Portal:Mulheres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mulheres na Wikipédia Boas-vindas ao
Portal das Mulheres

WomenFrauenMujeresFemmes
женщины女性たちنساءDonne

Mulheres a Vermelho
Esforços colaborativos
Esforços colaborativos
Wikiprojeto Mulheres
 ver · editar 


Dia Internacional das Mulheres: 8 de março

Mulher (do latim mulier) é um ser humano adulto do sexo feminino. Na infância, é denominada em português como menina; na adolescência e juventude, como moça, na fase adulta, simplesmente como mulher ou senhora; na velhice, além dos dois termos anteriores, pode ser chamada anciã. Em 2018, as mulheres correspondiam a aproximadamente 49,6% da população humana mundial, sendo que o termo mulher é usado para indicar distinções biológicas.


O Dia Internacional das Mulheres é celebrado, anualmente, no dia 8 de março e tem a finalidade de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

 ver · editar Atualidades


 ver · editar Mulheres por tema
Mulheres na arte
Mulheres no esporte
Mulheres na história
Mulheres na religião
Mulheres na sociedade
 ver · editar Biografia selecionada

Margaret Thatcher LG, OM, PC, FRS (Lincolnshire, 13 de outubro de 1925Londres, 8 de abril de 2013) foi uma política britânica, primeira-ministra de 1979 a 1990. Nascida Margaret Roberts na localidade de Grantham, em Lincolnshire, Inglaterra, Thatcher estudou ciências químicas na Universidade de Oxford antes de se qualificar como barrister. Nas eleições gerais de 1959 no Reino Unido ela foi eleita parlamentar pela região de Finchley. Edward Heath nomeou Thatcher secretária do Departamento de Educação e Habilidades em seu governo de 1970. Em 1975 ela foi eleita líder do Partido Conservador, sendo a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido, e em 1979 ela se tornou a primeira mulher a ser primeira-ministra do Reino Unido.

 ver · editar Sabia que
Gravidez humana
Gravidez humana
 ver · editar Imagens selecionadas
Arquivo →
 ver · editar Conteúdo selecionado
 ver · editar Citação selecionada

A humanidade é masculina e o homem define a mulher não em si mas relativamente a ele; ela não é considerada um ser autônomo.

Simone de Beauvoir

 ver · editar Artigo selecionado

Igualdade entre os sexos é um conceito que define a busca da igualdade entre os membros dos dois gêneros humanos, homens e mulheres, derivado de uma crença numa injustiça, existente em diversas formas, de desigualdade entre os sexos.

Diversos organismos internacionais definiram a igualdade entre os sexos como relacionada aos direitos humanos, especialmente aos direitos da mulher, e ao desenvolvimento econômico. A UNICEF define a igualdade entre os sexos como "nivelar os campos de jogo de garotas e rapazes, assegurando de que todas as crianças tenham oportunidades iguais de desenvolver seus talentos.

 ver · editar Wikimedia