Spider-Man: Into the Spider-Verse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Spider-Man Into the Spider-Verse Logo Black.png
Homem-Aranha: No Universo Aranha (PRT)
Homem-Aranha: No Aranhaverso (BRA)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2018 •  cor •  117 min 
Direção Bob Persichetti
Peter Ramsey
Rodney Rothman
Produção Avi Arad
Amy Pascal
Phil Lord
Christopher Miller
Christina Steinberg
Coprodução Theresa Bentz
Christian Hejnal
Produção executiva Will Allegra
Brian Michael Bendis
Stan Lee
Roteiro Phil Lord
Rodney Rothman
História Phil Lord
Baseado em Miles Morales
de Brian Michael Bendis e Sara Pichelli
Elenco Shameik Moore
Jake Johnson
Hailee Steinfeld
Mahershala Ali
Brian Tyree Henry
Lily Tomlin
Luna Lauren Velez
John Mulaney
Kimiko Glenn
Nicolas Cage
Liev Schreiber
Gênero animação
Música Daniel Pemberton
Direção de arte Dean Gordon
Patrick O'Keefe
Edição Robert Fisher Jr.
Companhia(s) produtora(s) Sony Pictures Animation
Marvel Entertainment
Distribuição Sony Pictures Releasing
Lançamento Portugal 13 de dezembro de 2018
Estados Unidos 14 de dezembro de 2018
Brasil 10 de janeiro de 2019
Idioma inglês
Orçamento US$ 90 milhões[1]
Receita US$ 375 460 612[1]
Cronologia
Spider-Man: Into the Spider-Verse 2[2] (TBA)
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Spider-Man: Into the Spider-Verse (Homem-Aranha: No Aranhaverso BRA ou Homem-Aranha: No Universo Aranha PRT) é um filme de animação dos Estados Unidos, baseado nas histórias em quadrinhos do personagem Miles Morales/Homem-Aranha da Marvel Comics,[3] produzido pela Columbia Pictures e Sony Pictures Animation em associação com a Marvel Entertainment e distribuído pela Sony Pictures Releasing. O filme se passa em um multiverso compartilhado chamado de "Aranhaverso", que possui universos alternativos diferentes.[nota 1] O filme é dirigido por Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman, com roteiro escrito por Phil Lord e Rothman. O elenco é composto por Shameik Moore interpretado Miles Morales, além de Hailee Steinfeld, Mahershala Ali, Jake Johnson, Liev Schreiber, Brian Tyree Henry, Luna Lauren Velez, Lily Tomlin, Nicolas Cage, Kimiko Glenn e John Mulaney. No filme, Morales se torna uma das versões alternativas do Homem-Aranha.[5]

Os planos para um filme de animação do Homem-Aranha, desenvolvidos por Lord e Christopher Miller, foram inicialmente revelados em 2014 e oficialmente anunciados em abril de 2015. Persichetti, Ramsey e Rothman se juntaram ao projeto nos dois anos seguintes, com Shameik Moore e Liev Schreiber sendo escalados para o elenco em abril de 2017. Lord e Miller queriam que o filme tivesse seu próprio estilo único, combinando a animação computadorizada interna da Sony Pictures Imageworks com as técnicas tradicionais de desenho à mão inspiradas no trabalho da co-criadora de Miles Morales, Sara Pichelli. Para completar a animação para o filme, foram necessários 140 animadores, sendo esta a maior equipe já usada em um filme da Sony Pictures Animation.

Spider-Man: Into the Spider-Verse teve sua estréia mundial no Regency Village Theater, em Los Angeles, em 1 de dezembro de 2018, e foi lançado nos Estados Unidos em 14 de dezembro de 2018. Ele arrecadou mais de US $ 359 milhões em todo o mundo contra um Orçamento de US $ 90 milhões. O filme recebeu elogios por sua animação, personagens, história, dublagem, humor e trilha sonora. Ganhou inúmeros prêmios, incluindo a premiação de Melhor Animação no 91º Oscar, no 46th Annie Awards e no 76º Globo de Ouro. Um filme de continuação e um spin-off estão ambos em desenvolvimento.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O adolescente Miles Morales luta para viver de acordo com as expectativas de seu pai, o policial Jefferson Davis, que vê o Homem-Aranha como uma ameaça. Miles se transfere para um colégio interno, mas depois da aula costuma fugir para a casa de seu tio Aaron Davis. Quando ele leva Miles a uma estação de metrô abandonada para fazer pichações nas paredes, Miles é picado por uma aranha radioativa e ganha habilidades de aranha.

Miles retorna à estação para procurar a aranha e encontra um acelerador de partículas chamado "The Super-Collider" construído por Wilson Fisk, que planeja acessar universos paralelos para encontrar versões alternativas de sua falecida esposa e filho, que morreram em um acidente de carro depois que eles o encontraram tentando matar o Homem-Aranha. O Homem-Aranha tenta desativar o colisor enquanto luta contra os policiais de Fisk, uma versão mutante gigante do Duende Verde e o Gatuno. O Homem-Aranha salva Miles e percebe suas semelhanças. O Duende empurra o Aranha para o colisor, causando uma explosão que quase o mata. Ferido, Homem-Aranha dá a Miles um dispositivo USB para desativar o acelerador e avisa que a máquina poderia destruir a cidade se fosse reativada. Miles assiste horrorizado enquanto Fisk mata o Homem-Aranha e foge de Gatuno.

Miles testa suas novas habilidades em uma fantasia de Homem-Aranha, mas danifica o drive USB depois de cair de um prédio. No túmulo do Homem-Aranha, Miles conhece Peter B. Parker, uma versão mais velha e desgastada do Homem-Aranha de outra dimensão. Ao se encontrar com Peter, Miles, inadvertidamente, descobre um poder de emitir um pulso bioelétrico para desacordar sua vítima. Peter relutantemente concorda em treinar Miles em troca de ajuda para roubar dados para criar um novo dispositivo USB. No centro de pesquisa de Fisk, Miles descobre que tem o poder de se tornar invisível. Eles são confrontados pela cientista-chefe Olivia Octavius, que pega amostras de DNA de Peter, revelando que ele vai morrer devido à deterioração celular se ele permanecer na sua dimensão por mais tempo.

Miles e Peter são resgatados por Gwen Stacy, a Gwen-Aranha, de outra dimensão. Eles encontram a tia de Peter, May Parker, que está abrigando mais heróis de outras dimensões - Homem-Aranha Noir, Porco-Aranha (Peter Porker) e Peni Parker, que também estão se deteriorando. Miles se oferece para desativar o colisor para que os outros possam voltar para casa, mas os heróis dizem que ele não tem experiência. Miles retira-se e vai para a casa de Aaron, onde descobre que Aaron é o Gatuno. Ele retorna para a casa de May, onde Peni completou o drive USB. No entanto, ele é seguido por Fisk, Gatuno, Octavius, Escorpião e Cabeça de Martelo, levando a um confronto. Miles foge, mas é capturado por Gatuno e revela sua identidade para seu tio. Se recusando a matar Miles, Aaron é baleado por Fisk. Miles foge com Aaron, mas Aaron acaba morrendo em seus braços devido à gravidade do ferimento causado por Fisk. Jefferson vê Miles lamentando a morte de Aaron e conclui que foi o Homem-Aranha que o matou.

Os heróis se reagrupam com Miles em seu dormitório. Peter retém Miles com suas teias para garantir sua segurança antes de sair com os heróis, escolhendo se sacrificar ficando para trás e desativando o colisor. Jefferson chega à porta de Miles e, supondo que não queria falar com ele, pede desculpas por seus erros. Miles domina seus poderes e vai para a casa de tia May, onde ele ganha lançadores de teia e customiza um dos trajes de Peter. Ele se junta aos heróis e os ajuda a derrotar os executores de Fisk antes de ativar o drive USB e mandá-los para casa. Fisk e Miles lutam ao longo do colisor, atraindo a atenção de Jefferson. Enquanto Miles está quase sendo morto, Jefferson percebe que o Homem-Aranha não é o inimigo e o encoraja. Miles paralisa Fisk com sua explosão de veneno e atira-o no interruptor da máquina, destruindo o colisor.

Fisk e seus executores são presos e Jefferson reconhece o Homem-Aranha como um herói. Miles abraça as responsabilidades de sua nova vida. De volta às dimensões de cada um dos heróis, eles voltam para suas vidas; Peter se prepara para consertar seu relacionamento com Mary Jane, Homem-Aranha Noir finalmente resolve um Cubo de Rubik com o qual ele tentou solucionar na linha do tempo alternativa, Peni conserta seu robô, Porco-Aranha está desfrutando de um cachorro-quente e Gwen encontra uma maneira de entrar em contato com Miles .

Em uma cena pós-créditos, em outra dimensão, Miguel O'Hara (Homem-Aranha 2099) aparece prestes a viajar no tempo, mas em ordem cronológica, segundo ele. Então, sua primeira parada foi em uma Nova York do ano de 1967, onde ele discute com outro Homem-Aranha. Essa foi uma homenagem a uma clássica cena do desenho antigo do herói.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

Daniel Pemberton foi anunciado como o compositor da trilha sonora em julho de 2018.[6] Em outubro, Post Malone revelou no programa The Tonight Show Starring Jimmy Fallon que escreveu uma canção para o filme, chamada "Sunflower", que a Billboard descreveu como "uma balada rítmica e devaneadora".[7] Swae Lee é um dos artistas que participaram da canção,[8] que foi lançada em 18 de outubro.[9] Um álbum completo de trilha-sonora será lançado pela Republic Records em 14 de dezembro e foi concebida para representar o tipo de música que um adolescente como Morales gostaria de ouvir.[10]

Futuro[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2018, os diretores estavam focados em completar o filme mas reconheceram que a introdução do Aranhaverso no filme tinha criado o potencial para muitas histórias diferentes que poderiam ser contadas futuramente dependendo do sucesso do filme.[11]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Spider-Man: Into the Spider-Verse venceu o Globo de Ouro de 2019 como Melhor Filme de Animação,[12] foi indicado para a mesma categoria no 24º Critics' Choice Movie Awards, recebendo vários prêmios e indicações.

No dia 24 de Fevereiro de 2019, ganhou o Óscar na categoria de Melhor Filme de Animação.[13]

Prêmio Data da cerimônia Categoria Receptor(es) e Indicado(s) Resultado Ref.
Óscar 24 de fevereiro de 2019 Melhor Filme de Animação Spider-Man: Into the Spider-Verse Venceu [13]
African America Film Critics Association 11 de dezembro de 2018 Venceu [14]
Alliance of Women Film Journalists 10 de janeiro de 2019 Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman Venceu [15]
Melhor Personagem Feminina de Animação Hailee Steinfeld como Gwen Stacy/Spider-Gwen Indicado
American Cinema Editors 1 de fevereiro de 2019 Melhor Filme de Animação Robert Fisher, Jr. Venceu [16]
Annie Awards 2 de fevereiro de 2019 Melhor longa-metragem de animação Avi Arad, Amy Pascal, Phil Lord, Christopher Miller e Christina Steinberg Venceu [17]
Melhor design de produção em um longa-metragem de animação David Han Venceu
Melhor design de personagem em um longa-metragem de animação Shiyoon Kim Venceu
Melhor direção de um longa-metragem de animação Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman Venceu
Melhor design de produção em um longa-metragem de animação Justin K. Thompson Venceu
Melhor roteiro em um longa-metragem de animação Phil Lord e Rodney Rothman Venceu
Melhor edição em um longa-metragem de animação Bob Fisher, Andrew Leviton e Vivek Sharma Venceu
Art Directors Guild Awards 2 de fevereiro de 2019 Melhor Design de Produção para Filme de Animação Justin K. Thompson Pendente [18]
British Academy Film Awards 10 de fevereiro de 2019 Melhor Filme de Animação Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman e Phil Lord Venceu [19]
Black Reel Awards 2 de fevereiro de 2019 Outstanding Voice Performance Mahershala Ali Pendente [20]
Shameik Moore Pendente
Brian Tyree Henry Pendente
Chicago Film Critics Association Awards 7 de dezembro de 2018 Melhor Filme de Animação Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman Venceu [21]
Cinema Audio Society Awards 16 de fevereiro de 2019 Brian Smith, Aaron Hasson, Howard London, Michael Semanick, Tony Lamberti, Sam Okell e Randy K. Singer Pendente [22]
Critics' Choice Movie Awards 11 de janeiro de 2019 Bob Persichetti, Peter Ramsey and Rodney Rothman Venceu [23]
Golden Globe Awards 6 de janeiro de 2019 Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman, Phil Lord, Christopher Miller, Amy Pascal Venceu [12]
Golden Hero Awards 7 de fevereiro de 2019 Melhor Filme style="text-align:center;background: #ffdddd;vertical-align: middle;" class="table-no2"| Indicado
Melhor Ator Coadjuvante Jake Johnson Indicado
Melhor Elenco Shameik Moore, Jake Johnson, Hailee Steinfeld, Nicolas Cage, John Mulaney, Mahershala Ali, Kimiko Glenn, Bryan Tiree Henry, Lily Tomlin, Zoë Kravitz, Kathryn Hanm e Liev Shreiber Indicado
Melhor Filme de Animação Bob Persichetti, Rodney Rothman e Peter Ramsey Venceu
Melhor Roteiro Phil Lord e Rodney Rothman Indicado
Melhor Canção Original "Sunflower" - Post Malone e Swae Lee Indicado
Melhor Montagem Bob Fisher, Andrew Leviton e Vivek Sharma Indicado
Houston Film Critics Society 17 de dezembro de 2018 Melhor Filme de Animação Spider-Man: Into the Spider-Verse Venceu
Los Angeles Film Critics Association 9 de dezembro de 2018 Venceu [24]
New York Film Critics Circle Awards 29 de novembro de 2018 Venceu [25]
Producers Guild of America Awards 19 de janeiro de 2019 Melhor Produção de Filme de Animação para os Cinemas Avi Arad, Phil Lord, Christopher Miller, Amy Pascal e Christina Steinberg Pendente [26]
San Diego Film Critics Society 10 de dezembro de 2018 Melhor Filme de Animação Spider-Man: Into the Spider-Verse 2º lugar [27]
San Francisco Film Critics Circle 9 de dezembro de 2018 Venceu
Seattle Film Critics Society 17 de dezembro de 2018 Venceu
St. Louis Gateway Film Critics Association 16 de dezembro de 2018 Venceu [28]
Washington D.C. Area Film Critics Association 3 de dezembro de 2018 Melhor Filme de Animação Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman Indicado [29]
Melhor Performance de Dublagem Shameik Moore Indicado


Notas[editar | editar código-fonte]

  1. A cena pós-créditos do filme live-action Venom (2018) explica que o Universo Marvel da Sony — o universo compartilhado que inclui os filmes do Venom e outras propriedades relacionadas ao filme do Homem-Aranha — é um dos universos alternativos junto ao Aranhaverso.[4]

Referências

  1. a b Spider-Man: Into The Spider-Verse. Box Office Mojo.
  2. Fábio de Souza Gomes (20 de junho de 2019). «Homem-Aranha: No Aranhaverso tem sequência confirmada». Omelete. Consultado em 21 de Junho de 2019 
  3. Homem-Aranha no Aranhaverso - Miles Morales é a estrela do primeiro trailer da animação
  4. Francisco, Eric (3 de outubro de 2018). «'Venom' Post-Credits Scene Enters Another Marvel Universe» (em inglês). Inverse. Consultado em 4 de outubro de 2018 
  5. Confira o trailer da animação Homem-Aranha no Aranhaverso
  6. «Daniel Pemberton to Score 'Spider-Man: Into the Spider-Verse'». Film Music Reporter (em inglês). 24 de julho de 2018. Consultado em 25 de julho de 2018. Cópia arquivada em 25 de julho de 2018 
  7. Kaufman, Gil (2 de outubro de 2018). «Post Malone Previews 'Spider-Man: Into the Spider-Verse' Track, Talks Justin Bieber Tattoo Rivalry on 'Tonight Show': Watch». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 3 de outubro de 2018 
  8. Saporana, Michael (16 de outubro de 2018). «Swae Lee Previews Post Malone Collaboration For New 'Spider-Man' Soundtrack». Billboard (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 17 de outubro de 2018 
  9. A., Aron (16 de outubro de 2018). «Post Malone & Swae Lee's Collab "Sunflower" Drops This Week». HotNewHipHop (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 17 de outubro de 2018 
  10. Cowen, Trace (19 de outubro de 2018). «Post Malone and Swae Lee's 'Spider-Man: Into the Spider-Verse' Collab "Sunflower" Is Here». Complex (em inglês). Consultado em 19 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 19 de outubro de 2018 
  11. Weintraub, Steve (2 de agosto de 2018). ‘Spider-Man: Into the Spider-Verse’ Directors on Miles Morales, 3D, and the Runtime (Notas de mídia) (em inglês). Collider. Consultado em 12 de agosto de 2018 
  12. a b Staff (6 de janeiro de 2019). «Golden Globes Winners: The Complete List» 
  13. a b "Homem-Aranha no Aranhaverso" conquista o Oscar de melhor animação
  14. Dave McNary (11 de dezembro de 2018). «'Black Panther' Named Top Movie of 2018 by African American Film Critics Assn.». Consultado em 6 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 12 de dezembro de 2018 
  15. «2018 EDA Award Winners - Alliance of Women Film Journalists». Consultado em 11 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 11 de janeiro de 2019 
  16. Giardina, Carolyn (7 de janeiro de 2019). «'Bohemian Rhapsody,' 'BlacKkKlansman' Among Editors' Eddies Nominees». The Hollywood Reporter. Consultado em 7 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 7 de janeiro de 2019 
  17. Giardina, Carolyn (3 de fevereiro de 2019). «Annie Awards: 'Spider-Man: Into the Spider-Verse' Wins Best Animated Feature». The Hollywood Reporter. Consultado em 3 de fevereiro de 2019 
  18. «'Black Panther,' 'Crazy Rich Asians' Among Art Directors Guild Award Nominees». The Hollywood Reporter. 7 de janeiro de 2019. Consultado em 7 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 7 de janeiro de 2019 
  19. «EE British Academy Film Awards Nominees in 2019». www.bafta.org (em inglês). 9 de janeiro de 2019. Consultado em 9 de janeiro de 2019 
  20. «Black Reel Awards | Category | Black Reel Awards» (em inglês). Consultado em 22 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 26 de setembro de 2018 
  21. «"Roma," "The Favourite" and "A Star is Born" lead 2018 CFCA nominations» (Press release). Chicago Film Critics Association Awards. 7 de dezembro de 2018. Consultado em 7 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 9 de dezembro de 2018 
  22. Giardina, Carolyn (8 de janeiro de 2019). «'A Star Is Born,' 'Bohemian Rhapsody' Among CAS Sound Mixers Award Nominees». The Hollywood Reporter. Consultado em 8 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 8 de janeiro de 2019 
  23. Xu (13 de janeiro de 2019). «'Roma,' 'The Americans' and 'The Marvelous Mrs. Maisel' Win Top Critics' Choice Honors». Consultado em 15 de janeiro de 2019 
  24. «Los Angeles Online Film Critics Society Award Winners Announced! – LA Online Film Critics Society» (em inglês). Consultado em 8 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 9 de dezembro de 2018 
  25. Sharf, Zach (29 de novembro de 2018). «NYFCC 2018 Winners: 'Roma' Dominates With Wins for Best Picture, Director, and More». IndieWire. Consultado em 30 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 30 de novembro de 2018 
  26. «All Motion Picture and TV Nominations for 30th Annual Producers Guild Awards presented by Cadillac» (Nota de imprensa). Producers Guild of America. 4 de janeiro de 2019. Consultado em 6 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 5 de janeiro de 2019 
  27. Matt Neglia (7 de dezembro de 2018). «The 2018 San Diego Film Critics Society (SDFCS)» (Press release). Next Best Picture. Consultado em 25 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 7 de dezembro de 2018 
  28. «Annual StLFCA Awards» (Press release). St. Louis Film Critics Association. 10 de dezembro de 2018. Consultado em 10 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 1 de abril de 2016 
  29. «'Roma' Feels the Love with D.C. Film Critics». 3 de dezembro de 2018. Consultado em 4 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.