Para adicionar novas imagens basta utilizar a predefinição ao lado seguindo os passos. 1 - Copie a predefinição ao lado. 2 - Clique para editar o próximo quadro vazio do acervo e cole a predefinição. 3 - Preencha os campos adicionando uma imagem livre já adicionada no Commons (não é necessário escrever imagem: antes). 4 - Adicione os créditos no campo indicado e um texto de uma ou duas linhas colocando em negrito o link para o artigo principal. 5 - Para incluir permanentemente a nova citação é necessário ainda modificar o número de citações no código randômico da página principal.
Um dos membros do Projeto Ação Direta Boston durante uma de suas ações na cidade de Washington em abril de 2005. Vestidos como vampiros personificando os relações públicas do Banco Mundial o projeto teve como meta evidenciar e caricaturizar através de performance teatral de rua a ação predatória e parasitária da instituição em relação aos países de terceiro mundo.
Edgard Leuenroth fotografado na cadeia após ser preso em 1917 sob a acusação de ser mentor "psíquico-intelectual" da greve geral. Fundador e colaborador de dezenas de jornais, memorável orador e membro da Comissão de Defesa Proletária, Leuenroth foi um dos mais notáveis militantes da história do anarquismo no Brasil.
Uma tropa do CIRCA na Escócia marchando nas manifestações mundiais do ano de 2005 da campanha "Fazendo da Pobreza História". Também conhecido como Fronte de LiberAção do Sorriso, o Exército Rebelde Insurgente Clandestino de Palhaços formou-se a partir de um grupo de palhaços anti-autoritários e libertários do Reino Unido que passaram empregam táticas comedianistasnão-violentas para agir contra o capitalismo global, a guerra e outros assuntos.
Um cafetá formado pelos okupas Bloques Fantasmas em primeiro plano e Kasa de La Muntanya em segundo plano. Ao fundo a cidade de Barcelona, na Espanha. Okupa (em inglês squat) é um termo anarquista referente ao ato de ocupar uma construção abandonada, não com o intuito de torná-la sua propriedade privada, mas sim para transformá-la em uma espaço de sociabilidade e vivência libertária.
Seção de somaterapia documentada pelo videoativista Nick Cooper. Desenvolvida no Brasil pelo psiquiatra e escritor anarquista Roberto Freire, a somaterapia é uma terapia corporal que tem como finalidade tratar os danos psicológicos causados pelo autoritarismo. Atualmente é empregada por diversos coletivos libertários terapêuticos em todo o mundo.
Uma manifestação de okupas anarquistas na cidade de Leuven, na Bélgica em Junho de 2007. Okupa (em inglês squat) é um termo libertário que faz referência ao ato de ocupar um espaço ou construção, abandonada ou desabitada por muito tempo, sem permissão expressa de seus proprietários legais; não para torná-lo propriedade privada, mas sim transformá-lo em uma esfera de socialidade e vivência libertária.
Subcomandante Marcos e comandante Tacho durante o encontro do EZLN com a Sociedade Civil em 1999, no distrito livre de La Realidad, Chiapas. Os zapatistas contemporâneos são os principais herdeiros do Magonismo, corrente anarquista que inspirou a Revolução Mexicana combatendo o latifúndio e o autoritarismo, e reconhecendo os paralelos entre as formas de ser dos povos indígenas e os princípios libertários.
Anarco-punk em uma manifestação anti-capitalista contra as políticas de guerra do governo estadunidense em Setembro de 2001. O anarcopunk é uma vertente do movimento punk que consiste grupos organizados e pessoas que individualmente promovem o pensamento e a prática anarquista. Apesar de nem todos os punks apoiarem o anarquismo, este tem um papel importante na cultura punk, por sua vez a estética punk influenciou significativamente o anarquismo contemporâneo.
Fotografia do pedagogo anarquista Francisco Ferrer fuzilado pelas forças governamentais espanholas durante a Semana Trágica de 1909. No final do século XIX e início do XX Francisco Ferrer concebeu a Escola moderna, um movimento cuja meta era popularizar a educação libertária, antiautoritária e anticlerical. Até 1918 eram mais de cinqüenta em todo o mundo.
Grupo de manifestantes anarquistas carregando escudos de latão protestam contra a Guerra do Iraque em Washington, Estados Unidos. Em 17 de Março de 2007 dezenas manifestações anti-guerra organizadas por grupos libertários aconteceram nas principais cidades norte-americanas.
Foto de Ravachol enviada por Sante Caserio à viúva de Sadi Carnot, o presidente francês que acabara de assassinar. Junto um escrito Está bem vingado. Nos primeiros anos da década de 1890 Ravachol tornara-se notório por seus atentados a bomba no combate ao Capitalismo e ao Estado. No dia 11 de Julho de 1892 foi guilhotinado pelo estado francês em Montbrison aos 32 anos de idade.
O notável anarquistarussoPiotr Kropotkin passeando pelas ruas de Haparanda, na Suécia em 1917. Príncipe de nascimento pela casa de Rurik, Kropotkin rejeitou esta titulação se tornando um dos grandes teóricos do anarquismo. Foi geógrafo e viajante, percorreu 50 mil milhas, boa parte delas no interior do círculo polar ártico. Suas reflexões e anotações geraram grandes contribuições para o conhecimento científico sobre o planeta Terra.
Pierre-Joseph Proudhon junto a suas duas filhas em uma tarde de primavera na concepção artística de 1856 do pintor Gustave Courbet. Proudhon foi o primeiro teórico libertário a positivar o título de "anarquista", foi também um dos pioneiros na formulação de uma ciência da sociedade. Mesmo na atualidade, sua influência nos meios anarquistas é extremamente significativa.
Leo Tolstoi lavrando campos para o plantio no quadro de Ilja Repin de 1887. Além de um dos grandes escritores da literatura russa, Tolstoi é também conhecido como o primeiro teórico do anarquismo cristão.
Leo Tolstoi lendo um livro e descansando em meio a um bosque na Pintura Ilja Repin de 1891. Além de ser considerado o primeiro teórico do anarquismo cristão, Tolstoi é também um dos grandes escritores da literatura russa.
Mulheres participantes de uma milícia republicana treinam nos arredores de Barcelona em Agosto de 1936. A participação das mulheres durante a Guerra Civil Espanhola foi tremenda. Uma das maiores entidades anarquistas da Espanha a organização anarca-feministaMujeres Libres chegou a ter entre suas associadas mais de 30 mil integrantes.
Cartaz em que se lê Apenas Diga Não à Leis Autoritárias nas manifestações contra cortes e privatizações realizadas pelo governo britânico no sistema de educação da Inglaterra. Londres, 9 de Novembro de 2011.
Adesivo do Coletivo estadunidenseCrimethInc. Onde se lê "Comunidade vigia esta área. Confiança, respeito e comunicação são essenciais para a saúde da comunidade; proteja seus amigos e vizinhos de membros de gangues uniformizadas e outros tipos suspeitos. A polícia não é bem vinda."
Os anarquistas entendem os aparatos repressivos do estado como mecanismos de garantia de manutenção das desigualdades e inimigos históricos da transformação social.
Operários e anarquistas marcham pelas ruas de São Paulo com bandeiras negras durante a Greve Geral de 1917. O Anarquismo no Brasil foi extremamente vigoroso no movimento operário brasileiro até o início década de 1930 tendo como principal bandeira de luta a jornada de trabalho de 8 horas e outros direitos.
Mural no Parque Carlo Giuliani, em Kreuzberg, Berlin. Em 20 de Julho de 2001 o jovem libertário Carlo Giuliani foi assassinado com dois tiros na cabeça por um policial carabinieri enquanto protestava contra a reunião do Grupo dos 8 na cidade de Gênova. Desde então se tornou um símbolo da luta mundial contra o capital globalizado.
Max Nettlau em 1928. Austríaco de nascimento, foi um anarquista historiador, bibliotecário, filólogo, arquivista incansável: editou e financiou a "Folha do Trabalho Anarquista"; foi membro do Grupo Liberdade (Freedom Group); ajudou a fundar a "Tocha da Liberdade"; escreveu a Bibliografia de L'Anarchie em 1897; repassou sua imensa coleção de materiais anarquistas para o Instituto Internacional de História Social (IISG) em Amsterdam em 1935, fazendo deste o depositário de um dos maiores acervos anarquistas do mundo.
Imagem cedida pela Sociedade Histórica de San Diego.
Rebeldes magonistas libertam a cidade de Tijuana no México em 1911 do controle da ditadura federal. Parte dos magonistas na imagem eram anarquistas estadunidenses que naquele contexto utilizavam as costumeiras vestimentas de bandoleros adotadas pelos revolucionários mexicanos.
Em 1990 uma multidão de anarquistas gregos toma as ruas de Atenas pronta para enfrentamento, indignada com a absolvição do policial que assassinou o jovem Michaelis Kaltezas em 1985, à época com 15 anos. Atualmente (e a contragosto do estado e das elites da Grécia) o anarquismo é uma das mais fortes tendências filosófico-políticas entre a juventude grega.
Barricadas erguidas pelos communards em frente a La Madelaine. O termo "Comuna de Paris" refere-se ao governo composto por libertários e progressistas que esteve em voga em Paris pelo breve período de 18 de Março à 28 de Maio no ano de 1871.
Mural da Sétima Marcha dos Maquis em Sallent, Barcelona, em homenagem aos libertários que lutaram contra o fascismo. Os Maquis resistiram às ocupações dos nazistas e dos franquistas em diversos pontos da Europa na primeira metade do século XX.
"Nem gênero, nem mestre" - O anarco-queer é uma das vertentes do anarquismo que foca suas críticas e esforços na promoção de princípios igualitários e libertários entre transgêneros, homo e bissexuais contra o heterossexismo.
Cartazes anarco-comunistas nas ruas da Tessalônica. Na atualidade a Grécia é um dos países onde o anarquismo encontra-se mais organizado, considerado por alguns como estando em vias de um processo revolucionário.
Na Dinamarca a escultura de um tiranossauro pastoreando ovelhas foi a forma artística escolhida para criticar a influência do papa e da Igreja Católica sobre o ocidente. O Anticlericalismo é um movimento histórico que considera nociva a influência de hierarquias clericais e instituições eclesiásticas em diferentes esferas da sociedade
Na imagem satírica publicada em um jornal estadunidense em 1850 o autor representa abolicionistas da escravidão, fourieristas, defensores da coletivização da terra e militantes contra-alugueis como grandes ameaças ao sindicalismo daquele pais. O conservadorismo é uma das atitudes mais combatidas pelos libertários em diversas esferas sociais. Tal embate é, até mesmo, anterior à popularização do termo anarquia.
Uma bandeira vermelha e negra anarquista exposta no Kafe 44 em Estocolmo. A bandeira vermelha-e-negra é um símbolo adotado tanto pelo movimento anarcossindicalista quanto pelos comunistas libertários. Negro é a cor tradicional do anarquismo, e vermelho é a cor tradicional do socialismo. A bandeira negra-e-vermelha combina as duas cores em partes iguais, com um simples corte diagonal.
Setenta mil rodas para o ar nas comemorações posteriores à Massa Crítica na Hungria. O protesto contra a imposição da cultura do automóvel tem origem na ação dos Provos, grupos anarquistas e ativistas da contra-cultura surgidos na cidade de Amsterdam no início da década de 1960.
Manifestantes anticonsumismo comemoram o Buy Nothing Day (Dia de Não Comprar Nada) carregando uma faixa onde se lê "Pare de Comprar e Comece a Viver" em uma marcha pelo centro comercial da cidade de San Francisco em Novembro de 2000. O anticonsumismo é um movimento que tem ganhado força nos chamados países de "primeiro mundo" por conta das relações de exploração e destruição do meio ambiente causados pela produção massiva de bens de consumo.
Nas comemorações do centésimo aniversário da Revolta de Haymarket, em 1 de Maio de 1986 junto ao monumento no cemitério Waldhein, o músico Uttah Phillip homenageia os sete anarquistas sentenciados a morte em 1886. O evento foi um marco significante na história do anarquismo, é considerado o início da tradição anual do 1 de Maio como dia de protesto dos trabalhadores.
Ilustração do jornal anarquista Père Peinard mostrando um padre, um juiz e um general presos no pelorinho. Logo abaixo de cada um deles cartazes onde se lê "mentiroso", "ladrão" e "assassino". A imprensa anarquista teve grande expressão durante o século XIX com milhares de publicações em diferentes partes do mundo.
Auto-retrato em aquarela de Mikail Bakunin aos 24 anos em 1838. Muitos anos antes da revolução soviética Bakunin afirmara: qualquer minoria, mesmo uma minoria de operários, tão logo se torne governante ou representante do povo, não mais representará a este povo, mas a si mesma e suas pretensões de governá-lo.
Obra Uma Rua de Paris em Maio de 1871 ou a Comuna, de Maximilien Luce.
No dia 28 de Maio de 1871 teve início a Semana Sangrenta. Depois de muitas batalhas os membros do Conselho da Comuna de Paris finalmente abandonaram a Câmara da cidade, que foi destruída a tiros de canhão juntamente com outros prédios públicos. Milhares de cidadãos parisienses, homens, mulheres e crianças, passaram a ser sumariamente executados pelas tropas de Thiers, esquartejados e fuzilados, nas ruas e nos quartéis. Outros milhares partiram para o exílio. A violência da perseguição após a queda da Comuna de Paris marcou indelevelmente as gerações posteriores de libertários e progressistas, entre estes o pintor Maximilien Luce, autor do quadro.
Durante manifestação um grupo de Black Blocs exibe faixa onde está escrito: Seja lá em quem eles votem, Somos Ingovernáveis. O antieleitorismo é um dos princípios mais fortes do anarquismo contemporâneo. Todas as vertentes anarquistas defendem a Democracia Direta e se contrapõem à elites políticas sejam elas dinásticas ou eleitorais.
Duas meninas vestindo faixas onde se lê "Abolição da Escravidão Infantil" em inglês e em yiddish (ני)דער מיט (קינד)ער שקלאפער(ײ)", "Nider mit Kinder Schklawerii"), Tirada em 1° de Maio de 1909, nas manifestações do dia do trabalhador, na cidade de Nova Iorque. Entre anarquista é comum a noção de que o trabalho assalariado e sem direitos é um aperfeiçoamento das formas de escravidão que o antecederam.
Nas ruas de Seattle manifestantes Black blocs com máscaras de gás em meio ao lacrimogênio, enfrentam tropa de choque nos protestos contra a reunião da Organização Mundial do Comércio de 1999. Este episódio entrou para a história como a Batalha de Seattle precedeu uma série de manifestações globais contra reuniões dos líderes de organismos financeiros e governamentais.
Placa do marco colocado pelo governo dos Estados Unidos no cemitério Waldheim em 1997 em homenagem aos trabalhadores anarquistas mártires da Revolta de Haymarket executados pelo governo dos Estados Unidos em 1886. No entorno da placa foi pichada a frase - "Primeiro eles tiraram sua vida. E agora eles exploram sua memória".
Quadro de autoria de Giuseppe Pellizza da Volpedo.
Em sua obra O Quarto Estado o pintor italianoGiuseppe Pellizza da Volpedo apresenta seus trabalhadores avançando de frente como uma massa compacta à luz da justiça social que está a sua frente. Este trabalho se tornou um símbolo bem conhecido das causas populares progressistas primeiramente na Itália e depois no resto do mundo. Anarquismo e as artes possuem relações estreitas desde o início do século XIX.
Os alunos da Escola Moderna n° 1 de São Paulo posam para fotografia junto com seu seu professor, o pedagogo anarquista João Penteado e uma professora não identificada, em Março de 1913. A Escola Moderna foi um movimento de pedagogia libertária na primeira metade do século XX baseado nas reflexões propostas pelo pedagogo catalão Francisco Ferrer y Guardia.
Militantes de todas cidades onde atua a Frente de Estudantes Libertários marcham pela cidade de Valparaíso na marcha popular de 21 de Maio. O protesto tem como fundo o III Congresso Nacional da FEL acontecendo nessa mesma cidade. O Anarquismo no Chile tem grande expressão entre estudantes e trabalhadores.
Manifestação organizada pelo Partido PirataAustríaco na cidade de Viena contra a legislação de retenção de informação. Piratpartiet (ou partido pirata) é um partido político primeiramente fundado na Suécia em Janeiro de 2006 que tem como principal meta fazer frente contra as leis de copyright em favor de uma sociedade onde a informação é livre e compartilhada.
Ilustração de um Bolo urbano baseada nos escritos de 1984 de P.M.: famoso escritor suíço conhecido por suas idéias anticapitalistas. As idéias férteis apresentadas por este autor têm entre seus antecedentes os falanstérios propostos por Charles Fourier na metade do século XIX.
Um dos cartazes de promoção da Feira do Livro Anarquista de 2008, da área da baia de San Francisco. Na última década houve um aumento considerável do número de eventos relacionados a promoção do pensamento libertário, principalmente através de feiras de livros, nos Estados Unidos e na Europa.
Na cidade de Sofia na Bulgária, jovens manifestantes saem a rua em favor da liberdade na internet, da cultura do livre compartilhamento e em defesa do compartilhamento da informação via torrent. Com a expansão global da internet governos e corporações buscam criar formas de controle sobre os centenas de milhões de usuários da rede mundial de computadores.
Homem caminha pelas ruas onde barricadas foram erguidas e carros foram queimados durante a rebelião na cidade mexicana de Oaxaca. Ocorrida em junho de 2006 a rebelião popular em Oaxaca se deu em conseqüência da dura repressão executada por tropas estatais contra os professores em greve por melhores salários e pelo fim da corrupção governamental. A população oaxaquenha rebelada enfrentou a polícia federal, o exército e grupos de paramilitares durante dias exigindo a renúncia do governador.
O retrato pintado em 1890 do artista plástico, crítico de arte e anarquista, Félix Fénéon, de autoria do pintor Paul Signac. A relação entre o Anarquismo e as artes teve um dos momentos de apogeu no final do Século XIX, início do XX. Naquela época muitos dos pintores neoimpressionistas e de outras escolas eram anarquistas.
Imagens do levante popular na Grécia iniciado após o assassinato do jovem libertário Aléxandros Grigorópulos por um policial em Dezembro de 2008. No sentido horário do canto superior esquerdo; polícia encara os manifestantes, tropa de choque se movendo para conter civis insurgidos, um manifestante durante os levantes em meio ao gás lacrimogênio, vans incendiadas, barricada incendiada, manifestantes recuando de uma bomba de fumaça.
Em Madrid1936, anarquistas posam para fotos satíricas vestindo as batinas ricamente decoradas dos sacerdotes católicos. Durante a Guerra Civil Espanhola a Igreja Católica apoiou firmemente o golpe militar, a perseguição a operários e camponeses republicanos assim como o regime de inspiração fascista de Francisco Franco que por fim tomou conta da Espanha.
Oscar Wilde um dos mais conhecidos escritores dramáticos, romancistas, poetas e comentadores de arte da Inglaterra do século XIX, após ter contato com a obra de Piotr Kropotkin converteu-se ao anarquismo e escreveu A Alma do Homem sob o Socialismo obra em que ataca a desumanização dos pobres através do trabalho e questiona as verdadeiras intenções da caridade do patronato.
Em 21 de Maio de 1916 a notável oradora libertária Emma Goldman discursa para uma multidão de trabalhadores na Union Square, cidade de Nova York. Alguns anarquistas estadunidenses afirmam que os princípios libertários possuem raízes históricas profundas em seu país estando presente no pensamento dos chamados pais fundadores da nação.
Em 16 de maio de 1871, durante a Comuna de Paris, a pedido do pintor anarquista Gustave Courbet, a Coluna Vendôme, um dos símbolos do militarismo e do poder de Napoleão, é derrubada pelos revolucionários. As pedras da coluna decaída foram ainda solicitadas por Coubert para a reconstrução do hotel de la Monnaie, que a época servia de abrigo para os inválidos de guerra.
O agricultor, pacifista e anarquista japonês, Miyoso Yamaguishi, que no início da década de 1950 idealizou do movimento comunalista libertário conhecido como Yamaguishismo. Existem hoje mais de quarenta comunidades Yamaguishi no Japão e dez em todo o mundo.
Desenho de Biófilo Panclasta, retratando o notável agitador anarquista colombiano por ocasião de sua prisão na cidade de Valencia, na Venezuela. Panclasta teve uma vida extremamente agitada: foi preso e exilado dezenas de vezes, viajou pela Europa onde conheceu Piotr Kropotkin e Sebastien Faure, participou de greves e levantes pela América do Sul. Ao fim de sua vida afirmou ter vivido como "soldado, aventureiro, artista e cavaleiro, mendigo e boêmio; mas sem cavalo nem dinheiro..."
O Punhal, o revolver e as braçadeiras de couro e metal utilizadas pelo anarquista Jean-Jacques Liabeuf em sua represália contra policiais corruptos que o haviam prendido por proxenetismo. A prisão fora motivada pelo fato de Liabeuf tentar convencer prostitutas que eram estorquidas periodicamente por estes policiais a abandonar a profissão. Cidade de Paris, ano de 1910.
Imagem do grande escritor libertário chinêsBa Jin em 1938. Ba Jin entre os escritores mais lidos de toda a China, é autor de muitas obras ao longo de 70 anos de carreira literária. O último e mais longevo de uma geração de escritores que abandonou o chinês formal para escrever na forma vernacular, faleceu em outubro de 2005 aos 101 anos na cidade de Shangai.
Em 28 de abril de 1903 o navio a vapor francêsGuadalkivir convertido em navio de transporte de tropas, afunda após uma grande explosão em seu interior. Uma bomba havia sido plantada pela organização anarquista macedônia conhecida como os Barqueiros da Tessalônica em sua guerra declarada ao Império Turco-Otomano e seus aliados, entre eles, a França.
Em abril de 2000 um grupo de jovens anarcafeministas participantes de uma manifestação antiglobalização deflagaram uma faixa onde era possível ler uma das famosas frases da grande oradora libertária Emma Goldman - "Aos que ousam pertence o futuro".
Porta-retrato pintado por James Northcote em 1802 do notável filósofo inglês William Godwin (1756-1836), o primeiro proponente moderno do anarquismo filosófico. Godwin demonstrou seu apresso por este quadro descrevendo-o como "o principal memorandum da minha existência corporal que permanecerá após minha morte."
Um cartão postal emitido pelo governo da Grécia em 1920 reproduzindo a cena do assassinato do monarca Jorge I da Grécia pelo professor
Aléxandros Schinas na Tessalonica, em 18 de março de 1913. O assassinato do rei teria motivado pelas perseguições do governo grego aos anarquistas, mais especificamente em reação ao fechamento da escola libertária Ergatikon Kentron (Centro dos Trabalhadores) criada por Schinas alguns anos antes.
Ilustração do livro O Príncipe Anarquista de Piotr Kropotkin publicado em 1913. No desenho uma mulher de peito desnudo simbolizando a liberdade esmaga um homem de terno e cartola simbolizando a autoridade.
Foto de Woody Guthrie tocando sua famosa guitarra com o adesivo "Esta máquina mata fascistas". Além de ser um dos mais memoráveis cantores de música folk, no início do século XX Guthrie também foi um grande ativista anarcossindicalistaestadunidense e membro da organização IWW.
Placa em memória do anarquista italiano Giuseppe Pinelli, que morreu sob custódia policial, encarcerado por ser responsabilizado de um ataque terrorista na Piazza Fontana ocorrido em 12 de dezembro de 1969 na cidade de Milão. Depois de ser morto ao ser atirado pela janela de uma delegacia, sua inocência foi reconhecida e todas as acusações contra ele fora revogadas. Esta placa foi colocada na Piazza Fontana por seus amigos anarquistas.
Poder popular: cartaz do maio de 1968. Os anarquistas tiveram papel determinante nos protestos de maio de 1968 na França, principalmente entre o movimento estudantil.
Um grupo de jovens formando um black bloc durante uma manifestação em Jacarta, na Indonésia, segurando bandeiras e uma faixa, parcialmente coberta, onde se pode ler "Bos butuh ka[m]u / Kamu tidak buthu [b]os / Jaringan Anti-Otoritaria[n]" que significa "O patrão precisa de você/Você não precisa do patrão/ Rede Anti-Autoritária".
A socialização dos meios de transporte urbanos na Revolução Espanhola, em 1936, foi uma bem sucedida experiência de autogestão econômica sob os moldes anarquistas.
Giovanni Passannante, anarquista italiano que protagonizou um atentado malogrado contra a vida do Rei Umberto I de Savoia. Condenado à prisão perpétua, a sentença foi terrível e fê-lo louco.
No centro da Cidade do México em 5 de Julho de 2009 uma ativista convida os motoristas parados no trânsito a Anularem seus Votos. Campanhas a favor do Voto Nulo, também chamadas de greve de votos são promovidas por muitas organizações libertárias ao redor do mundo, de forma a denunciar e não colaborar com a corrupção inerente ao sistema eleitoral e ao estado como um todo.
Primeira página do jornal Les Temps Nouveaux de 5 de Julho de 1905 anunciando a morte do geógrafo e ativista libertário Élisée Reclus. Editado inicialmente por Reclus com o nome La Revolte este periódico francófono foi um importante meio de divulgação das ideias anarquistas na língua francesa, no final do Século XIX.
Ocupação das instalações da Comissão Nacional dos Direitos Humanos por feministas durante os Protestos feministas no México em 2020. Durante os protestos, iniciados por causa do crescimento do número de feminicídios no país durante a pandemia, o Anarcafeminismo teve uma influência considerável entre as organizadoras. Na ocupação, uma bandeira roxa com o símbolo de venus e um punho erguido, símbolo do feminismo, foi hasteada no lugar da bandeira mexicana.
Mural representando Negro Matapacos, um cachorro chileno famoso por frequentemente aparecer em manifestações, latir para policiais e defender manifestantes da repressão. Negro Matapacos se tornou um símbolo durante a Explosão social no Chile em 2019. No mural, está escrito "lata para a autoridade."
Imagem de Autor anônimo. Upload por El Descamisado
Membros da Federação de Anarquistas Coreanos na Manchúria, uma das organizações anarcocomunistas coreanas que, em colaboração com movimentos nacionalistas coreanos, formou uma comuna anarcocomunista na Manchúria entre 1929 e 1931. A comuna, a Associação Popular Coreana na Manchúria, economicamente funcionava sob princípios de autogestão, e tinha na diáspora coreana, refugiada pela Ocupação japonesa da Coreia, sua principal base social.
Imagem de Tenacious Unicorn Ranch, Upload por GorillaWarfare
Alpaca ao lado de Bandeira negra anarquista no Tenacious Unicorn Ranch [en], um ranchoanarcoqueer nos Estados Unidos fundado para acolher pessoas LGBTQ após a eleição de Donald Trump. O rancho se sustentava através da venda de produtos produzidos coletivamente, principalmente a lã de alpaca.
'6 Por fim basta alterar o código do Portal principal na parte referente às imagens selecionadas, mais especificamente no número de itens a serem randomizados.