João Pereira Darrigue de Faro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2009). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
João Pereira Darrigue de Faro
Nascimento 9 de julho de 1803
Rio de Janeiro
Morte 11 de novembro de 1856 (53 anos)
Cidadania Brasil
Ocupação político

João Pereira Darrigue de Faro, segundo barão e primeiro visconde com grandeza do Rio Bonito, (Rio de Janeiro, 9 de julho de 1803Rio de Janeiro, 11 de novembro de 1856) foi um fazendeiro, oficial da Guarda Nacional e político brasileiro.

História[editar | editar código-fonte]

Armas do visconde com grandeza do Rio Bonito.

Vice-presidente da província do Rio de Janeiro quatro vezes, chegou a exercer a presidência interina no período de 2 de maio de 1854 a 13 de setembro do mesmo ano, em substituição a Luís Antônio Barbosa. Também eleito como deputado da mesma província e vereador.

Como proprietário de terras, influi na região de Ipiabas, participando da construção da antiga capela de Nossa Senhora da Piedade de Ipiabas, além de participar da comissão encarregada da Estrada de Ferro Dom Pedro II.

No Paço Imperial, foi veador da Imperatriz Dona Teresa Cristina e guarda-roupa do Imperador. Seu filho, homônimo do pai, foi um dos empresários que muito lutaram para a criação da Estrada de Ferro Santa Izabel, a conhecida linha da Barra que ia de Barra do Piraí a Santa Isabel do Rio Preto.

Foi presidente do Banco do Brasil, de 3 de abril a 9 de setembro de 1855.[1]

Referências

  1. «Banco do Brasil – Relação dos presidentes (desde 1853)». Banco do Brasil. Consultado em 6 de fevereiro de 2015. Arquivado do original em 6 de fevereiro de 2015 
Precedido por
Luís Antônio Barbosa
Presidente da província do Rio de Janeiro
1854
Sucedido por
Brás Carneiro Nogueira da Costa e Gama
Precedido por
Francisco Xavier Pereira
(interino)
Presidente do Banco do Brasil
1855
Sucedido por
Joaquim José Rodrigues Torres
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.