Amber Riley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Amber Riley
Amber Riley
Nome completo Amber Patrice Riley
Nascimento 15 de Fevereiro de 1986 (28 anos)
Compton, California
Nacionalidade Estados Unidos Americana
Ocupação Atriz, Cantora e Compositora
Prémios Screen Actors Guild
Melhor elenco em série de comédia
2010 - Glee
Página oficial

Amber Patrice Riley (Compton, Califórnia, 15 de fevereiro de 1986), é uma atriz, cantora e compositora americana, mais conhecida por participar do elenco da série Glee como Mercedes Jones. É a vencedora da 17ª temporada de Dancing With The Stars.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Amber nasceu em Compton, cidade localizada no estado da Califórnia e depois mudou-se para La Mirada, também na Califórnia. Filha de Elwin Riley e Tynee Hightower-Riley, que se divorciaram quando ela ainda era uma criança, Amber é a mais nova de três irmãs, Toiya e Ashley.[1] Amber se formou em La Mirada High School, Califórnia, no ano de 2004.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Quando adolescente atuou e fez backing vocal no Los Angeles Opera em produções como Alice in Wonderland (Alice no país das maravilhas), A Midsummer Night's Dream (Sonhos de uma noite de verão), Mystery on the Docks e Into the Woods.

Conseguiu seu primeiro papel na TV em 2002, em um projeto de Ryan Murphy (criador de Glee) chamado St. Sass, que não deu certo.

Riley fez o teste para American Idol aos 17 anos, durante a segunda temporada, mas foi rejeitado pelos produtores.[2]

Antes de ser escolhida para interpretar Mercedes Jones em Glee, Amber trabalhou como vendedora na loja Ikea em Carson, Califórnia por dois anos. Amber participava de shows de talento para funcionários da empresa cantando.

Fez sua estréia em um musical em Nova York em Novembro de 2012 com o espetáculo Cotton Club Parade com sete apresentações.[3]

Amber também é compositora musical, co-escreveu a música "Leave A Light On" do grupo musical feminino "The Saturdays" que esta no album Living for the Weekend.

Glee[editar | editar código-fonte]

Atualmente, estrela no seriado Glee, da emissora Fox, que teve sua estreia no Brasil em 18 de novembro de 2009, interpretando a personagem Mercedes Jones, típica cantora que sonha em se tornar uma diva e odeia ser ignorada enquanto realiza suas apresentações.

Amber tem cantado vários solos na série, incluindo “And I Am Telling You I'm Not Going”, originalmente cantada por Jennifer Hudson no filme Dreamgirls, “Bust Your Windows”, música da cantora Jazmine Sullivan, “Hate On Me”, de Jill Scott, “Ain't No Way”, de Aretha Franklin e "Beautiful", de Christina Aguilera. A personagem de Amber Riley (Mercedes Jones) cantou junto com Santana (Naya Rivera) o single "The Boy is Mine", originalmente das cantoras Brandy e Monica e "River Deep, Mountain High" de Tina Turner.

Na segunda temporada de Glee, Amber canta o sucesso que marcou o retorno de Whitney Houston, "I Look to You", além de "I Will Always Love You" na terceira temporada.

Na série Amber conseguiu maior visibilidade, sendo convidada para cantar em eventos, premiações, jogos de futebol e também na Casa Branca para o Presidente Obama.

Amber Riley cantando Don't Stop Believin' na turnê Glee Live! In Concert

Na 5ª temporada Amber não faz parte do elenco regular, porém ira aparecer na série recorrentemente.

Album Solo[editar | editar código-fonte]

Amber está trabalhando em um álbum solo desde 2011, com o empresário Scooter Braun, mas ainda não tem data de lançamento prevista.[4]

Dancing With The Stars[editar | editar código-fonte]

Amber fez parte do elenco da 17ª temporada do programa americano Dancing With The Stars, seu parceiro foi o dançarino e coreógrafo, cinco vezes campeão do programa, Derek Hough.[5] No programa de estréia, no dia 16 de setembro de 2013, Amber dançou o ritmo Chá-chá-chá (com a música "Wings" do grupo musical feminino Little Mix) e foi o destaque da noite, recebendo nota 9 dos três jurados - a maior nota da noite. Após dançar por 11 semanas, na final da temporada exibida em 26 de Novembro de 2013, dançou uma mistura de Samba com Quickstep e foi decretada vencedora da temporada, totalizando 444 pontos. Amber fez história como a primeira mulher negra vencedora; Com ela Derek Hough ganhou pela quinta vez.[6]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Álbuns Ao Vivo[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Série Papel Notas
2002 St. Sass Toby Piloto
2009 – Presente Glee Mercedes Jones
2010 Simpsons, TheThe Simpsons Aiesha Episodio: "Elementary School Musical"
2012 The Glee Project Ela Mesma Mentora 2ª Temporada (Episódio: "Tenacity")
2012 This Is How I Made It Ela Mesma Episódio 5 com Flo Rida
2013 Dancing With The Stars Ela Mesma Vencedora - 17ª Temporada (com Derek Hough)

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Papel Notas
2011 Glee: The 3D Concert Movie Mercedes Jones

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2012 Cotton Club Parade (Musical) Protagonista

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Ingrassia, Lisa (May 17, 2010). Glee's Amber Riley: "I Love My Body". People.com. Página visitada em August 15, 2011.
  2. Glee Star Amber Riley On Idol Rejection: "I Still Work On Fox And Get Paid". Accesshollywood.com (September 30, 2009). Página visitada em August 15, 2011.
  3. Glees Amber Riley to make New York Stage Debut In Cotton Club Parade. broadway.com (Julho 30, 2012). Página visitada em Setembro 16, 2012.
  4. GLEEks! Kevin McHale & Amber Riley Are Guest Hosting AT40 This Weekend! - News - American Top 40 With Ryan Seacrest. At40.com (Agosto 10, 2011). Página visitada em Agosto 15, 2011.
  5. The All-New Fall 2013 Celebrity Cast of Dancing with the Stars Is Revealed. abc.go.com/ (Setembro 4, 2013). Página visitada em Setembro 9, 2013.
  6. Amber Riley, Derek Hough win 'Dancing with the Stars'. foxnews.com/ (27 de Novembro de 2013). Página visitada em 1 de Dezembro de 2013.