Saltar para o conteúdo

Corinthians Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o clube de futebol de Santo André. Para o clube de futebol da cidade de São Paulo, veja Sport Club Corinthians Paulista. Para outras acepções de Corinthians, veja Corinthians (desambiguação).
Corinthians de Santo André
Nome Corinthians Futebol Clube
Alcunhas Galo preto da Vila Alzira, Corinthinha
Fundação 15 de agosto de 1912 (112 anos) [1]
Estádio Estádio Américo Guazelli
Capacidade ???
Website Facebook
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Corinthians Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Santo André. Foi fundado em 15 de agosto de 1912 em São Bernardo do Campo, sob o nome Corinthians Foot-Ball Club sendo conhecido como "Corinthians de São Bernardo", e somente em 1938 quando a cidade de Santo André se emancipou de São Bernardo do Campo o clube passou a ser o "Corinthians de Santo André".

A equipe disputou doze edições do campeonato paulista de futebol, pelas segunda, terceira e quarta divisões. Atualmente disputa apenas campeonatos amadores de futebol.

Assim como o Sport Club Corinthians Paulista, o nome da equipe de Santo André também surgiu devido ao Corinthian Football Club, equipe inglesa que excursionava pelo Brasil. Entre os fundadores as duas propostas finais de nome eram Flor da Índia e Corinthians.

A primeira escalação da equipe foi formada por João, Túlio, Manetti, Polesi e Veronesi, Jacomo e Américo, Paulista, Cortez, Severino e Carmine.

A primeira partida e gol de Pelé foi contra o Corinthians de Santo André, numa partida amistosa de comemoração da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1956.[2]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Grêmio Esportivo Catanduvense Que fim levou
  2. Da Mata, Alessandro (26 de outubro de 2007). «Mesário da estreia de Pelé lembra trapalhada». São Paulo: LANCE!. Cópia arquivada em 14 de maio de 2008 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]