Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox warning pn.svg
Este artigo foi proposto para eliminação por consenso.

Você é encorajado a melhorar o artigo, mas não remova este aviso, o que seria considerado vandalismo, além de não afetar o processo.

Dê a sua opinião e caso ela seja transformada numa votação após uma semana, vote (se tiver direito ao voto) na discussão.

Se aprovada, a eliminação ocorrerá a partir de 2 de abril.


Usuário: se esta página possui arquivos de mídia que não são utilizáveis em outras páginas, adicione uma nota em WP:PER, para que um administrador lusófono do Wikimedia Commons verifique se ela se encontra no escopo do projeto.

Instituto Federal do Triângulo Mineiro
IFTM
Fundação 29 de dezembro de 2008
Localização Uberaba (sede)
Uberlândia
Ituiutaba
Paracatu
Patrocínio, Minas Gerais
Página oficial www.iftriangulo.edu.br

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)- Campus Patrocínio conta com um curso superior e três cursos de nível técnico. Fica localizado na Av. Liria Terezinha Lassi Capuano n° 255, Bairro Chácara das Rosas CEP: 38740-000, na cidade de Patrocínio, Minas Gerais, Brasil. Telefone para contato: (34) 3832-0795

Histórico do Instituto[editar | editar código-fonte]

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IF Triângulo Mineiro (IFTM), criado em 29 de dezembro de 2008, pela Lei n. 11.892, é uma Instituição de Educação Superior, Básica e Profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. No seu processo instituinte estão presentes na composição de sua estrutura organizacional uma Reitoria localizada em Uberaba, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, a Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia e as Unidades de Educação Descentralizadas de Paracatu e de Paracatu que, por força da Lei, passaram de forma automática, independentemente de qualquer formalidade, à condição de campus da nova instituição, passando a denominar-se respectivamente: Campus Uberaba, Campus Uberlândia, Campus Paracatu , Campus Paracatu e Campus Avançado Patrocínio. No imaginário das comunidades que compõem a nova institui&cc edil;ão e nas práticas de seu cotidiano, estes componentes instituintes estão postos. Implica então, reconhecer que, como em toda organização, instituído e instituinte são aspectos de uma mesma realidade que, permanentemente, fazem trocas e assim, alteram e (re)configuram a Instituição numa totalidade em processo.

A Instituição responde a uma nova missão na sociedade e aos horizontes de seus profissionais que, ao crescerem em função do processo de formação continuada, o sistema educacional lhes proporcionou integrar o coletivo da escola nesse processo de mudança efetiva buscando transformar os sonhos em ações que, concretizadas, possam conduzir o IF TRIÂNGULO a excelência em todos os níveis e áreas de atuação.

Campus Avançado Patrocínio[editar | editar código-fonte]

No dia 01 de fevereiro de 2010 o prefeito de Patrocínio Lucas Siqueira juntamente com o secretário municipal de Educação Eurípedes de Assis Peres, receberam das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, a placa alusiva a instalação oficial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IF Triângulo Campus Avançado de Patrocínio-MG. Dada a importância da conquista para a comunidade de Patrocínio foi organizada uma cerimônia de inauguração oficial na sede do Campus do IFTM Patrocínio (antigo CET Cerrado). Houve presença de um grande público e diversas autoridades como o deputado federal Gilmar Machado (líder do governo na Câmara Federal); de Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira (Reitor do IF-Triângulo), prefeito de Patrocínio Lucas Siqueira, vice-prefeito Fausto Amaral, Humberto Donizete Ferreira-Bebé (presidente da Câmara Municipal), Célio Borges (vice-presidente do Conselho da FUNCECP), Ana Luiza da Fonseca Rodrigues (diretora da Superintendência Regional de Ensino), João Branco, prefeito em exercício de Guimarânia e o secretário municipal de educação Eurípedes de Assis Peres. Outras autoridades que marcaram presença foram os vereadores Alberto Sanarelli, Cássio Remis, Cláudio Alcântara, José Roberto (Salitre) e Marta Elias. Além do Reitor do IF - Triângulo, prestigiaram também o evento o professor José Antônio Bessa (Diretor de Pesquisa do Instituto), professora Sandra Maria Souza de Oliveira (Pro - Reitora de Educação), e o professor Weverson Silva Morais (Assessor Especial de Articulação do IF - Triângulo). Dois vídeos foram exibidos para o público presente sendo um produzido pela Assessoria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Patrocínio que mostrou momentos marcantes da história e conquista do IF - Triângulo Campus Avançado de Patrocínio(IFTM) e outro do Ministério da Educação sobre as instituições federais de ensino.

Cursos Oferecidos[editar | editar código-fonte]

Graduação[editar | editar código-fonte]

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - Campus Patrocínio conta com um curso de nível superior.

Modalidade: Superior Tecnólogo
Duração do curso: 3 anos.
Periodo: Noturno
Processo Seletivo: Semestral
Vagas: 30
Formas de Ingresso:
Vestibular Tradicional: disponibiliza 90% das vagas nessa modalidade.
Sistema de Seleção Unificada - SISU : disponibiliza 10% das vagas para candidatos que realizaram o ENEM.
Requisitos para Ingresso: Ensino Médio Completo.

Ensino Médio Integrado[editar | editar código-fonte]

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio conta com três cursos de nível técnico.

Modalidade: Subsequente
Duração do curso: 2 anos.
Período: Noturno
Processo Seletivo: Anual
Vagas: 60
Forma de Ingresso: Processo Seletivo Anual.
Requisitos para Ingresso: Ensino Médio Completo.
Modalidade: Concomitante
Duração do curso: 2 anos.
Periodo: Noturno
Processo Seletivo: Anual
Vagas: 30
Forma de Ingresso: Processo Seletivo Anual.
Requisitos para Ingresso: Estar cursando a partir do 2º Ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio.
Modalidade: Concomitante
Duração do curso: 2 anos.
Periodo: Verpertino
Processo Seletivo: Anual
Vagas: 30
Forma de Ingresso: Processo Seletivo Semestral.
Requisitos para Ingresso: Estar cursando a partir do 2º Ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.