Koopalings

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Koopa Kid)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Koopalings
Koopalings}
Informações gerais
Nome no Japão Kokuppa (コクッパ)
Série de jogos Mario
Primeiro jogo Super Mario Bros. 3 (1988)
Designer Shigeru Miyamoto
Dublador em inglês Lani Manilla (Larry, Morton, Wendy, e Lemmy)

Mike Vaughn (Iggy e Ludwig)

Dan Falcone(Roy)

Informações pessoais
Sexo 6 Meninos e 1 Menina
Alinhamento Mal
Raça Koopa
Espécie Koopa
Terra natal Yoshi's island
Afiliação Bowser

Os Koopalings (Chamados de Koopalinhos na dublagem brasileira dos desenhos animados) são os filhos de Bowser, o arqui-inimigo de Mario em sua série de jogos para Nintendo. Eles estrearam em Super Mario Bros. 3, onde fizeram suas primeiras aparições como chefões de cada um dos sete mundos do Reino dos Cogumelos, que havia sido dominado por Bowser, depois de roubarem os cetros mágicos pertencentes aos reis de cada mundo. Feito isso, Bowser deixou os Koopalings livres pelos mundos do Reino dos Cogumelos para que fizessem as maldades e travessuras que quisessem.

Nos desenhos animados, os Koopalings foram renomeados para que os produtores dos mesmos não pagassem royalties para os artistas reais que inspiraram os seus nomes.

Conceito e criação[editar | editar código-fonte]

Os Koopalings foram modelados a partir da equipe de design de Super Mario Bros. 3 e todos eles receberam seus nomes inspirados em nomes de artistas musicais famosos pelos produtores estadunidenses da série. Na versão japonesa de Super Mario World, apenas seus primeiros nomes foram adaptados, deixando apenas o sobrenome Koopa. Nos desenhos animados, os Koopalings foram todos renomeados supostamente porque a Nintendo ainda não tinha divulgado os seus nomes e para que seus produtores não tivessem que pagar royalties aos artistas que os inspiraram. Por causa dessa mudança, os roteiristas do desenho Super Mario Bros. 3 também foram obrigados a renomear os Koopalings em suas dublagens, apesar de no jogo os seus nomes continuarem os mesmos de anteriormente.

A palavra Koopaling é uma combinação da palavra Koopa com o sufixo -Ling, que frequentemente é usado para designar versões infantis, inferiores ou menores de um nome completo. Esse modelo de nomeação descreve adequadamente a relação dos Koopalings com Bowser. Da mesma forma, esse nome no original japonês, Kokuppa, é transliterado essencialmente como Koopa Kids ou Little Koopa em inglês.

Logo depois de suas primeiras aparições em Super Mario Bros. 3, os Koopalings passaram a aparecer frequentemente nos outros jogos da franquia Super Mario, sempre atuando como vilões à serviço de Bowser.

Parentesco[editar | editar código-fonte]

Bowser não é o pai dos Koopalings , Os koopalings são servos de Bowser.

A origem dos Koopalings é, por definição, um mistério, já que não há nenhuma mãe conhecida deles. Alguns teorizam que os Koopas, assim como os Yoshis, botam seus próprios ovos. Outros teorizam que Bowser é viúvo e que sua esposa botou os ovos antes de morrer, mas essa teoria é contraposta e insustentável devido a existência do fato de que Baby Bowser já demonstrava estar romanticamente interessado em Baby Peach, como visto no jogo Mario & Luigi: Partners in Time. Uma outra teoria considerável é de que Bowser criou seus ovos usando magia.

Entretanto, em uma entrevista com Shigeru Miyamoto, criador da série de jogos de Super Mario, no final de 2012, o mesmo afirmou que os Koopalings não são filhos de Bowser e que o único filho deste é Bowser Jr., e não se sabe quem é sua mãe. Assim, a verdadeira origem dos Koopalings permanece completamente desconhecida até atualmente.

Membros [editar | editar código-fonte]

Os Koopalings são sete no total, seis machos e uma fêmea.

Ludwig von Koopa[editar | editar código-fonte]

Ludwig von Koopa é o primeiro dos Koopalings, sendo portanto o mais velho dos irmãos. Ele é muito inteligente e costuma atuar como o segundo comandante, estando abaixo apenas de Bowser. Também sendo bastante criativo, Ludwig se mostra tão ganancioso pelo poder e um vilão tão malvado quanto, ou até mais do que Bowser. Seu nome foi inspirado no compositor e pianista alemão Ludwig van Beethoven. Nos desenhos animados, Ludwig é chamado de Kooky von Koopa, algo como Koopa Vaidoso em português, e fazendo alusão à esse nome, é muito arrogante, orgulhoso, vaidoso e se auto-denomina o gênio do mal. Seu mundo de conquista foi o Mundo das Nuvens. Seu cabelo é o mais volumoso dos Koopalings e colorido em azul, com exceção de em Super Mario Bros. 3, onde seu cabelo é cinza.

Super Mario Bros. 3[editar | editar código-fonte]

Em Super Mario Bros. 3, Ludwig dominou a Terra dos Canos do Reino dos Cogumelos transformando o Rei da mesma em um Yoshi e fugiu em seu navio voador. Quando Mario apareceu para combatê-lo com a missão de restaurar a ordem na Terra dos Canos, Ludwig usou o cetro mágico roubado do Rei para lutar contra o herói. Com o poder do cetro, Ludwig era capaz de criar terremotos intensos, mas felizmente os seus truques não foram páreos para a força e determinação de Mario. Depois de derrotado por Mario e este tendo recuperado o cetro mágico, Ludwig perdeu o controle da Terra dos Canos.

Super Mario World[editar | editar código-fonte]

Em Super Mario World, Ludwig ocupou a área das Pontes Gêmeas na Ilha dos Dinossauros. Mario apareceu mais uma vez para combatê-lo e durante essa batalha, Ludwig se valeu de uma estratégia mais bruta a fim de derrotar o protagonista. Tal estratégia consistia em atirar bolas de fogo pela boca e avançar com toda a força do seu casco em cima de Mario. Entretanto, o herói o venceu mais uma vez e acionou o detonador para explodir o castelo de Ludwig. No momento em que o fez, Mario foi surpreendido, pois ao invés do castelo explodir como o esperado, o mesmo subiu como um foguete, bateu em uma montanha e aí sim, explodiu.

Lemmy Koopa[editar | editar código-fonte]

Lemmy Koopa é o segundo dos Koopalings e, portanto, o segundo irmão mais velho. Possui um cabelo punk colorido e olhos esbugalhados. Seu nome foi inspirado em Lemmy Kilmister, o fundador da banda de rock inglesa Motörhead. Lemmy costuma andar se equilibrando em cima de uma bola e geralmente é considerado o maluco dos Koopalings. Seu mundo de conquista foi o Mundo dos Campos. Ele sempre está perto do seu irmão mais novo, Iggy Koopa. Nos desenhos animados, Lemmy foi nomeado Hop Koopa e é o irmão gêmeo de Hip Koopa, seus nomes assim fazendo um trocadilho com a palavra hip-hop.

Aparições em Jogos[editar | editar código-fonte]

Assim como todos os seus irmãos, Lemmy também aparece como um chefe em todos os jogos da franquia Super Mario. Em Super Mario Bros. 3, ele dominou a Terra do Gelo, enquanto que em Super Mario World, seu mundo é a Cúpula da Baunilha. Tanto em Super Mario Bros. 3, quanto em Super Mario World, Lemmy luta contra Mario usando truques muito semelhantes aos de sua irmã, Wendy.

Aparições em Desenhos[editar | editar código-fonte]

Nos desenhos animados, Lemmy é chamado de Hip Koopa e está sempre acompanhado de seu irmão gêmeo, Hop Koopa, o equivalente à Iggy Koopa nos jogos. Por serem inseparáveis e uma dupla de loucos, Hip e Hop são os Koopalings que mais causam problemas para o Rei Koopa.

Roy Koopa[editar | editar código-fonte]

Roy Koopa é o terceiro dos Koopalings e o terceiro irmão mais velho. Ele é careca, usa óculos escuros, braceletes espinhosos e possui a cabeça e o casco rosas. Seu nome foi inspirado em Roy Orbison. Devido ao seu porte robusto e a sua personalidade, Roy é o típico brutamontes e as suas cores fazem alusão à um ditado popular nos Estados Unidos que diz que homens de verdade usam rosa. Seu mundo de conquista foi o Mundo do Deserto. Nos desenhos, Roy é chamado de Bully Koopa, que significa Koopa Valentão. Tem esse nome porque costuma bulinar os seus irmãos, especialmente Iggy Koopa, que é vítima frequente dos seus insultos e surras, sendo essa uma clara referência de um valentão brutamontes que perturba um nerd indefeso por diversão.

Aparições em Jogos[editar | editar código-fonte]

Em Super Mario Bros. 3, Roy dominou a Terra dos Céus. Quando Mario surge para combatê-lo, Roy se vale de uma estratégia semelhante à de seu irmão mais novo, Morton Koopa Jr., que consiste em pular e causar tremores no chão para paralisar Mario, além de atacar com o seu cetro mágico. Já em Super Mario World, o mundo de Roy é a Floresta da Ilusão e, mais uma vez, suas estratégias são muito semelhantes à de Morton Koopa Jr.

Iggy Koopa[editar | editar código-fonte]

Iggy Koopa é o quarto dos Koopalings e o quarto irmão mais velho. Seu cabelo é verde e costuma usar óculos grandes. Seu nome foi inspirado em Iggy Pop. Geralmente é considerado o nerd dos Koopalings, pois é muito inteligente, rápido e poderoso, perdendo apenas para Ludwig em matéria de poder. Seu mundo de conquista foi o Mundo da Floresta. Nos desenhos animados, Iggy é irmão gêmeo de Lemmy e é chamado de Hop Koopa, enquanto que Lemmy é chamado de Hip Koopa, fazendo assim um jogo de palavras com hip-hop. Está sempre acompanhado de Lemmy e juntos, são a dupla mais ativa dos Koopalings, aprontando altas confusões que muitas vezes atrapalham os planos do Rei Koopa.

Aparições em Jogos[editar | editar código-fonte]

Em Super Mario Bros. 3, Iggy dominou a Terra Gigante, onde tudo e todos nela possuem tamanhos desproporcionais. Em Super Mario World, o mundo de Iggy é a Ilha do Yoshi, onde Mario precisa derrotá-lo a fim de livrar os Yoshis da ilha do controle perverso do Koopaling. Em Mario & Luigi Superstar Saga, Iggy é o primeiro Koopaling a ser enfrentado, no começo da batalha ele deixa os irmãos Mario tontos após dar um giro intenso, no remake de 3DS ele aparece como personagem jogável no jogo Bowser's Minions e seu inimigo é Dark Iggy Koopa, uma versão maléfica dele.

Wendy O. Koopa[editar | editar código-fonte]

Wendy O. Koopa é a única fêmea dos Koopalings, a quinta dos mesmos e a quinta irmã mais velha. Seu nome foi inspirado em Wendy O. Williams, do girl group Plasmatics. Ela geralmente usa um laço rosa enorme na cabeça, brincos, pulseiras, sapatos de salto alto e batom nos lábios. Wendy é a mais mimada dos Koopalings, sempre querendo o que quer, quando quer e do jeito que quer. Seu mundo de conquista foi o Mundo do Gelo, mas ela só o conquistou para que pudesse ficar admirando a sua beleza nos reflexos do gelo. Como, eventualmente, ficou incomodada com o frio intenso do lugar, ela tramou roubar a Planta de Fogo Mãe para forçá-la a cuspir bolas de fogo para que pudesse se aquecer. Nos desenhos animados, seu nome é Kootie Pie Koopa, algo como tortinha, doçura ou belezinha.

Aparições em Jogos[editar | editar código-fonte]

Em Super Mario Bros. 3, Wendy dominou a Terra da Água e em sua luta contra Mario, ela usou o poder do seu cetro mágico para atirar rodelas coloridas contra o protagonista. Já em Super Mario World, Wendy ocupou a Ilha Chocolate e a sua modalidade de batalha se assemelhava à de Lemmy Koopa. A sua derrota em Super Mario World é o que revela o último mundo da Ilha dos Dinossauros, onde Mario deverá enfrentar pessoalmente Bowser.

Morton Koopa Jr.[editar | editar código-fonte]

Morton Koopa Jr. é o sexto dos Koopalings e o segundo irmão caçula. Seu nome foi inspirado em Morton Downey, Jr., um programa de talk show. Ele é careca, assim como Roy Koopa, com o sutil diferencial de possuir apenas três fios de cabelo acinzentados, casco cinza e um tom de pele mais escuro que o dos outros Koopalings. Seu visual foi inspirado em Paul Stanley, do Kiss. Seu mundo de conquista foi o Mundo das Montanhas. Nos desenhos animados, Morton é chamado de Big Mouth Koopa, que significa Koopa Bocão, tendo esse nome porque fala demais até nas horas mais impróprias.

Aparições em Jogos[editar | editar código-fonte]

Em Super Mario Bros. 3, Morton dominou a Terra do Deserto e o seu principal truque em seu combate contra Mario era o de provocar terremotos de magnitude suficiente para paralisá-lo temporariamente e com isso, deixá-lo à mercê dos seus ataques de seu cetro mágico. Em Super Mario World, Morton ocupou a Planície da Rosquinha, um mundo famoso por ser composto de uma planície com um lago em seu centro, se assemelhando assim à uma rosquinha. É um mundo com diversas passagens secretas, cujo Mario teve que ser mais esperto que o habitual a fim de desvendar todas.

Larry Koopa[editar | editar código-fonte]

Larry Koopa é o sétimo e último dos Koopalings e o irmão caçula. Seu nome foi inspirado em Larry King, um apresentador de talk show. Ele possui um cabelo arrepiado estilo topete e colorido em azul, sendo esse um dos visuais considerados mais bonitos pelos fãs da série Super Mario. Seu mundo de conquista foi o Mundo da Água. Supõe-se que Larry seja o filho favorito de Bowser, pois, não raramente, os mundos dominados por ele se encontram próximos, ou anexados aos mundos dominados por Bowser. Talvez a preferência de Bowser por Larry se deva ao fato de Larry ser o caçula, o mais inexperiente e menos poderoso dos Koopalings, assim fazendo com que Bowser queira, de alguma forma, ensiná-lo e torná-lo a sua imagem e semelhança. Nos desenhos, Larry é chamado de Cheatsy Koopa, que significa Koopa Trapaceiro.

Aparições em Jogos[editar | editar código-fonte]

Em Super Mario Bros. 3, Larry dominou a Terra da Grama, o primeiro mundo do Reino dos Cogumelos a solicitar a ajuda de Mario para se livrar da ameaça do Koopaling. Já em Super Mario World, Larry compartilha o domínio do Vale do Bowser com o próprio Bowser e a sua modalidade de combate é a mesma de Iggy Koopa.