Chispita: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aleph Bot (discussão | contribs)
m BOT - Possível teste de 189.19.68.225, revertendo para a edição 37038651 de Salebot.
Linha 31: Linha 31:
==Sinopse==
==Sinopse==


conta a historia de Isabel, uma menina muito carismática, carinhosa e possuidora de uma energia muito particular, pelo que todos a chamam Chispita. Ela vive, em um colégio de freiras, junto a sua avó, que ai trabalha como cozinheira.
María Luisa interpretada por [[Angélica Aragón]], e seu marido sofreram um terrível acidente de carro, o marido morre e ela perde sua memória, a partir dai ela não consegue se lembrar de absolutamente nada.


Lamentavelmente, a avó de Chispita falece, sem antes lhe contar que ela não é órfã, o que a menina havia acreditado ser até esse momento, já que sua mãe vive em algum lugar do México.
Após este lamentável acidente, María Luisa não lembra que ela tinha uma filha, Isabel personagem de [[Lucero]], que se torna uma órfão e é levada para o orfanato do Padre Eugenio intperptretado por [[Gastón Tuset]], onde ela começa a viver e crescer.


Pouco depois de morrer a avó de Isabel, a diretora do colégio se vê na obrigação de contratar uma nova cozinheira, para substituir a falecida avó da menina, e é assim como chega uma doce mulher chamada Lúcia, porém enigmática. Que não é nada mais que a mãe de Chispita, mas que, devido ao acidente de automóvel, em que faleceu seu marido, sofre de amnésia. Ela, junto a Lola, outra das cozinheiras, e a irmã Socorro se tornam as melhores amigas da menina no colégio.
Quando Isabel completa 10 anos, ela é adotada por Don Alejandro personagem de [[Enrique Lizalde]], um homem respeitável, generoso, viúvo e com 2 filhos, Juan Carlos y Lili.


Enquanto isso, em outro lugar da cidade, na residência do viúvo Alexandre de la Mora, sua filha Lili, que é a mais nova, continua com seus problemas de comportamento, que começaram no dia em que morreu sua mãe. Estes problemas se acentuam ainda mais, como consequência das más ideais que sua tutora Irene sempre colocam em sua cabeça. Irene é uma mulher amarga e autoritária.
Quando Isabel é levada para casa, ela imediatamente se identifica com Gloria [[Alma Delfina]], a empregada que se torna sua grande amiga, assim como Juan Carlos, mas isso não acontece com Lili e Irene sua tutora, as duas tornam a vida impossível para Isabel.


Alexandre também tem outro filho mais velho, João Carlos, um jovem de bons sentimentos, que estuda medicina. O rapaz, por sua vez, está namorando com Olga , uma moça orgulhosa e caprichosa, que é, por sua vez, filha de Pilar, a noiva de seu pai.
Como um milagre Bertha [[Hilda Aguirre]] aparece, ela é irmã de caridade que leva Maria Luisa para trabalhar no orfanato em que Isabel viveu por muitos anos, e que ainda frequenta, e ela mantem contatos com Isabel, Bertha quer convencê-la a procurar a mãe dela, devido ao seu estranho desaparecimento.


Alexandre, sem saber, despertou o amor em outra jovem que está próxima a ele: Gloria, a empregada de sua casa, que, é também sobrinha de Flora, a cozinheira da família de Alexandre de la Mora.
Entretanto, María Luisa tem outro nome, todos a chamam como Lucía, devido à sua falta de memória, quando ela começa a trabalhar no orfanato do Padre Eugenio e se encontra com Isabel, Lucía passa a ajudar aos outros inclusive sua filha Isabel, sem conhecer os laços familiares.


Acontece que, através do Padre Eugênio, que é amigo e guia espiritual de Alexandre e seus filhos, é que Chispita, aos dez anos, chega até esse lar, pois o Padre pensou que se Lili tivesse ao seu lado outra menina de sua idade e conhecendo as características de Isabel, poderia mudar seu comportamento, o que, infelizmente não acontece, já que desde que Chispita chega à residência de Alexandre de la Mora, é rejeitada por Lili, que, seguindo os conselhos de Irene, a faz vítima de humilhações e desprezo.
Nessa bela história de encontros e dessencontros, no fim da trama Lucia lembra do seu passado, se lembra da história triste que viveu, e se casa com o protetor da sua filha Isabel o homem que também sempre a ajudou na procura pela verdade esquecida.

Por sorte, os demais moradores da casa, a recebem muito bem, em particular Flora e Glória, com quem a menina acaba dividindo o quarto. E é, precisamente aí, onde nasce uma grande amizade entre ambas, ao passo de Gloria fazer de Isabel sua confidente, lhe contando seus sentimentos por João Carlos. A menina, por sua vez, se valendo do afeto e simpatia que lhe demonstra também o rapaz, faz com que ele veja o boa e bonita que é Glória, o que faz com que ele comece a suspeitar.

No entanto, apesar de Chispita estar muito bem instalada na residência de Alexandre, não deixa de pensar em sua mãe, a que anseia em poder encontrar algum dia. A menina pede ao Padre Eugênio que, por favor, faça todo o possível para encontrar sua mãe. Pedido este que faz com que o sacerdote inicie assim uma busca que, aos poucos, se torna muito difícil, ao ver que não possui informações sobre a mãe de Isabel.

Enquanto isso, Alexandre conhece Lúcia, nascendo entre ambos uma forte atração desde o primeiro momento, o que faz com que ele faça visitas frequentes ao colégio de freiras, do qual é um dos principais benfeitores.

Esta situação não passa despercebida por Pilar, que procura Lúcia, para lhe humilhar, lhe dizendo que Alexandre nunca poderia ficar com ela seriamente, já que ela era pouca coisa para um homem naquela condição social.

Por sua vez, José, que entrega as frutas e verduras no colégio de freiras, também começa a sentir ciúmes pelo que acontece entre Alexandre e Lúcia, já que ele vê, nesta última, a mulher ideal, com quem gostaria de formar uma família.

No entanto, João Carlos começa a esse apaixonar por Glória, o que faz com que Irene, ao perceber este fato, comece a hostilizar a mocinha constantemente, fazendo com que ela veja que, por ser uma simples empregada, nunca poderá ser aceita pela família do rapaz.

Alexandre, ao ver que o interesse por Lúcia aumenta cada vez mais, decide pedi-la em casamento, sem antes romper seu compromisso com Pilar, que, posteriormente, sofre um acidente de automóvel, situação que a mulher aproveita para fingir uma invalidez, a fim de recuperar Alexandre, o que consegue finalmente, lhe pedindo , ademais, que se casem o antes possível, obrigando Alexandre dizer que sim.

Lúcia, ao ver que Alexandre volta com Pilar, decide afastar-se do colégio, refugiando-se na casa de sua amiga Cristina, que a acolhe com muito afeto. A fuga de Lúcia é aproveitada por Pilar, que não perde a oportunidade para insinuar que ela fugiu porque tinha mais alguém.

A busca empreendida pelo Padre Eugênio começa a dar resultados, pois ele encontra Bertha, que diz ser irmã da mãe de Isabel, e que mostra, desde o princípio, interesse em levar a menina para morar com ela, o que, definitivamente, não se concretiza, apesar do grande carinho que nasce entre ambas.

Por sua vez, Chispita, decide se afastar da casa de Alexandre, depois de ter uma conversa com Irene, que a acusa de haver roubado o amor que havia entre Alexandre e Lili, como também de ser uma mal-agradecida.

A menina, então, decide falar com José pelo telefone, para lhe pedir sua ajuda, e este prontamente aceita o pedido, sem antes saber os verdadeiros motivos da fuga de Isabel.

Após o escândalo, a menina fala ao telefone com Padre Eugênio, altas horas da noite, para lhe avisar que está na casa de um amigo, o que preocupa a todos no colégio e na residência de Alexandre.

Entretanto, na casa de sua amiga, Lúcia, começa a recordar, lentamente, seu passado e diz para sua amiga Cristina que se recordou da capela onde sua filha foi batizada.

José, ao ver a preocupação causada pela desaparição de Isabel, revela seu paradeiro. A menina retorna à casa de Alexandre, onde é recebida com grandes demonstrações de carinho, inclusive de Lili, que começa, lentamente, ignorar Irene e manifestar afeto e simpatia por Chispita.

Alexandre, descobre o paradeiro de Lúcia, mas ela se nega a falar com ele, o que é aproveitado por José, que decide propor matrimonio à Lúcia, e ela acaba por aceitar. José, começa fazer planos para que, uma vez casado com Lúcia, eles possam adotar Isabel.

Uma amiga de Pilar, que, a fim de se vingar, conta à Alexandre que sua invalidez é fingida, situação que esta que ele não tarda em descobrir, dando por terminado assim o compromisso entre ambos.

Alexandre tenta novamente falar com Lúcia, mas tudo é inútil, já que ela já está comprometida com José, que, por sua vez, começa a suspeitar que Isabel poderia ser a filha de Lúcia, e decide investigar.

Durante o casamento de Lola, que acaba se casando com Rogério, motorista de Alexandre, a tia de Chispita consegue ver, de longe, Lúcia e diz a todos que sua irmã Maria Luisa (o verdadeiro nome de Lúcia) estava muito perto dali.

José decide terminar seu compromisso com Lúcia ao se dar conta que o verdadeiro amor dela é Alexandre. Lúcia, entretanto, recupera a memória e descobre que Chispita é sua filha, o que acaba por confirmar depois de se reencontrar com sua irmã Bertha, que, antes de viajar para os Estados Unidos, pede à menina que se apresente à essa senhora que tanto a ama.

Alexandre, por sua vez, confirma que Lúcia e Isabel são mãe e filha, e ambas acabam se reencontrando. Depois deste emotivo reencontro, Alexandre pede à Lúcia que seja sua esposa, e ela responde que sim.
João Carlos termina com Olga e pede à Glória que se case con ele, pedido que a moça aceita imediatamente. Seu sonho se torna realidade.

Irene pede perdão à Chispita e a Glória por seu mal proceder com as duas. Lili, agora, está feliz, pois terá uma nova mãe e uma irmã.

Alexandre e Lúcia combinam de se fazer um casamento duplo, juntamente com João Carlos e Glória, casamentos estes que são abençoados pelo Padre Eugênio.

Finalmente, Chispita tem sua madre e uma família que ela tanto desejou em seus sonhos.


==Elenco==
==Elenco==

Revisão das 17h48min de 9 de outubro de 2013

Chispita
Informação geral
Formato Telenovela
Duração Aprox. 45 minutos
Criador(es) Abel Santacruz
Elenco Lucero
Enrique Lizalde
Angélica Aragón
Nailea Norvind
Letícia Calderón
Arturo Peniche
ver mais
País de origem  México
Idioma original espanhol
Episódios 200
Produção
Diretor(es) Pedro Damián
Produtor(es) Valentín Pimstein
Tema de abertura México "Chispita" - Timbiriche
Brasil "Anjo Bom"

Chispita foi uma telenovela mexicana feita pela rede de televisão Televisa, foi transmitida entre 1982 e 1983. Esta foi a primeira telenovela de Lucero que estrelou como um personagem principal. No Brasil foi exibida pelo SBT pela primeira vez em 1984 e teve diversas reprises (7 ao total).

Sinopse

conta a historia de Isabel, uma menina muito carismática, carinhosa e possuidora de uma energia muito particular, pelo que todos a chamam Chispita. Ela vive, em um colégio de freiras, junto a sua avó, que ai trabalha como cozinheira.

Lamentavelmente, a avó de Chispita falece, sem antes lhe contar que ela não é órfã, o que a menina havia acreditado ser até esse momento, já que sua mãe vive em algum lugar do México.

Pouco depois de morrer a avó de Isabel, a diretora do colégio se vê na obrigação de contratar uma nova cozinheira, para substituir a falecida avó da menina, e é assim como chega uma doce mulher chamada Lúcia, porém enigmática. Que não é nada mais que a mãe de Chispita, mas que, devido ao acidente de automóvel, em que faleceu seu marido, sofre de amnésia. Ela, junto a Lola, outra das cozinheiras, e a irmã Socorro se tornam as melhores amigas da menina no colégio.

Enquanto isso, em outro lugar da cidade, na residência do viúvo Alexandre de la Mora, sua filha Lili, que é a mais nova, continua com seus problemas de comportamento, que começaram no dia em que morreu sua mãe. Estes problemas se acentuam ainda mais, como consequência das más ideais que sua tutora Irene sempre colocam em sua cabeça. Irene é uma mulher amarga e autoritária.

Alexandre também tem outro filho mais velho, João Carlos, um jovem de bons sentimentos, que estuda medicina. O rapaz, por sua vez, está namorando com Olga , uma moça orgulhosa e caprichosa, que é, por sua vez, filha de Pilar, a noiva de seu pai.

Alexandre, sem saber, despertou o amor em outra jovem que está próxima a ele: Gloria, a empregada de sua casa, que, é também sobrinha de Flora, a cozinheira da família de Alexandre de la Mora.

Acontece que, através do Padre Eugênio, que é amigo e guia espiritual de Alexandre e seus filhos, é que Chispita, aos dez anos, chega até esse lar, pois o Padre pensou que se Lili tivesse ao seu lado outra menina de sua idade e conhecendo as características de Isabel, poderia mudar seu comportamento, o que, infelizmente não acontece, já que desde que Chispita chega à residência de Alexandre de la Mora, é rejeitada por Lili, que, seguindo os conselhos de Irene, a faz vítima de humilhações e desprezo.

Por sorte, os demais moradores da casa, a recebem muito bem, em particular Flora e Glória, com quem a menina acaba dividindo o quarto. E é, precisamente aí, onde nasce uma grande amizade entre ambas, ao passo de Gloria fazer de Isabel sua confidente, lhe contando seus sentimentos por João Carlos. A menina, por sua vez, se valendo do afeto e simpatia que lhe demonstra também o rapaz, faz com que ele veja o boa e bonita que é Glória, o que faz com que ele comece a suspeitar.

No entanto, apesar de Chispita estar muito bem instalada na residência de Alexandre, não deixa de pensar em sua mãe, a que anseia em poder encontrar algum dia. A menina pede ao Padre Eugênio que, por favor, faça todo o possível para encontrar sua mãe. Pedido este que faz com que o sacerdote inicie assim uma busca que, aos poucos, se torna muito difícil, ao ver que não possui informações sobre a mãe de Isabel.

Enquanto isso, Alexandre conhece Lúcia, nascendo entre ambos uma forte atração desde o primeiro momento, o que faz com que ele faça visitas frequentes ao colégio de freiras, do qual é um dos principais benfeitores.

Esta situação não passa despercebida por Pilar, que procura Lúcia, para lhe humilhar, lhe dizendo que Alexandre nunca poderia ficar com ela seriamente, já que ela era pouca coisa para um homem naquela condição social.

Por sua vez, José, que entrega as frutas e verduras no colégio de freiras, também começa a sentir ciúmes pelo que acontece entre Alexandre e Lúcia, já que ele vê, nesta última, a mulher ideal, com quem gostaria de formar uma família.

No entanto, João Carlos começa a esse apaixonar por Glória, o que faz com que Irene, ao perceber este fato, comece a hostilizar a mocinha constantemente, fazendo com que ela veja que, por ser uma simples empregada, nunca poderá ser aceita pela família do rapaz.

Alexandre, ao ver que o interesse por Lúcia aumenta cada vez mais, decide pedi-la em casamento, sem antes romper seu compromisso com Pilar, que, posteriormente, sofre um acidente de automóvel, situação que a mulher aproveita para fingir uma invalidez, a fim de recuperar Alexandre, o que consegue finalmente, lhe pedindo , ademais, que se casem o antes possível, obrigando Alexandre dizer que sim.

Lúcia, ao ver que Alexandre volta com Pilar, decide afastar-se do colégio, refugiando-se na casa de sua amiga Cristina, que a acolhe com muito afeto. A fuga de Lúcia é aproveitada por Pilar, que não perde a oportunidade para insinuar que ela fugiu porque tinha mais alguém.

A busca empreendida pelo Padre Eugênio começa a dar resultados, pois ele encontra Bertha, que diz ser irmã da mãe de Isabel, e que mostra, desde o princípio, interesse em levar a menina para morar com ela, o que, definitivamente, não se concretiza, apesar do grande carinho que nasce entre ambas.

Por sua vez, Chispita, decide se afastar da casa de Alexandre, depois de ter uma conversa com Irene, que a acusa de haver roubado o amor que havia entre Alexandre e Lili, como também de ser uma mal-agradecida.

A menina, então, decide falar com José pelo telefone, para lhe pedir sua ajuda, e este prontamente aceita o pedido, sem antes saber os verdadeiros motivos da fuga de Isabel.

Após o escândalo, a menina fala ao telefone com Padre Eugênio, altas horas da noite, para lhe avisar que está na casa de um amigo, o que preocupa a todos no colégio e na residência de Alexandre.

Entretanto, na casa de sua amiga, Lúcia, começa a recordar, lentamente, seu passado e diz para sua amiga Cristina que se recordou da capela onde sua filha foi batizada.

José, ao ver a preocupação causada pela desaparição de Isabel, revela seu paradeiro. A menina retorna à casa de Alexandre, onde é recebida com grandes demonstrações de carinho, inclusive de Lili, que começa, lentamente, ignorar Irene e manifestar afeto e simpatia por Chispita.

Alexandre, descobre o paradeiro de Lúcia, mas ela se nega a falar com ele, o que é aproveitado por José, que decide propor matrimonio à Lúcia, e ela acaba por aceitar. José, começa fazer planos para que, uma vez casado com Lúcia, eles possam adotar Isabel.

Uma amiga de Pilar, que, a fim de se vingar, conta à Alexandre que sua invalidez é fingida, situação que esta que ele não tarda em descobrir, dando por terminado assim o compromisso entre ambos.

Alexandre tenta novamente falar com Lúcia, mas tudo é inútil, já que ela já está comprometida com José, que, por sua vez, começa a suspeitar que Isabel poderia ser a filha de Lúcia, e decide investigar.

Durante o casamento de Lola, que acaba se casando com Rogério, motorista de Alexandre, a tia de Chispita consegue ver, de longe, Lúcia e diz a todos que sua irmã Maria Luisa (o verdadeiro nome de Lúcia) estava muito perto dali.

José decide terminar seu compromisso com Lúcia ao se dar conta que o verdadeiro amor dela é Alexandre. Lúcia, entretanto, recupera a memória e descobre que Chispita é sua filha, o que acaba por confirmar depois de se reencontrar com sua irmã Bertha, que, antes de viajar para os Estados Unidos, pede à menina que se apresente à essa senhora que tanto a ama.

Alexandre, por sua vez, confirma que Lúcia e Isabel são mãe e filha, e ambas acabam se reencontrando. Depois deste emotivo reencontro, Alexandre pede à Lúcia que seja sua esposa, e ela responde que sim. João Carlos termina com Olga e pede à Glória que se case con ele, pedido que a moça aceita imediatamente. Seu sonho se torna realidade.

Irene pede perdão à Chispita e a Glória por seu mal proceder com as duas. Lili, agora, está feliz, pois terá uma nova mãe e uma irmã.

Alexandre e Lúcia combinam de se fazer um casamento duplo, juntamente com João Carlos e Glória, casamentos estes que são abençoados pelo Padre Eugênio.

Finalmente, Chispita tem sua madre e uma família que ela tanto desejou em seus sonhos.

Elenco

Adaptações

Chispita é um remake da telenovela argentina 'Andrea Celeste produzida em 1979 e estrelada por Andrea Del Boca, Raul Taibo e Ana Maria Picchio. Em 1996, a Televisa fez um remake da telenovela que é intitulada Luz Clarita, com Daniela Luján, Ximena Sariñana, e César Évora.

Curiosidades

No Brasil, teve diversas reprises (7 ao total), as últimas reprises pelo SBT foram em 1992 (que chegou a picos de 17 pontos de audiência) e em 1996. A novela também foi reprisada no ano de 1997, pela CNT em vários horários. Durante a reprise de 1992, o SBT relançou a trilha sonora de 83 com capa nova. Lucero protagonizou a trama na época em que seu nome artístico era Lucerito. Enrique Lizalde e Angelica Aragón participaram da trama.

Durante muito tempo, esta foi a única novela de Lucero exibida no Brasil até Lazos de Amor, em 2006. Em 2010, a atriz pôde ser vista novamente na pele de Bárbara Greco, a grande vilã da novela Amanhã é para Sempre, exibida pela CNT, que marcou uma boa audiência para os padrões da emissora.

Quando a novela foi exibida pela primeira vez, o sucesso foi tão grande que a emissora passava os capítulos a conta-gotas. Tanto que Chispita, mesmo sendo uma novela curta, ficou no ar de março a novembro de 1984, sendo exibida em dois horários. O desempenho da trama surpreendeu a própria Lucero, que confessou numa entrevista a Augusto Liberato, no Viva a Noite, em 1986 não imaginar que Chispita no Brasil teria a mesma repercussão no México. Já em 1992, a novela ficou no ar durante quatro meses, do início de agosto ao final de novembro, mas com exibição de uma hora, substituindo e mantendo o público de Vovô e Eu, que foi bem recebida pelo público, mesmo sucedendo o estrondoso sucesso Carrossel.

Um fato curioso é que a abertura da novela era um plágio da abertura de Pai Herói, novela de Janete Clair exibida anteriormente pela Rede Globo entre janeiro e agosto de 1979, no horário das 20 horas. Nos dois casos, era a montagem de um quebra-cabeças, cuja gravura era uma criança em um bosque. Ao final, sempre faltava a peça que representa a figura do pai ou da mãe. Havia ainda, nos dois casos, créditos em ângulos.

Ligações Externas

Novelas "das oito" do SBT

el derecho de nacer « anterior chispita seguinte » estranho poder