Lazos de amor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lazos de Amor)
Ir para: navegação, pesquisa
Lazos de Amor
Laços de Amor (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Criador(es) Jorge Lozano Soriano
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Miguel Córcega
Produtor(es) Carla Estrada
Elenco Lucero
Luis José Santander
Juan Manuel Bernal
Orlando Miguel
Marga López
Otto Sirgo
Silvia Derbez
ver todos
Tema de abertura "Lazos de amor", Lucero
Exibição
Transmissão original México 2 de outubro de 1995 - 23 de fevereiro de 1996
N.º de episódios México 100
Cronologia
Último
La dueña
Morir dos veces
Próximo

Laços de Amor é uma telenovela mexicana produzida por Carla Estrada para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 2 de outubro de 1995 e 23 de fevereiro de 1996.

Com texto original de Jorge Lozano Soriano, foi adaptada por Carmen Daniels.

Foi protagonizada por Lucero, interpretando trigêmeas e Luis José Santander, com atuações estrelares de Otto Sirgo e Marga López.

No Brasil, foi exibida pelo SBT, entre 3 de abril e 7 de julho de 2006, em 70 capítulos, substituindo Café com aroma de mulher e sendo substituída por Cúmplices de um resgate às 14:15.[1]

Foi reprisada pelo TLNovelas entre 7 de dezembro de 2009 e 23 de abril de 2010, substituindo Cañaveral de pasiones e sendo substituída por La pícara soñadora. [2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Esta é a dramática e trágica história das irmãs trigêmeas idênticas, mas de personalidades diferentes, que não têm absolutamente nada em comum. Maria Paula, Maria Guadalupe e Maria Fernanda só reforçam a ideia de que nem sempre a convivência entre irmãos pode ser tão fácil e tranquila.

Seus pais morreram em um fatal acidente de carro quando elas tinham apenas três anos. A pequena Maria Guadalupe estava no dia do acidente e todos pensavam que ela havia morrido afogada no rio. Porém, na realidade, ela se salvou e foi encontrada e acolhida pela humilde e bondosa Ana, que resolveu ajudá-la, já que Maria Guadalupe havia perdido a memória e não lembrava de nada, ficando sem nenhuma recordação do seu passado ou de sua origem.

Ana, que estava sofrendo muito com a morte de sua mãe, a cria como sua filha, até mesmo depois de descobrir a verdadeira identidade dela. Muitos anos se passam e as pequenas crianças se transformam em lindas jovens, cada qual com sua vida. A diferença entre elas é algo bastante visível, tanto em seu modo de se vestir e de falar como no seu jeito de ser.

Maria Fernanda perdeu a visão no acidente, mas é uma moça boa, doce, generosa e sincera. Mesmo assim, acredita que a irmã esteja viva e faz um grande esforço para encontrá-la. Sua timidez a impede de ter muitos amigos e namorados, porém o amor surge para ela quando conhece Geraldo e nota que sua felicidade está mesmo ao lado dele.

Maria Paula é muito diferente das suas irmãs. É uma mulher caprichosa, egoísta, metida e fútil, que quer estar sempre no centro das atenções, especialmente com sua avó, Dona Mercedes, e com o seu tio, Eduardo, de quem é louca para arrancar dinheiro. Por isso, todos os seus esforços se concentram em acabar com a vida da noiva dele.

Longe da família, Maria Guadalupe e Ana levam sua vida humilde, até o dia em que decidem ir embora do lugar de onde viveram, deixando tudo para trás, em busca de tentar a vida na capital, Cidade do México.

Na capital, Maria Guadalupe conhece Nicolas, o grande amor de sua vida, por quem se apaixona. Nicolas é um rapaz bom, motorista de táxi humilde que vive na grande Cidade do México com seu avô. Com medo que alguém reconheça sua filha, Ana restringe as "saídas" de Maria Guadalupe. Mas a avó de Nicolas descobre o segredo de Ana. Nicolas ama Guadalupe, mas os dois terão que enfrentar grandes e perigosos obstáculos no caminho até conseguirem ficar juntos, e isso inclui principalmente Maria Paula, a quem fará de tudo para destruir a felicidade deles.

Por fim, os laços de amor unem as três irmãs, apesar de Maria Paula ter feito de tudo para evitar o encontro. Ela não suporta a ideia de ter que dividir o dinheiro e o amor de sua família com mais uma irmã.

Laços de Amor se destaca pela sua cena final. No último capítulo, pressupõe-se que Maria Paula se suicidou após matar seu tio Eduardo, que tentava salvar suas irmãs. No entanto, algum tempo depois, Maria Guadalupe, já casada com Nicolas, está com ele vendo as fotos do casamento. A câmera pouco a pouco se aproxima do casal e, de repente, o que se vê é a heroína repetindo o gesto característico da vilã (o toque do dedo mindinho na sobrancelha), fazendo que muitos pensassem, que na verdade, foi Maria Paula quem sobreviveu, matando a irmã, de uma forma que a outra, Maria Fernanda, que é cega, não percebesse.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

  • Em janeiro de 1997 foi feito um especial da novela intitulado Lazos de amor: El desenlace. O objetivo deste especial era esclarecer ao telespectador sobre o que realmente havia acontecido no último capítulo da trama.[4]

Audiência[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

No México,a novela alcançou níveis de audiência, chegando a marcar 52 pontos em seu último capítulo.[5]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Em sua estréia no SBT, a novela chegou a marcar até 7 pontos[6] . Mas devido a queda na audiência, a novela teve seus capítulos cortados drasticamente. Seu último capítulo obteve somente 4 pontos. Terminou com média de 5 pontos, baixa ao horário, em que a meta era de 8 pontos à época.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lazos de amor (álbum)

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Prêmios Eres[editar | editar código-fonte]

Categoria Indicação Resultado
Melhor atriz jovem (mejor actriz joven) Lucero Venceu

Prêmios TVyNovelas 1996[editar | editar código-fonte]

Categoria Indicação Resultado
Melhor telenovela (mejor telenovela) Carla Estrada Venceu
Melhor atriz protagonista (mejor actriz protagónica) Lucero
Melhor ator protagonista (mejor actor protagónico) Luis José Santander Venceu
Melhor atriz principal (mejor primera actriz) Marga López
Melhor ator coadjuvante (mejor actor de reparto) Otto Sirgo Venceu
Melhor direção de câmeras (mejor dirección de cámaras) Isabel Basurto
Alejandro Frutos
Melhor direção de cenas (mejor dirección de escenas) Córsega Miguel
Mônica Miguel
Venceu

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "”Laços de Amor” estréia nas tardes do SBT". Área Vip. 27 de março de 2006. Consult. 6 de outubro de 2015. 
  2. "Lazos de Amor por tlnovelas". De Telenovelas. 26 de novembro de 2009. Consult. 12 de dezembro de 2015. 
  3. "Lazos de amor tuvo a tres Lucero distintas". PP El verdadero. 10 de abril de 2012. Consult. 6 de outubro de 2015. 
  4. "Lazos de amor: Con ustedes... ¿el espectador real?". Oocities. Consult. 6 de outubro de 2015. 
  5. "Ratings de capítulos finales de telenovelas - México". Zetaboards. 7 de janeiro de 2010. Consult. 6 de outubro de 2015. 
  6. "“Cavaleiros do Zodíaco” não vai bem no Ibope". 2UOL. 7 de abril de 2006. Consult. 6 de outubro de 2015. 
Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.