Os Donos da Bola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os Donos da Bola
Logotipo do programa no ar em várias praças do Brasil.
Informação geral
Formato programa jornalístico
Gênero esportivo
Duração variável
Estado em exibição
Criador(es) José Ferreira Neto
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Fernando Mitre
Dênis Gavazzi
Apresentador(es) diversos
Exibição
Emissora original Brasil Rede Bandeirantes
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Formato de áudio estéreo
Transmissão original 7 de março de 2012 – presente
Temporadas 10
Cronologia
SP Acontece
Programas relacionados Esporte Total
Terceiro Tempo
Jogo Aberto
Band Esporte Clube
Show do Esporte

Os Donos da Bola é um programa esportivo local da Rede Bandeirantes, estilo Mesa redonda.[1] O programa tem como foco o futebol, quase sempre com convidados especiais, com links diretos com informações ao vivo dos times desses estados.

O programa possui diversas versões locais realizadas pelas emissoras próprias e afiliadas da Rede Bandeirantes em todo o Brasil. Durante alguns meses de 2018 e 2019, a versão paulistana apresentado por Neto era reprisada para todo o Brasil durante as madrugadas, por causa do rompimento do contrato com a Igreja Universal do Reino de Deus, e de 08 de junho de 2015 a 2018, foi reprisado pelo canal pago BandSports.[2]

Versão paulista[editar | editar código-fonte]

Em 2010, o telejornal local SP Acontece passa a ter a apresentação de José Luiz Datena que reformula o programa, deixando de ser um noticiário comum, para um noticiário esportivo. Após essa reformulação passa a contar com mais convidados e comentaristas deixando o programa com mais forma de mesa redonda. Em 2011, após Datena rescindir o contrato com a Band, Neto assume a apresentação que segue até os dias atuais. No dia 6 de março de 2012, o "telejornal" iria ao ar pela última vez para dar espaço a um verdadeiro programa esportivo, que seria a criação de Os Donos da Bola em São Paulo.

Versão fluminense[editar | editar código-fonte]

Os Donos da Bola no Rio de Janeiro é um programa jornalístico esportivo transmitido para todo o Estado. É apresentado por Edílson Silva, com comentários de Leonardo Baran e Ronaldo Castro e Victor Bordini O estagiário . O programa vai ao ar às 12:30 e tem como foco o futebol do Rio de Janeiro, quase sempre com convidados especiais e com links diretos com informações ao vivo dos principais times cariocas, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. O programa é transmitido simultaneamente online pela página oficial no Facebook.[3]

Versão gaúcha[editar | editar código-fonte]

Logotipo da versão gaúcha do programa, destacando as cores de Grêmio e Internacional.

Os Donos da Bola no Rio Grande do Sul estreou no dia 29 de abril de 2013 em substituição do bloco local do Jogo Aberto para todo o estado a partir das 13h.[4] Tem como foco a discussão de temas relacionados ao futebol gaúcho e principalmente sobre a dupla Gre-Nal. O programa teve inúmeros participantes e comentaristas durante todos esses anos, tendo como a principal revelação o repórter Chico Garcia, que começou a fazer participações no debate do Jogo Aberto até deixar a Band RS e passar a fazer parte da equipe fixa do programa na Rede Bandeirantes em São Paulo. Atualmente tem a apresentação de Leonardo Meneghetti e tem o início a partir das 12:30.

Versão mineira[editar | editar código-fonte]

Os Donos da Bola em Minas Gerais estreou dia 29 de abril de 2013, transmitido para a área de cobertura da Band Minas, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte e algumas cidades do interior e é apresentado pelo comentarista Héverton Guimarães.[5] O programa teve como foco o futebol mineiro, quase sempre com convidados especiais e com links diretos com informações ao vivo dos principais times mineiros, Cruzeiro, Atlético MG e América. Em 20 de janeiro de 2017, a Band anunciou o fim do formato do programa como debate. A atração passou a durar somente 10 minutos. Em 12 de agosto de 2019, o programa é relançado no formato original, com a participação de comentaristas, tendo na equipe Cadu Doné, Cristiano Junqueira, Léo Gomide e Vinicius Grissi.

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Local Emissora Apresentador(a) Comentaristas
São Paulo São Paulo Band São Paulo Neto
São Paulo Campinas Band Mais Carlos Batista
São Paulo Taubaté Band Vale Andressa Lopes Antonio Carmo
Rio de Janeiro Rio de Janeiro Band Rio Edilson Silva
  • Leonardo Baran
  • Ronaldo Castro
Minas Gerais Belo Horizonte Band Minas Héverton Guimarães
  • Julia Alves
  • Cristiano Junqueira
  • Léo Gomide
  • Vinicius Grissi
Rio Grande do Sul Porto Alegre Band RS Leonardo Meneghetti
  • Cesar Cidade Dias
  • Fabiano Baldasso
  • João Batista Filho
  • Vagner Martins
Paraná Curitiba Band Paraná Hassan Neto
Mato Grosso do Sul Campo Grande TV Guanandi Júnior Dário
Distrito Federal (Brasil) Brasília Band Brasília Bruno Mendes
Danny Pança
Pará Altamira Band Altamira Elivan Santarém

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a Rede Bandeirantes é um esboço relacionado ao projeto entretenimento. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.