O Regresso de Ultraman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ultraman Jack
O Regresso de Ultraman (BR)
Informação geral
Formato Seriado
Género Ficção Científica
Duração 24 minutos
Criador(es) Tsuburaya Productions, Hajime Tsuburaya
País de origem  Japão
Idioma original Língua japonesa
Produção
Elenco Jiro Dan
Nobuo Tsukamoto
Jun Negami
Ken Nishida
Yutaro Mitsui
Shunsuke Ikeda
Mika Katsuragi
Kazuko Iwasaki
Rumi Sakakibara
Mori Kishida
Hideki Kawaguchi
Tema de abertura Tōru Fuyuki
Exibição
Emissora de
televisão original
 Japão TBS
Transmissão original 2 de Abril de 1971
31 de Março de 1972
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 51

O Regresso de Ultraman (帰ってきたウルトラマン, Kaettekita Urutoraman?) é uma série de televisão japonesa pertencente à franquia Ultraman de séries de Tokusatsu. Produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela Tokyo Broadcasting System, estreando no dia 2 de Abril de 1971 e encerrando no dia 17 de Março de 1972, num total de 51 episódios. Criado por Hajime Tsuburaya, filho de Eiji, o seriado teve altas doses de ação, um dos mais eletrizantes seriados da Família Ultra. A série teve a participação especial do ator Akiji Kobayashi, o capitão Muramatsu da Patrulha Científica ou S.I.A. nos episódios 13 e 14. Ultraman Jack teria a presença dos seus irmãos: Ultraseven no 18 e no 38; e do primeiro Ultraman no 38 e no 51 (em sonho, alertando o seu irmão).

Posteriormente, o herói da série (que até então era chamado apenas de Ultraman) foi rebatizado como Ultraman Jack, para evitar confusões com o primeiro Ultraman.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A série estreou na TV Tupi em 1974, durante o programa do Capitão Aza. Em 1976, passaria a ser exibida, diariamente, ao meio-dia, saindo do ar após um ano e meio, quando deu espaço ao seriado Mundo Animal. Voltaria ao ar pela TV Record, em 1979.

Já nos anos 80, foi exibida pelo SBT, alternando horário com o Ultraman de Hayata, dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade. Em 1986, a série passou a ser exibida no programa do TV Poww. Naquele mesmo ano, mudaria de lugar: era exibida no carrosel de desenhos do SBT, como tapa-buracos, às 19h. Em 1987, fez parte das atrações do programa Oradukapeta.

Sua última exibição foi muito curta: outubro de 1987, no programa do Bozo, quando deu lugar ao seriado Spectreman, nas tardes do SBT. Os episódios 6, 8 e 36 nunca foram exibidos aqui1. No SBT, o episódio seis era raramente exibido. Por outra curiosidade, vários episódios eram exibidos fora de ordem, o que causava uma dúvida na cabeça do público, que via o capitão Kato em um episódio e Ibuki no outro. A troca de capitães aconteceu no episódio 22.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Elenco de dublagem[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

↑1 Ultraman Jack parte 1 - Herói Gold 65