Cisgénero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em estudos de género, cissexual, cisgênero (português brasileiro) ou cisgénero (português europeu) são termos utilizados para se referir às pessoas cujo género é o mesmo que o designado aquando do seu nascimento. Isto é, configura uma concordância entre a identidade de género e o sexo biológico de um indivíduo e o seu comportamento ou papel considerado socialmente aceito para esse sexo.[1] [2]

Em algumas situações, cisgénero começa a ser usado para identificar uma identidade de género concordante com um dos (tipicamente dois) estereótipos de género socialmente reconhecidos, independentemente de haver ou não concordância com o sexo biológico.[3] . Nesta perspectiva, cisgénero é o contraste de transgénero no espectro do identidades de género.

De acordo com Jaqueline Gomes de Jesus (2012), cisgénero é "um conceito que abarca as pessoas que se identificam com o género que lhes foi determinado quando de seu nascimento, ou seja, as pessoas não-transgénero".[4]

A origem da palavra vem do Latim, onde o prefixo cis- significa "ao lado de" ou "no mesmo lado de", fazendo alusão à identificação, à concordância da identidade de género da pessoa com seu sexo (sexo biológico, sua genitália).

Referências

  1. Crethar, H. C. & Vargas, L. A. (2007). Multicultural intricacies in professional counseling. In J. Gregoire & C. Jungers (Eds.), The counselor’s companion: What every beginning counselor needs to know. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum. ISBN 0805856846. p.61.
  2. Helen G. (2008-03-17). The F-Word's Trans 101 Thefword.org.uk/. Página visitada em 2008-03-17.
  3. Helen G (2008-3-17). The F-Word's Trans 101 Published on thefword.org.uk/. Página visitada em 2008-3-17.
  4. Orientações sobre Identidade de Gênero: Conceitos e Termos. Página visitada em 6 de dezembro de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre LGBT é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.