Linha do tempo das viagens espaciais por nacionalidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa dos países (e Estados sucessores) cujos cidadãos voaram ao espaço até agosto de 2023.
Nota: cidadãos dos agora extintos Alemanha Oriental, Checoslováquia e União Soviética também voaram ao espaço.

Desde o primeiro voo espacial tripulado realizado pela União Soviética, cidadãos de 42 países voaram ao espaço. Para cada nacionalidade, a data do lançamento da primeira missão é listada. Esta lista é baseada na nacionalidade da pessoa na época do lançamento. Apenas 3 dos 41 "primeiros no espaço" foram mulheres (Helen Sharman pelo Reino Unido em 1991, Anousheh Ansari pelo Irã em 2006 e Yi So-yeon para a Coréia do Sul em 2008). Apenas três nações (União Soviética/Rússia, EUA e China) lançaram suas próprias naves tripuladas, com os Soviéticos/Russos e os EUA provendo caronas para os astronautas de outras nações. Vinte e sete "primeiros voos" ocorreram em voos Soviéticos ou Russos, enquanto os Estados Unidos realizaram treze.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Nota: Todas as datas são dadas em UTC. Os países em negrito conseguiram capacidade de lançamento tripulado independente.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d O primeiro cosmonauta, Yuri Gagarin, tinha cidadania tanto na União Soviética e na República Socialista Federativa Soviética da Rússia, de acordo com as provisões aplicáveis da Constituição da União Soviética. No dia 26 de Dezembro de 1991, a União Soviética se dissolveu e foi substituída por Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Estónia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Letónia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Turquemenistão, Ucrânia e Uzbequistão. Na época de sua dissolução, Sergei Krikalev e Aleksandr Volkov estavam orbitando a Terra na Mir, tendo sido lançados como cidadãos Soviéticos e voltado como cidadães Russos. Kaleri e Viktorenko foram os primeiros russos lançados em órbita unicamente como cidadãos russos, com o lançamento ocorrido após a dissolução da União Soviética.
  2. Dentro das regras da Federação Aeronáutica Internacional, as missões da Vostok não foram voos espaciais verdadeiros, já que os cosmonautas não pousaram com a nave (foram ejetados e pousaram separadamente). A primeira missão Soviética a cumprir esse requerimento foi a Voskhod 1. (Referência: «FAI Astronautic Records Commission – Sporting Code Section 8» (PDF). Fédération Aéronautique Internationale. Consultado em 9 de abril de 2006. Arquivado do original (PDF) em 26 de maio de 2006 ) Entretanto, apesar disso, a FAI reconhece Yuri Gagarin como a primeira pessoa a completar um voo espacial. (Referência: «FAI Award: The Yuri A. Gagarin Gold Medal». Fédération Aéronautique Internationale. Consultado em 10 de outubro de 2007. Arquivado do original em 13 de outubro de 2007 )
  3. O voo de Shepard foi suborbital. O primeiro Norte Americano a ser lançado até a órbita da Terra foi John Glenn em 20 de fevereiro de 1962.
  4. a b Em 1978, tanto Jähn e a República Democrática Alemã o declararam como sendo o "primeiro Alemão no espaço", em vez de o primeiro "cidadão da República Democrática Alemã no espaço". Em 1990, os estados da antiga Alemanha Oriental aderiram à República Federal da Alemanha. Em 22 de janeiro de 1992, Ulf Merbold voou outra vez ao espaço, agora representando a Alemanha unida dentro da República Federal da Alemanha. Mas Jähn é, ainda assim, considerado como o primeiro Alemão no espaço, mesmo nos estados da República Federal da Alemanha que faziam parte da antiga Alemanha Oriental.
  5. a b c d Esta pessoa voou como um astronauta comercial e não governamental. Tirando Akiyama e Sharman, estes astronautas são conhecidos como turistas espaciais.
  6. Em 1993, Checoslováquia foi dissolvida e substituída por República Checa e Eslováquia.
  7. Ilan Ramon foi o primeiro Israelense a ir ao espaço, mas morreu na reentrada durante o Acidente do ônibus espacial Columbia. Outra vez, isso não foi considerado um voo espacial completo dentro das regras da FAI.
  8. Apesar de ser considerada uma cidadã Iraniana de acordo com a lei do Irã, Ansari também é uma cidadã dos EUA e foi proibida de usar os símbolos do estado Iraniano tanto pelos governos dos EUA e da Rússia.
  9. Suborbital.
  10. Turista espacial
  11. Suborbital.
  12. Turista espacial
  13. Suborbital.
  14. Turista espacial
  15. Suborbital.
  16. Turista espacial
  17. Turista espacial
  18. Turista espacial
  19. Suborbital.
  20. Turista espacial
  21. Turista espacial

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «BBC News - Sci/Tech - Expensive ticket to ride». News.bbc.co.uk. Consultado em 11 de agosto de 2017 
  2. «BBC News - SCI/TECH - Space tourist lifts off». News.bbc.co.uk. Consultado em 11 de agosto de 2017 
  3. «BBC NEWS - Science/Nature - Lift-off for woman space tourist». News.bbc.co.uk. Consultado em 11 de agosto de 2017 

Ligação externa[editar | editar código-fonte]