May Parker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para sua sobrinha-neta, May "Mayday" Parker, veja Spider-Girl.
Tia May
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Amazing Fantasy #15 (Agosto de 1962)
Criado por Stan Lee
Steve Ditko
Nome completo May Reilly Parker
Terra natal Brooklyn, Nova York
Afiliações Fundação Ben Parker
F.E.A.S.T.
Indústrias Parker
Ocupação Ex-garçonete, aposentada, voluntária da F.E.A.S.T. (Comida, Emergência, Auxílio, Abrigo e Treinamento)
Parentesco Albert Reilly (pai morto), Claire Reilly (mãe morta), Ben Parker (marido morto), Richard Parker (cunhado), Peter Parker (sobrinho), May "May Day" Parker (sobrinha-neta num futuro alternativo)
Personagem de Homem-Aranha
Ultimate Spider-Man
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Tia May é uma personagem fictícia que aparece nas histórias em quadrinhos americanos, publicados pela Marvel Comics. Criada pelo escritor Stan Lee e pelo artista Steve Ditko, a personagem fez sua primeira aparição em "Amazing Fantasy" #15 (agosto de 1962). Ela é a tia de casamento de Peter Parker, que leva uma vida secreta como Homem-Aranha. Ela está sempre apoiando Peter, embora a maior parte das histórias ela não tenha conhecido sua vida secreta e considera o Homem-Aranha assustador. Sempre foi desenhada como uma mulher bem frágil e velha, mas tem-se mostrado uma das personagens mais resistentes e de grande longevidade do Universo Marvel.[1][2][3][4]

História[editar | editar código-fonte]

Seu nome de solteira é May Reilly, o que inspirou o nome do clone de Peter, Ben Reilly, também conhecido como Aranha Escarlate.

Após o desaparecimento dos pais, Peter Parker foi morar ainda criança com May e seu marido, Ben Parker, numa casa no bairro novaiorquino de Forest Hill, Queens. Quando seu marido foi assassinado por um ladrão, passou a ter problemas financeiros e de saúde, o que obrigou Peter a trabalhar para ganhar dinheiro, contudo sem parar com os estudos. Quando iniciou a faculdade, Peter foi morar com seu amigo rico Harry Osborn, o que fez com que a tia May alugasse seu quarto. O primeiro inquilino foi o vilão Doutor Octopus, com quem a mulher teve um romance que quase acabou em casamento, para desespero de seu sobrinho. Foi dada como morta em determinada ocasião, mas depois retornou quando se descobriu que era uma trama do vilão ilusionista Mystério.

Recentemente, foi morar junto com Peter e Mary Jane na Torre Stark, após ter tido sua casa queimada, e lá começou a se envolver romanticamente com o mordomo dos Vingadores, Edwin Jarvis.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

  • A primeira aparição de may em uma animação, foi na primeira temporada da série de 1960 do Homem-Aranha como parte do episódio "O chifre do rinoceronte", dublada por Peg Dixon.
  • Tia May aparece na série animada do Homem-Aranha de 1980, dublada por Linda Gary.
  • May aparece na série animada de 1994, Homem-Aranha: A Série Animada, dublada por Linda Gary nas três primeiras temporadas e mais tarde substituída por Julie Bennett nas duas últimas temporadas após a morte de Gary. Na série Peter está sempre chateado por sua tia não gostar de seu alter-ego, por acreditar que por causa dele, a cidade está sempre em perigo.
  • May Parker aparece em The Spectacular Spider-Man, de 2008, dublada por Deborah Strang. Na série May aparenta ser mais jovem, mas ainda é uma mulher frágil, já que tem alguns problemas de saúde durante a série.
  • May também aparece em Ultimate Homem-Aranha, dublada por Misty Lee. Essa versão da personagem é menos frágil do que suas representações anteriores e também tem vários hobbies como ioga e culinária, o que permite que Peter saia de casa sem levantar suspeitas.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Universo Marvel Cinematográfico[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.