Leonor, Princesa das Astúrias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Leonor de Bourbon e Ortiz)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde setembro de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Leonor
Princesa das Astúrias
 
Casa Real Bourbon
Nome completo
Leonor de Todos los Santos de Borbón y Ortiz
Nascimento 31 de outubro de 2005 (10 anos)
Madrid, Espanha
Pai Filipe VI da Espanha
Mãe Letícia Ortiz Rocasolano
Assinatura Assinatura de Leonor

Leonor, Princesa das Astúrias (em espanhol: Leonor de Todos los Santos de Borbón y Ortiz) (Madrid, 31 de outubro de 2005)[1] é a filha mais velha do rei Filipe VI e da rainha Letícia da Espanha.[2]

Herdeira da Coroa desde a proclamação de seu pai como rei, no dia 19 de junho de 2014, Leonor recebeu assim o título de princesa das Astúrias, junto com os títulos de princesa de Girona e princesa de Viana; correspondentes aos herdeiros dos reinos de Castela, Aragão e Navarra, cuja união formou no século XVI a monarquia espanhola. Ostenta, assim sendo, os títulos de duquesa de Montblanc, condessa de Cervera e senhora de Balaguer.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

A infanta Leonor nasceu em 31 de outubro de 2005, na Clíncia Ruber, por meio de uma cesariana à 01:46 (hora local) com 3,500 kg e 47 cm[3], o anúncio de seu nascimento foi comunicado à imprensa através de mensagens escritas por celular. Leonor possui uma irmã mais nova, a infanta Sofia, nascida em 29 de abril de 2007[4].

Batizado e Primeira Comunhão[editar | editar código-fonte]

Foi baptizada a 14 de janeiro de 2006 nos jardins do Palácio da Zarzuela[5]. O oficiante foi o cardeal-arcebispo de Madrid, Antonio María Rouco Varela. Os padrinhos são os seus avós paternos.

Como parte da sua educação católica, a 20 de maio de 2015, a Princesa Leonor recebeu a sua Primeira Comunhão. A cerimônia foi marcada por quebrar a tradição: não usou um vestido branco e participou na celebração juntamente com outras crianças. [6] [7]

Educação[editar | editar código-fonte]

Leonor ingressou na escola a 7 de setembro de 2007 no Infantário da Guarda Real no Palácio de El Pardo.

Começou a sua educação infantil a 15 de setembro de 2008 no Colégio Santa María de los Rosales de Aravaca, nos arredores de Madrid. O seu pai é um ex-aluno desta escola.

Como primeira na linha de sucessão ao trono, apesar da sua tenra idade, a menina já está a ser preparada para um dia assumir o papel que pertence ao seu pai, Filipe VI desde o dia 19 de junho de 2014. Além das aulas normais que frequenta qualquer criança da sua idade, Leonor tem também aulas de mandarim duas vezes por semana e até já adquiriu alguns conhecimentos, como por exemplo, cantar algumas canções, enumerar as partes do corpo e dizer as letras do alfabeto neste idioma. Além disso, tem contacto diário com o inglês, pois a mãe, a rainha Letícia, lê-lhe histórias nesta língua. Também a rainha Sofia usa o inglês para comunicar com os netos, tal como sempre fez com os seus três filhos, Filipe, Elena e Cristina. Leonor e sua irmã também dedicam uma boa parte do seu tempo à prática de ballet, ténis, esqui e natação.

Contudo, por terem a consciência que toda a responsabilidade que é colocada em Leonor pode tornar-se um peso que a impeça de ter uma infância normal, Filipe e Letícia fazem questão que a sua filha mais nova, Sofia, também siga os passos da irmã no que toca às atividades extracurriculares.

Para já, todo o esforço da família real espanhola para preparar Leonor para um lugar tão importante parece estar a dar frutos, pois a cada nova aparição pública a menina mostra-se mais à vontade, sem perder a sua postura de princesa.[8]

Interesses pessoais e vida privada[editar | editar código-fonte]

Os reis de Espanha mantém, o máximo que podem, a vida das filhas em plano privado e além de algumas aparições públicas tradicionais, poucos se sabe das suas vidas. [9]

Em abril de 2016, Leonor assistiu com o pai um dos jogos de futebol das semifinais da Liga dos Campeões da UEFA entre o Atlético de Madrid e o Bayern de Munique, tendo inclusive comemorado o golo [10] do Atlético. [11] [12]

Aparições públicas[editar | editar código-fonte]

As suas aparições em público, como as de sua irmã Sofia, limitam-se a três ou quatro ocasiões durante o ano (início do ano escolar, missa de Páscoa, férias em Palma de Maiorca, Missa de Natal, etc.) [13]

Em 2010, Leonor assistiu pela primeira vez, com a irmã, a infanta Sofia, os avós e os pais, a uma recepção oficial no Palácio Real de Madrid como motivo da vitória da Seleção de Futebol de Espanha na Copa Mundial de Futebol de 2010. O segundo ato a que assistiu foi a missa em honra de sua bisavó paterna, a Condessa de Barcelona, em Dezembro desse mesmo ano, ato a que assistiu toda a família real.

Em 2014 ela e a irmã participaram nos eventos de entronização do seu pai, o Rei Filipe, [14] e meses depois, já na condição de Princesa das Astúrias, Leonor participou pela primeira vez das comemorações do Dia Nacional. [15]

Em abril de 2016, Leonor assistiu pela primeira vez a um jogo de futebol da Liga dos Campeões da UEFA, em Madrid. [16]

Herdeira do trono e Princesa das Astúrias[editar | editar código-fonte]

Leonor assumiu os títulos de 36.ª Princesa das Astúrias, Princesa de Girona, Princesa de Viana, Duquesa de Montblanc, Condessa de Cervera e Senhora de Balaguer. Caso assuma o trono, será a primeira rainha reinante desde Isabel II, sob o nome presuntivo de "Leonor II de Espanha" (já que em Navarra houve uma rainha, também, chamada Leonor no século XV).

A constituição espanhola, que o governo socialista pretendia modificar, mantém a preferência masculina na sucessão, isto é, os filhos varões têm precedência sobre as irmãs, mesmo que mais velhas. Assim, Leonor só será rainha de Espanha em caso de vir a ser filha única ou de vir a ter apenas irmãs.

No caso de Leonor se tornar um dia rainha, será a quarta mulher a reinar em Espanha (depois de Isabel I, Joana I e Isabel II).

Títulos e honras[editar | editar código-fonte]

Desde o seu nascimento ostentava o tratamento de Infanta de Espanha e em 2014, por decreto real, ganhou os títulos históricos dos diferentes reinos espanhóis; por isso recebeu o tratamento de Alteza Real:

Honras e condecorações[editar | editar código-fonte]

2015: Colar da Ordem do Tosão de Ouro [17]

Ascendência

Referências

  1. «Anuncio del nacimiento de la primera hija de Sus Altezas Reales los Príncipes de Asturias . Casa de Su Majestad el Rey de España». www.casareal.es. Consultado em 2009-11-07. 
  2. «Árvore Genealógica da Família Real». www.elmundo.es. Consultado em 2009-11-07.  Texto " elmundo.es" ignorado (Ajuda)
  3. http://www.hola.com/realeza/casa_espanola/2013103067811/infanta-leonor-cumple-ocho/
  4. http://www.libertaddigital.com/sociedaod/nace-la-infanta-sofia-segunda-hija-de-los-principes-de-asturias-y-tercera-en-la-linea-de-sucesion-al-trono-1276304470/
  5. http://personales.ya.com/fororeal/bautizoinfantaleonor.htm
  6. «Princesa Leonor faz primeira comunhão - dn». DN. Consultado em 2015-07-14. 
  7. «Princesa Leonor, da Espanha, rompe tradição em primeira comunhão». Consultado em 2015-07-14. 
  8. http://caras.sapo.pt/realeza/espanha/2013/04/03/familia-real-espanhola-prepara-infanta-leonor-para-o-trono
  9. «Los diez años de Leonor: la vida normal de una niña excepcional». Vanity Fair. 2015-10-30. Consultado em 2016-04-28. 
  10. «Club Atletico de Madrid v FC Bayern Muenchen - UEFA Champions League Semi Final: First Leg Pictures | Getty Images». Getty Images (em inglês). Consultado em 2016-04-28. 
  11. «Princesa Leonor encantou em jogo da Liga dos Campeões». MoveNotícias. 2016-04-28. Consultado em 2016-04-28. 
  12. «El Rey y la Princesa Leonor asisten al Atlético-Bayern en el Calderón». ELMUNDO. Consultado em 2016-04-28. 
  13. «Os looks de Leonor e Sofía». MoveNotícias. 2016-03-28. Consultado em 2016-04-28. 
  14. «Las infantas Leonor y Sofía participan en todas las ceremonias de sucesión en la Corona». HOLA. Consultado em 2016-04-28. 
  15. «Reis de Espanha festejam Dia Nacional com as filhas». Consultado em 2015-07-14. 
  16. «Princesa Leonor encantou em jogo da Liga dos Campeões». MoveNotícias. 2016-04-28. Consultado em 2016-04-28. 
  17. «El Rey Felipe VI concede a la Princesa de Asturias el Toisón de Oro». ELMUNDO. Consultado em 2016-04-28. 
Leonor, Princesa das Astúrias
Casa de Bourbon
31 de outubro de 2005
Precedido por:
Filipe VI
Coat of Arms of Leonor, Princess of Asturias.svg

Princesa de Astúrias
Princesa de Viana

2014 - presente
Sucedido por:
-
Coat of Arms of the Spanish Heir apparent as Prince of Girona.svg

Princesa de Girona
Duquesa de Montblanc
Condessa de Cervera
Senhora de Balaguer

2014 - presente
Precedido por:
-
Linha de sucessão ao trono espanhol
1ª posição
2014 - presente
Sucedido por:
Infanta Sofia