Harry Elkins Widener

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Harry Elkins Widener
Harry Elkins Widener
Nome completo Harry Elkins Widener
Nascimento 3 de janeiro de 1885
Filadélfia, Pensilvânia
Morte 15 de abril de 1912 (27 anos)
Oceano Atlântico
Ocupação Empresário, colecionador de livros

Harry Elkins Widener (3 de janeiro de 1885 – 15 de abril de 1912) foi um empresário e colecionador de livros americano, membro da família Widener. Sua mãe construiu a Widener Memorial Library na Universidade Harvard em sua memória após sua morte durante o naufrágio do RMS Titanic.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Widener Library
Carta para um amigo: "Nós ... retornaremos em 10 de abril na viagem inaugural do Titanic ..."

Nascido na Filadélfia, Pensilvânia, Widener era filho de George Dunton Widener (1861–1912) e Eleanor Elkins Widener, e neto do empresário Peter A. B. Widener (1834–1915). Estudou na The Hill School em Pottstown (Pensilvânia), e se graduou no Harvard College em 1907, onde foi membro da Hasty Pudding Theatricals e do Owl Club. O padrinho de Widener era o magnata dos bancos, Charles Mills.

Junto com seus pais, em abril de 1912 Widener embarcou no Titanic em Cherbourg, França com destino a Nova Iorque. Durante o naufrágio a mãe de Widener e sua criada foram resgatadas, mas Widener, seu pai e o valet de seu pai pereceram no mar. Em 1915, a mãe de Widener doou a Widener Library para a Harvard em sua memória. Dois prédios na Hill School são também dedicados à Widener e vitrais da St. Paul's Episcopal Church, em Elkins Park, Pensilvânia são dedicados à Widener e seu pai.

Uma lenda contada na Harvard sustenta que, para poupar outros do mesmo destino de seu filho, a mãe de Widener insistiu (como condição de seu presente) que os futuros graduados de Harvard precisassem aprender a nadar. No entanto, quando Harvard realmente implementou um teste de natação na década de 1920 (mais tarde abandonado), isso não tinha nada a ver com Widener.[1]

Referências

  1. Mann, Elizabeth (9 de dezembro de 1993), «The First Abridged Dictionary of Harvard Myths», The Harvard Independent, pp. 10–11 

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Harry Elkins Widener

Ligações externas[editar | editar código-fonte]