Itápolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Itápolis
Bandeira de Itápolis
Brasão de Itápolis
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 20 de Outubro
Fundação 1862
Gentílico itapolitano
Padroeiro(a) Divino Espirito Santo
CEP 14900-000
Prefeito(a) Julio Cezar Nigro Mazzo (PRP)
(2009–2012)
Localização
Localização de Itápolis
Localização de Itápolis em São Paulo
Itápolis está localizado em: Brasil
Itápolis
Localização de Itápolis no Brasil
21° 35' 45" S 48° 48' 46" O21° 35' 45" S 48° 48' 46" O
Unidade federativa  São Paulo
Mesorregião Araraquara IBGE/2008 [1]
Microrregião Araraquara IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Santa Adélia, Matão, Tabatinga, Ibitinga, Taquaritinga, Itajobi, Borborema
Distância até a capital 360 km
Características geográficas
Área 997,126 km² [2]
População 40 064 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 40,18 hab./km²
Altitude 481 m
Clima tropical Aw
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,785 alto PNUD/2000 [4]
PIB R$ 599 203,918 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 14 907,05 IBGE/2008[5]
Página oficial

Itápolis é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Em 2011, era o maior produtor de laranja do país[6] .

História[editar | editar código-fonte]

A cidade está localizada na região leste da Fazenda Boa Vista do São Lourenço, que tem área de 11 105 alqueires. Foi fundada por Pedro Alves de Oliveira no ano de 1862[7] . Já na segunda metade do século XVIII, era considerada ponto de parada dos bandeirantes que rumavam para região de Mato Grosso.

Em 1871, tinha a denominação de "Espírito Santo do Córrego das Pedras". Em 1891, tornou-se "Boa Vista das Pedras" e ganhou o status de cidade no dia 24 de abril. Em 1906, passou a ser chamada de "Pedras" ou "Cidade das Pedras" e, finalmente, Itápolis, em 1910 (Lei 1 234, de 22 de dezembro de 1910).

A palavra Itápolis foi idealizada por José Belarmino Fernandes e Salvador Del Guércio, que simplificaram o nome, mantendo, no entanto, o seu significado. Itápolis é uma palavra híbrida formada por: itá – "pedra", traduzida da língua tupi[8] e pólis – "cidade", traduzido do grego, cuja tradução seria "Cidades das Pedras".

No momento em que se firmava a denominação última da cidade, inaugurava-se o serviço de iluminação elétrica e, em 18 de setembro do mesmo ano, circulou a primeira edição do jornal O Progresso, de propriedade de Salvador Del Guércio.

No tempo de sua fundação, a população itapolitana era, segundo a pesquisadora Nancy Hauers em seu livro Nossa Terra, Nossas Raízes, - "no seu povoamento, ao lado do elemento puramente brasileiro, predominou o italiano".

Atualmente, Itápolis possui dois distritos: Nova América (criado em 14 de dezembro de 1910) e Tapinas (criado em 28 de novembro de 1927).

Turismo[editar | editar código-fonte]

Principais pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Parque Ecológico Boa Vista - O parque ecológico do município é formado por um imenso lago, com uma pista de corrida em volta, área de lazer e espaço para ciclistas e exercícios físicos. Contém uma área verde onde podem ser encontrados macacos, coelhos,patos, gansos, pássaros e outros bichos. É um local muito agradável para toda a população itapolitana passear e passar bons momentos.

Parque da Criança - localizado ao lado do Parque Ecológico Boa Vista. Possui um amplo espaço de areia, onde estão instalados os brinquedos do parque. É uma ótima opção para os pais levarem seus filhos para brincar e se divertir.

Área de Lazer - Em meio a mata nativa, oferece trilhas pela mata, estacionamento, piscinas, quiosques, banheiros, playground, lanchonetes, campos de futebol, quadra de areia e mesas de sinuca. Suas atividades são voltadas para os associados da prefeitura municipal, mas o local fica aberto para visitação dos não associados.

Estádio dos Amaros - Estádio de futebol municipal, com capacidade para aproximadamente 15 mil pessoas. É onde o time local, Oeste Futebol Clube manda seus jogos. Ultimamente, o time tem conseguido boas campanhas, inclusive disputando a primeira divisão do Campeonato Paulista.

Paredão - As ruínas da Antiga Companhia Douradense de Eletricidade São Lourenço Powerstation, formaram um grande piso de pedras onde as águas juntam-se à margem formando uma “prainha”. Em meio a mata nativa, oferece uma bela vista ao visitante. É propriedade particular e hoje encontra-se proibida sua visitação. O proprietário local é quem cuida de sua manutenção.

Orquidário - localizado no Bairro do Brejão, nos limites do sítio São Bento, é ponto de visita para a maioria dos habitantes e turistas que se interessam por orquídeas, conta com mais de 40 000 orquídeas em vaso e laboratório de produção de mudas de orquídeas de espécies nativas, e híbridas em geral. Recebe visitas diariamente e conta com equipe especializada para recepção dos visitantes.

Salto da Onça - Uma pequena queda formada pelo Rio da Onça com uma mata no local. Muito apreciado pelos visitantes devido a sua beleza.

Pesque e Pague - Localiza-se a 2 km da cidade. Possui três tanques de peixes com bancos ao redor, lanchonete, playground, mesas de sinuca, quiosques para churrasco. O local é muito arborizado e possui também um estacionamento próprio. As atividades realizadas são a pesca, propriamente dita e as varas para a pesca são fornecidas pelo próprio local, que é administrado por moradores locais.

Estância Beija-Flor - Localiza-se a menos de 2 km da cidade (próximo ao pesque e pague). Em meio a plantações de laranja, o local oferece, ao visitante, uma culinária japonesa bem diversificada, servindo aos finais de semana.

Cine Teatro Municipal Geraldo Alves - Localizado ao lado da prefeitura municipal, localiza se o teatro e o cinema, constituindo um único prédio. Capacidade para 350 pessoas, oferece oficina de teatro aos sábados e domingos. Espaço para apresentação geral.

Museu Pedagógico e Histórico Alexandre de Gusmão - Localizado na Avenida 7 de setembro, no número 687, o prédio do museu outrora foi o fórum e a cadeia pública. Possui acervos, objetos antigos expostos em salas e pelos corredores. Sua construção é antiga e possui dois andares, sendoque no segundo andar encontra-se um salão com várias cadeiras espalhadas e fotos de todos os prefeitos que a cidadejá teve. O museu encontra-se em funcionamento de segunda a sexta, das 8 às 16 horas. Não permanece aberto aos finais de semana. Estudiosos, estudantes dos colégios da cidade e alguns curiosos são o público que visitam com mais frequência o museu.

Clube de Campo de Itápolis - Em sua primeira parte, existe uma piscina aquecida que oferece aulas de hidroginástica com professores para atender os alunos. Na segunda parte, há um salão de festas, bebedouros, bar, uma piscina olímpica com trampolins, uma piscina média e uma piscina pequena para as crianças em lugar especifico; na entrada das piscinas, existem duas duchas ao lado e dois banheiros amplos, com vestiário e armários para guardar os pertences. E, ainda na segunda parte, há uma academia que funciona de manhã, das 8 às 11 horas e à tarde, das 15 às 22 horas, com professores no local. Existem várias opções de aulas de ginástica, além dos aparelhos para musculação e reabilitação. Na terceira parte, existe um parque infantil com vários brinquedos: sua área é toda cercada para garantir a segurança das crianças. Ao lado, um salão de jogos com mesas de sinuca, pingue-pongue e pebolim, mesas para baralho e mais dois banheiros. Possui também, logo abaixo, um complexo poliesportivo constituído de: quatro quadras de tênis, quatro quadras poliesportivas, uma quadra de areia, três minicampos de futebol e um campo oficial de futebol. Uma cantina com dois banheiros com espaço para festas e eventos. Na quarta e última parte, estão localizados os quiosques, uma pista de ciclismo e uma pista para a prática de skate e patins. Tudo isso em meio a uma plantação de eucalipto. Os quiosques oferecem total infra-estrutura para associados e visitantes. O clube de campo fica aberto de terça a domingo e é lá onde ocorre alguns dos eventos mais importantes da cidade, como o Baile do Havaí em janeiro, o carnaval em fevereiro, o Baile de Réveillon, entre outros.

Praça Roberto Del Guércio - Localizada no centro da cidade, em frente à prefeitura municipal. É uma praça totalmente arborizada com um coreto central,onde antigamente aos finais de semana tocava-se uma banda e hoje encontra-se desativado, mas com uma finalidade histórica muito grande. Às sextas-feiras é realizada a tradicional feira livre.

Praça Pedro Álvares de Oliveira - Localizada também no Centro da cidade, em frente aos bancos, é também uma praça totalmente arborizada, Aos finais de semana um trenzinho é estacionado em frente à praça que leva as crianças pela cidade, e uma fonte luminosa.

Centro Cultural e de Convivência - Localizado na Rua Presidente Valentim Gentil onde se situa a secretaria da cultura e lazer. Oferece cursos de música,violão, teclado, bateria contra baixo e instrumentos de sopro. Possui um auditório onde são realizadas palestras. Conta também com uma sala de estudos que cabem 200 estudantes. Constitui também a Biblioteca Municipal e o Centro de inclusão digital. É um salão para eventos diversos, com capacidade de 600 pessoas.

Aero Clube de Itápolis - Localizado no Distrito Industrial 3. O Aeroporto Dr Luis Dante Santoro é composto por 6 angaries, uma pista de taxi way, uma pista de acesso, um pátio para taxiamento de aviões, um restaurante, um centro poli esportivo, uma quadra de esportes, uma piscina, churrasqueira, salão de festas e alojamento para 66 pessoas. O aeroclube conta com: Cursos teóricos e práticos, um simulador e uma sala de briefing.

Cristo Redentor - O Cristo Redentor fica localizado na entrada principal de Itápolis e representa a fé religiosa do município.

Datas Comemorativas[editar | editar código-fonte]

  • Dia 15 Agosto - Divino Espírito Santo - Padroeiro do município
  • Dia 20 Outubro - Aniversário do município de Itápolis.

Educação[editar | editar código-fonte]

  • Escolas de Itápolis

Colégio Valentim Gentil Escola Sei-Anglo

Colégio Educare

Segurança Pública[editar | editar código-fonte]

Para segurança pública o município conta com um destacamento da polícia militar, um destacamento do corpo de bombeiros militar, uma base da guarda municipal com 48 gcms em atividade, uma delegacia de polícia civil, uma delegacia da mulher, uma vara do trabalho e um fórum judiciário.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Consumo Hídrico[editar | editar código-fonte]

    • Água potável
  • População servida: 100%
  • Quantidade de Captação de água: 890 m³/h
  • Capacidade de Reservatório: 4 900 m³
    • Esgoto
  • População servida: 100%

Clima[editar | editar código-fonte]

  • Clima tropical de inverno seco (Clima Tropical Típico - Quente com estação chuvosa mais acentuada nos meses de "verão” e escassas nos meses de “inverno”)
  • Temperaturas:os dados abaixo não estão corretos.
    • máxima 35 °C (deve ser máxima absoluta em determinado período, a média das temperaturas mais elevadas é menor)
    • média 24 °C (as médias anuais dos climas temperados estão abaixo de 20 °C.)
    • mínima 8 °C [deve ser uma mínima absoluta, pois as médias dos meses mais frios (penetração de massas polares) estão sempre acima dos 18 °C.]
  • Precipitação Pluviométrica: média anual 1 300 mm
  • Ventos Dominantes: Alísio de Nordeste

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Demografia[editar | editar código-fonte]

  • Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,64
  • Expectativa de vida (anos): 71,34 anos
  • Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,45
  • Alfabetização|Taxa de Alfabetização : 90,27%

Etnias[editar | editar código-fonte]

Cor/Raça Percentagem
Branca 86,4%
Negra 3,0%
Parda 9,8%
Amarela 0,3%
Indigena 0,1%

Fonte: Censo 2000

Rodovias[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Municipais

Religião[editar | editar código-fonte]

A maior parte da população é Católica Romana. O município possui as Paróquias do Divino Espírito Santo, Paróquia de São Benedito e Paróquia de Santo Antônio de Pádua e São Vicente de Paulo, pertencentes à Diocese de São Carlos.

Esporte[editar | editar código-fonte]

O Oeste Futebol Clube, equipe de futebol da cidade, tem destaque estadual e nacional pelo seu retrospecto, principalmente o mais recente, como integrante da primeira divisão do Campeonato Paulista e por seus títulos nas divisões de acesso do campeonato. Foi Campeão Brasileiro da Série C 2012, vencendo o Icasa de Juazeiro do Norte em Itápolis. Manda seus jogos no Estádio Municipal dos Amaros, que por ser pequeno e simples, é de costume transferir os jogos mais importantes em cidades maiores com estádios de maior infra-estrutura e capacidade.

Economia[editar | editar código-fonte]

Principais culturas agrícolas:

  • Laranja: Itápolis é hoje a maior produtora de Laranja do Brasil
  • Frutas Cítricas: 10 500.000 ( Obs: 1 500 000 pés novos )
  • Produção: 20 000 000 de caixas
  • Milho: área cultivada 6 700 ha.
  • Goiaba: área cultivada 650 ha.
  • Arroz: área cultivada 4 500 ha.
  • Tomate: área cultivada 500 ha.
  • Cana: área cultivada 20 000 ha
  • Banana: 200 000 pés
  • Manga: 100 000 pés

Orquídeas: 200 000 pés

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.
  6. http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/01/agencia-americana-retem-lote-de-sucos-de-laranja-exportados-do-brasil.html
  7. http://www.sebraesp.com.br/EncontreUmSebraeSP/Itapolis/Paginas/default.aspx
  8. http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Itápolis