In Nacht und Eis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
In Nacht und Eis
 (BR)
In Nacht und Eis.jpg
 Alemanha
1912 • p&b • 35 min 
Direção Mime Misu
Roteiro Mime Misu
Elenco Waldemar Hecker
Mime Misu
Otto Rippert
Ernst Rückert
Género drama
Direção de arte Siegfried Wroblewsky
Direção de fotografia Willy Hameister
Emil Schünemann
Viktor Zimmerman
Lançamento 17 de agosto de 1912
Idioma Filme mudo (intertítulos em alemão)
Página no IMDb (em inglês)

In Nacht und Eis (tradução literal em português: Na Noite e no Gelo) é um filme alemão de 1912, dirigido por Mime Misu, sobre o naufrágio do Titanic. As filmagens começaram durante o Verão de 1912 e estreou no Inverno do mesmo ano. Os efeitos especiais são primitivos comparados aos filmes de hoje, mas eram bastante impressionantes para a altura em que foi realizado. No filme, um pequeno Titanic de brinquedo bate contra um bloco de gelo num pequeno lago e afunda. A produção contém alguma ficção à volta do naufrágio, como fogo saindo das chaminés, passageiros cantando hinos e caldeiras explodindo devido à pressão.

Foi produzido pelos Estúdios Continental Films, de Berlim e, apesar de maior parte do filme ter sido filmado em estúdios e terrenos existentes nas traseiras do edifício de estúdios, alguma parte foi gravada em Hamburgo e outra foi possívelmente gravada a bordo do paquete alemão Kaiserin Auguste Victoria. O Departamento de Bombeiros de Berlim forneceu água para as cenas do naufrágio. Com uma duração de 35 minutos, In Nacht und Eis era três vezes mais longo do que a maior parte dos filmes de 1912.

Por volta de 1914, o filme foi considerado perdido para todo o sempre, como muitos filmes mudos daquela altura. Então, em 1998, um colecionador alemão apercebeu-se de que o filme se encontrava na sua coleção privada. Várias cenas podem ser vistas no documentário Beyond Titanic

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.