Paulo (nome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paulo

São Paulo escrevendo suas cartas por Valentin de Boulogne
Gênero Masculino
Origem
Palavra/nome Latim
Significado Pequena estatura, baixo

Paulo é um nome masculino comum geralmente associado a indivíduos de estatura média, mas que possuem grande força física e mental, possuindo também uma forma natural de ler as emoções das pessoas.

Origem e difusão[editar | editar código-fonte]

O nome existe desde os tempos romanos. Deriva do sobrenome romano Paulus ou Paullus, do adjetivo latino que significa "pequeno" ou "humilde".[1][2] Durante a Era Clássica, foi usado para distinguir o menor de duas pessoas da mesma família com o mesmo nome. A família patrícia romana dos Gens Aemilia incluía pessoas proeminentes como Lucius Aemilius Paullus, Lucius Aemilius Paullus Macedonicus, Lucius Aemilius Lepidus Paullus, Tertia Aemilia Paulla (a esposa de Scipio Africanus) e Sergius Paulus.

Sua prevalência em nações com herança cristã deve-se principalmente ao apego a São Paulo Apóstolo, cujo nome grego era Παῦλος, Paûlos, uma transliteração do latim, também com o significado "modesto" desse nome, e possivelmente escolhido por causa de sua semelhança com seu nome judeu Šaul. O nome Paulo é comum, com variações, em todos os idiomas europeus (por exemplo, Inglês, Francês, Espanhol, Catalão, Português, Italiano, Alemão, Holandês, Escandinavo, Grego, Russo, Georgiano).

A popularidade de Paulo variou. Nos Estados Unidos, o censo de 1990 mostra que ele classificou o 13º nome mais comum (masculino);[3] no entanto, os dados da Administração de Seguridade Social mostram popularidade entre os 20 melhores até 1968, com o uso em declínio constante até o 200º lugar em 2015.[4]

As versões femininas são Paula, Pauline, Paulina e Paulette.

Referências