lorde Vader leva todos para uma sala de congelamento, onde ele congela o capitão Solo para verificar se ele sobrevive, planejando usar o método em Luke para levá-lo ao Imperador. Han se despede de Leia e os dois declaram seu amor; ele manda Chewie, com o C-3PO nas costas, cuidar da princesa. Han é congelado em Carbonita e sobrevive em um estado perfeito de hibernação. Lando fica abalado quando Vader entrega Han ao caçador de recompensas Boba Fett e afirma que ficará com Leia e Chewie. Ele liga seu servo robô Lobot e juntos, resgatam Leia, C-3PO e Chewie.

Luke finalmente chega à cidade e ao entrar nela se separa de R2, que encontra os outros e os ajuda em sua fuga. Luke é atraído à sala de Carbonita e lá encontra Vader. Tem início o duelo final com sabre de luz. Vader diz estar impressionado com Luke, e tenta atraí-lo ao Lado Sombrio da Força, utilizando seus maiores conhecimentos da Força para atacar Luke e deixá-lo cansado e ferido. Enquanto Lando, C-3PO, R2-D2, Chewie e Leia lutam contra os Stormtroopers para chegar à Millenium Falcon, Luke e Vader chegam a uma gigantesca área de ventilação e manutenção redonda, extremamente larga e funda. Vader corta a mão direita de Luke junto com seu sabre de luz, deixando-o à beira do imenso vão, exausto e ferido, pendurado na antena. Vader diz que Luke pode se unir a ele e ambos destruirão o Imperador e governarão a Galáxia. Luke se recusa a se unir ao assassino de seu pai, mas Vader revela que Darth Vader é Anakin Skywalker, seu pai. Luke se recusa a acreditar e, sem esperanças, se joga no abismo, caindo num sistema de ventilação que o joga para fora da cidade - que fica no céu. Ele se segura em uma pequena antena abaixo da cidade e não tem forças para continuar ali por muito tempo. Porém, usando a Força, ele consegue chamar Leia através de telepatia. Leia e os outros na Falcon voltam e resgatam Luke da morte certa.

No espaço, R2 consegue consertar a hiper-propulsão e eles vão direto ao encontro da Aliança Rebelde, onde, junto com seu novo aliado Lando Calrissian, planejam resgatar Han Solo de Jabba, em Tatooine. O robô-médico dá a Luke uma mão robótica avançada, e eles olham a Galáxia imaginando o futuro. Predefinição:Spoiler fim

Elenco

Produção

Roteiro

Para a sequência, Lucas contratou a escritora de ficção científica e roteirista Leigh Brackett, conhecida como "A rainha da space opera",[5] no final de 1977 por uma semana, os dois discutiram a história durante as reuniões dedicadas especificamente para isso. As sessões foram gravadas e transcritas, mas nunca tornadas públicas. Somente quando o roteiro original foi publicado em 2010, foi revelado que a contribuição real da escritora. No primeiro esboço de Brackett, o pai de Luke aparece como um fantasma para instruir Luke, ele releva que Luke tem uma irmã-gêmea chamada Nellith Skywalker e que está também é uma padawan (aprendiz de jedi), ela foi separada dele pelo pai, afim de que ela não fosse encontrada por Darth Vader. Brackett terminou seu primeiro esboço no início de 1978; Lucas disse que estava desapontado com o roteiro dela, mas antes que ele pudesse discutir com ela, ela viria a falecer, vítima de de câncer. Com nenhum escritor disponíveis, Lucas teve de escrever o seu esboço sozinho. Foi este esboço que Lucas usou pela primeira vez a palavra "Episódio" para a numeração dos filmes; The Empire Strikes Back foi listado como Episódio II.[6]

Como Michael Kaminski argumenta em The Secret History of Star Wars, a decepção com o primeiro esboço provavelmente fez Lucas considerar diferentes direções em que poderia levar a história.[7] Ele fez uso de uma nova reviravolta na história: Darth Vader afirma ser o pai de Luke.[6] Este novo ponto de história de Darth Vader sendo o pai de Luke teve efeitos drásticos sobre a série. Michael Kaminski argumenta em seu livro que é pouco provável que o ponto da trama havia sido seriamente considerado ou mesmo concebido antes de 1978, e que o primeiro filme foi claramente operando sob um enredo alternativo onde Vader foi separada do pai de Luke; Essa não é uma única referência a este ponto da trama antes de 1978. Depois de escrever o segundo e terceiro projectos de Empire Strikes Back,no ponto em que foi introduzido pai de Luke,[7] Lucas avaliou uma nova história que ele havia criado: Anakin Skywalker era aluno brilhante de Ben Kenobi e teve um filho chamado Luke, mas foi influenciado para o Lado Sombrio pelo Imperador Palpatine (que se tornou um Sith e não simplesmente um político). Anakin lutou com Ben Kenobi em um vulcão e foi ferido, mas depois ressuscitou como Darth Vader. Enquanto isso Kenobi escondeu Luke em Tatooine enquanto a República se tornou o Império e Vader sistematicamente perseguiu e matou os Jedis.[7]

Com esta nova história de fundo no lugar, Lucas decidiu que a série seria uma trilogia, com The Empire Strikes Back sendo chamado de Episódio II.[6] Lawrence Kasdan, que tinha acabado de escrever Raiders of the Lost Ark, foi então contratado para escrever os próximos rascunhos, e foi dada uma contribuição adicional, com a entrada do diretor Irvin Kershner. Kasdan, Kershner, e o produtor Gary Kurtz viram The Empire Strikes Back como um filme mais sério e adulto, graças ao novo enredo, mais escuro, e desenvolveu a série a partir das raízes de aventura leve do primeiro filme.[7]

Um dado especialmente curioso sobre o filme é que a cena inicial da criatura Wampa atacando Luke Skywalker no rosto foi inserida por George Lucas no roteiro para ajudar a justificar o fato de Mark Hamill ter uma aparência diferente, devido a um grave acidente de carro sofrido no início de 1977 que o desfigurou[8].

Relançamento em 3D

Em setembro de 2010, a Lucasfilm anunciou que todos os seis filmes da saga Star Wars seriam convertidos em 3D e relançados nos cinemas em ordem cronológica. Começando por A Ameaça Fantasma, que teve seu relançamento em 2012.[9]

Referências

  1. Ferreira, Jairo (19 de julho de 1980). «Fim da moral no pornô brasileiro». São Paulo. Folha de S. Paulo. 59 (18735). ISSN 1414-5723. Consultado em 25 de dezembro de 2015 
  2. «Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back (1980)». Box Office Mojo 
  3. «Star Wars voted best film ever». BBC 
  4. «Cinema». Time 
  5. Mark Bould, Andrew M. Butler, Adam Roberts, Sherryl Vint, Fifty Key Figures in Science Fiction, Routledge, 31 luglio 2009, 37 p., ISBN 978-0-203-87470-7.
  6. a b c Bouzereau, Laurent (1997). The Annotated Screenplays. Del Rey. ISBN 0-345-40981-7.
  7. a b c d "The Secret History of Star Wars", Legacy Books Press, 2008, ISBN 978-0978465230
  8. FILME, Postado por TUDO SOBRE SEU. «TUDO SOBRE SEU FILME: 77 CURIOSIDADES DA SAGA STAR WARS». TUDO SOBRE SEU FILME. Consultado em 17 de novembro de 2015 
  9. «A saga "Star Wars" será relançada em 3D, a partir de 2012». Uol 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.