Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 11: Linha 11:
=={{Ligações externas}}==
=={{Ligações externas}}==
* [http://www.caaso.org.br Página do CAASO]
* [http://www.caaso.org.br Página do CAASO]
* [http://www.atleticacaaso.com.br Página da Atlética do CAASO]


{{Unidades e departamentos da USP da cidade de São Carlos}}
{{Unidades e departamentos da USP da cidade de São Carlos}}

Revisão das 01h27min de 24 de setembro de 2011

Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira - CAASO é um centro acadêmico da Universidade de São Paulo em São Carlos, no estado de São Paulo.

Trata-se de um dos maiores centros acadêmicos da América Latina. É o órgão representativo de todos os alunos de graduação da USP de São Carlos.

O CAASO foi fundado no dia 22 de abril de 1953 pela primeira turma de alunos e recebeu este nome em homenagem ao governador do Estado de São Paulo que criou a Universidade de São Paulo. O centro acadêmico possui uma escola onde são ministradas aulas do ensino médio e cursinho pré-vestibular voltada para a sociedade de baixa-renda.

Política

Ao longo dos anos, em nível regional, o centro acadêmico teve participação no movimento de redemocratização do Brasil, manifestando-se em momentos marcantes de nossa história, como após o suicídio de Getúlio Vargas em 1954, a renúncia do presidente Jânio Quadros em 1961, o estado de sítio decretado pelo presidente João Goulart em 1963, o golpe militar depondo este mesmo presidente em 1964, entre outros episódios, exigindo respeito às leis e às liberdades democráticas.[1] E em diversos momentos, os alunos decretaram greve reivindicando melhores condições de ensino, participação discente nos órgãos colegiados e fim da violência contra os estudantes, entre outros motivos.

Ligações externas

Predefinição:Unidades e departamentos da USP da cidade de São Carlos

  1. HAYASHI , Maria Cristina Piumbato Innocentini, Movimento Estudantil e Memória: Contribuição à Construção de Fontes de Pesquisa em Educação; Capítulo 5, Ufscar, 1995.