Non ho l'età

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Non ho l'età
País
Artista(s)
Língua
Italiano
Compositor(es)
Nicola Salerno
Letrista(s)
Mario Panzeri
Resultado da semifinal
------
Pontos da semifinal
------
Resultado da final
1.º- Canção Vencedora
Pontos da final
49
Cronologia de aparecimentos
◄ "Addio, Addio" (1963)   
"Se piangi, se ridi" (1965) ►

"Non ho l'età" [non ɔ leˈta] ("Eu não tenho idade")[1] foi a canção vencedora do Festival Eurovisão da Canção 1964, que se realizou em Copenhaga em 21 de março desse ano.

A referida canção foi interpretada pela cantora italiana Gigliola Cinquetti em representação da Itália. Foi cantada em italiano. Como todas a s anteriores canções italianas, havia vencido o Festival de San Remo. Cinquetti tinha 16 anos quando venceu o certame, sendo assim a segunda cantora vencedora mais nova da história do Festival Eurovisão da Canção, a seguir apenas à cantora belga Sandra Kim que afirmara ter 15 anos quando venceu o Festival Eurovisão da Canção 1986, em Bergen, com a canção "J'aime la vie"- se bem que mais tarde tenha sido revelado que ela apenas tinha 13 anos .[2] A canção "Non ho l'etá" foi a décima-segunda canção a ser interpretada, a seguir a canção portuguesa "Oração, interpretada por António Calvário e antes da canção jugoslava "Život je sklopio krug", cantada por Sabahudin Kurt. A canção italiana foi a vencedora do certame, recebendo um total de 49 pontos, sendo o reprise desta canção, um dos poucos vertígios videográficos deste festival, quase tudo o resto desapareceu. No ano seguinte, em 1965, a Itália foi representada por Bobby Solo com a canção "Se piangi, se ridi", enquanto a cantora francesa France Gall a sucederia como vencedora com a canção "Poupée de cire, poupée de son", pelo Luxemburgo.

Cinquetti voltou a participar na Eurovisão em 1974 com a canção " que terminou em seguundo lugar, at´ras dos ABBA, com "Waterloo" e co-apresento com Toto Cutugno o Festival Eurovisão da Canção 1991 que teve lugar em Roma.

Autores[editar | editar código-fonte]

AUTORES
Letrista: Mario Panzeri
Compositor: Nicola Salerno
Orquestrador: Gianfranco Monaldi

Letra[editar | editar código-fonte]

Na canção, Cinquetii canta que é muito nova para amar o objeto dos seus afetos. Ela diz-lhe para q deixe viver um amor romãntico, sem compromissos para que um dia o desenlace tenha outros efeitos. No fim da canção Cinquetti diz ao seu mante "Se tu quiseres, Se tu quiseres esperar por mim, qualquer dia, o meu amor ser´para ti"

Sucesso internacional[editar | editar código-fonte]

"Non ho l'etá tornou-se um sucessso comercial considerável, tanto em Itália, o resto da Europa continental, Escandinávia e um pouco por todo o mundo.

Versões[editar | editar código-fonte]

Devido ao sucesso da canção, Cinquetti gravou várias versões noutros idiomas: inglês, francês, castelhano, alemão e até japonês. Além disso lançou novas versões da canção em italiano.

Outras versões
* "This is my prayer" (em inglês)
* "Je suis à toi" (francês)
* "Luna nel blu" (em alemão)
* "No tengo edad (para amarte) (castelhano)
* " 夢見る想い/Yumemiru omoi (Japonês)
* nova versão (1990) (italiano) [3:18]
* nova versão (1999) (italiano) [3:46
* nova versão (italiano) [3:17]

Notas e referências

  1. Por vezes também é conhecida como "Non ho l'età per amarti" ('Eu não idade para te amar" you).
  2. O'Connor, John Kennedy. The Eurovision Song Contest - The Official History. Carlton Books, UK. 2007 ISBN 978-1-84442-994-3

Referências

Precedido por
"Dansevise" por Grethe and Jørgen Ingmann
canções vencedoras do Festival Eurovisão da Canção
1964
Sucedido por
"Poupée de cire, poupée de son" por France Gall