Perfume (grupo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Perfume
Img3648newsmall.jpg
Informação geral
Origem Hiroshima
País  Japão
Gênero(s) J-Pop, electropop, house, technopop
Período em atividade 2001 - atualmente
Gravadora(s) Bee-hive (2003-2005)
Tokuma Japan Communications[1] (2005-2012)
Universal Japan (2012-presente)
Afiliação(ões) Yasukata Nakata
Team Amuse
Página oficial http://www.perfume-web.jp
http://www.perfume-global.com/
Integrantes Ayano Ōmoto
Yuka Kashino
Ayaka Nishiwaki
Ex-integrantes Yuuka Kawashima

Perfume (パフューム?) é um girl group de J-pop e Electropop, originário de Hiroshima, Japão. O grupo é composto por três integrantes, Ayano Ōmoto (Nochhi), Yuka Kashino (Kashiyuka) e Ayaka Nishiwaki (A~chan). Foi formado no ano de 2001, mas as jovens já possuíam uma parceria musical desde 2000. Antes mesmo do grupo estrear, uma das integrantes da primeira geração, Yuuka Kawashima, saiu do grupo alegando dedicar se mais aos estudos,e então, mais tarde Ayano Oomoto tornou se a terceira integrante do grupo. O primeiro single de Perfume foi Omajinai Perori, produzido por Pappara Kawai vendido apenas em Hiroshima. Viajaram para Tóquio e tornaram se membros da BEE-HIVE (um grupo semelhante aos da Hello! Project) onde assinaram contrato com a agência de gerenciamento Amuse Inc.

Desde 2003, Perfume vem sendo produzido por Yasutaka Nakata, fundador do grupo Capsule e da gravadora Contemode.[2] Por volta de 2003 o estilo original do grupo pós-indies começou a fazer uma transição para música eletrônica, dance music e dance-pop, influenciado pelos synthpop e chiptunes dos anos 80, e incorporando Auto-Tune, vocoders e electro house. Tornou se reconhecido nacionalmente em 2005, e entrou nas paradas musicais da Oricon em 2007 com o single "Fan Service (Sweet)" com a canção "Chocolate Disco", tornando se um divisor de águas para o grupo[3] . O grupo é muitas vezes comparado à banda Yellow Magic Orchestra e a Aira Mitsuki. Devido ao seu sucesso, Perfume inspirou diversas novas artistas femininas como Aira Mitsuki, immi, Mizca, SAWA, Saori@destiny e Sweet Vacation a incorporar a música electropop.

História[editar | editar código-fonte]

2000-2003: Primeiros anos e estréia local[editar | editar código-fonte]

Na primavera do ano 2000, Ayaka Nishiwaki (A~chan), Yuka Kashino (Kashiyuka) e Yuuka Kawashima (Kawayuka), formaram um grupo em suas cidades natais de Hiroshima, Japão. Como todas as integrantes tinham o mesmo kanji (香, de kaori) em seus nomes (que significa fragrância, perfume), decidiram chamar o grupo de "Perfume", escrito em hiragana (ぱふゅーむ Pafyūmu). Poucos meses depois, Yuuka Kawashima decidiu sair do grupo alegando dedicar-se aos estudos. Porém as outras duas integrantes decidiram seguir a carreira musical. No mesmo ano, seguindo o conselho da mãe, A~chan foi a procura de uma terceira integrante e Ayano Ōmoto (Nocchi), que anteriormente pertencia a outro grupo da mesma escola de talentos conhecido como "Happy Baby", e que já havia compartilhado o palco com o grupo, juntou-se como substituta no verão de 2001. O novo grupo frequentava a Escola de Atores de Hiroshima.

Em 2001, o grupo estreou apenas em Hiroshima com o single "OMAJINAI★Perori" em março, e mais tarde, foi lançado o single "Kareshi Boshuuchuu", em novembro através da gravadora Momiji. Os dois singles foram produzidos por Pappara Kawai, com o típico gênero idol music, com diversão e energia. Por volta desta época, a coreógrafa Mikiko Mizuno que viria a coordenar todas as coreografias do grupo a partir deste ponto, entrou para a equipe.

2003-2005: Bee-Hive e indies[editar | editar código-fonte]

Ao se formarem na Escola de Atores de Hiroshima o trio partiu para Tóquio, tornaram-se parte do Bee-Hive, um grupo semelhante ao Hello! Project e assinaram com o escritório de gerenciamento Amuse Inc.. Na cidade de Tóquio o grupo conheceu Yasutaka Nakata, do Capsule, que se tornou seu produtor.

Entre os anos de 2003 e 2004, elss lançaram "Sweet Donuts", "Monochrome Effect" e "Vitamin Drop", singles indies lançados pela gravadora produzida pela Bee-Hive Records. Foi também durante este tempo que o grupo teve suas três primeiras performances ao vivo. Devido ao seu poder animador nas pessoas, ganharam maior valorização entre os fãs. Mesmo assim, nenhum de seus lançamentos se tornaram sucessos no Japão. Mais tarde devido aos baixos índices nas paradas de sucesso de seu país, corriam o risco de serem descartadas de sua gravadora, mas o escritório de gestão fez a escolha de dar mais uma chance ao grupo, fazendo grandes transformações para uma nova estreia.

Akihabalove[editar | editar código-fonte]

Entre 2004 e 2005, Perfume decidiu atuar em Akihabara. En 2005, o grupo participou de um projeto do Uchimizu Mission Project, chamado de Akihabalove, juntamente com a dubladora DJ Momo-i, que na época fazia parte do grupo UNDER17. O single Akihabalove foi lançado juntamente com um DVD e vídeo promocional apenas no evento. Elas costumavam realizar performances na rua, sendo consideradas as "ídolos de Akiba-kei"

2005-2007: Estreia com a Tokuma Japan Communications[editar | editar código-fonte]

Em 21 de setembro de 2005, o grupo mudou para a gravadora Tokuma Japan Communications, onde lançaram o single "Linear Motor Girl", que obteve a posição #99 na Oricon. Em seguida foram lançados os singles "Computer City "e "Electro World" em 2006. Devido a estes singles o grupo tornou-se conhecido na internet em sites como Youtube. O estilo único também levou o grupo a ser chamado com O futuro do technopop. No entanto, nenhuma das três versões foi um sucesso sólido.

Em 2 de agosto de 2006, Perfume lançou o primeiro álbum, a compilação "Perfume ~Complete Best~" juntamente com uma nova música, "Perfect Star, Perfect Style". Elas promoveram o álbum em pequenos eventos em lojas e nas ruas, entregando pessoalmente panfletos aos trausentes. O álbum chegou ao #33 nas paradas da Oricon (mais tarde subindo para #25 com o lançamento do segundo álbum GAME). O lançamento desta compilação causou preocupação aos fãs de que o fim do grupo estava próximo como habitualmente, pois grupos que lançam álbuns best-of antes de terem um grande sucesso são dissolvidos logo depois.

Em 20 de dezembro de 2006, Perfume lançou o single digital, "Twinkle Snow Powdery Snow". A canção apareceu mais tarde em seu single "Fan Service [sweet]". Um dia depois, Perfume teve um concerto ao vivo no Harajuku Astro Hall que mais tarde foi gravado e lançado como "Fan Service [bitter]".

2007-2008: Sucesso Comercial e Era GAME[editar | editar código-fonte]

Enquanto quase todas as integrante do BEE-HIVE eram descartadas pela Amuse Inc. foi dada à Perfume a oportunidade de lançar mais um single. Em fevereiro de 2007, ela lançaram "Fan Service [sweet]" com a divertida faixa dançante "Chocolate Disco". Este foi o ponto de virada em que a sorte do grupo começou a mudar. Embora as vendas de "Fan Service [sweet]" não fossem estelares, "Chocolate Disco" chamou a atenção de um artista já bem estabelecido na indústria do J-pop, Kimura Kaela. Kimura então tocou a música em seu programa de rádio de forma consistente. Enquanto escutava o programa de rádio de Kimura, um diretor comercial de nome Akira Tomotsugi notou a Perfume e decidiu usar as três garotas em seu próximo anúncio de tv.

Em 1 de julho de 2007, o comercial sobre reciclagem da campanha nacional da NHK foi ao ar, com Perfume e sua nova canção, "Polyrhythm". O comercial deu à Perfume a exposição que elas nunca tinham sonhado antes. Posteriormente, seu próximo show lotou, Perfume ~Complete Best~ chegou ao #1 na paradas da Amazon CD e Perfume se tornou o primeiro idol group a performar no festival de música Summer Sonic.

Em 12 de setembro de 2007, Perfume lançou seu décimo single "Polyrhythm". Ele alcançou a posição #4 nas paradas dirárias de single da Oricon e subiu para #7 nas paradas semanais. Este é conhecido como o início da fama nacional de Perfume.

Em 2008, o grupo seguiu o sucesso de "Polyrhythm" com "Baby cruising Love / Macaroni". O single alcançou a posição #3 na Oricon semanal e vendeu 50 mil cópias.

Em 16 de abril de 2008, Perfume lançou seu primeiro álbum de estúdio original, GAME. O álbum atingiu o #1 na Oricon após sua liberação, fazendo de Perfume o primeiro grupo de technopop a conseguir isto desde Yellow Magic Orchestra em 1983. Surpreendentemente, no tempo de seu lançamento do álbum, Perfume ~Complete Best~, "Polyrhythm" e "Baby cruising Love / Macaroni" todos reentraram nas paradas da Oricon. O álbum vendeu mais de 450 mil cópias e foi certificado disco dupllo de platina.

Após o lançamento de álbum, a Perfume First Tour "GAME" foi anunciada. O grupo percorreu 10 cidades e esgotaram todos os ingressos.Na data final da turnê, Perfume anunciou que faria um show de 2 dias no prestigiado Nippon Budokan em novembro de 2008, bem como a data de seu próximo single, "love the world". O single, lançado em 9 de julho de 2008, se tornou a primeira canção de technopop a alcançar sempre o #1 nas paradas da Oricon.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

Nome artístico Nome de nascimento Data de nascimento
Romanização Hiragana Romanização Kanji
Kashiyuka かしゆか Yuka Kashino 樫野有香 (Kashino Yuka?) 23 de Dezembro de 1988 (25 anos)
A~chan あ~ちゃん Ayaka Nishiwaki 西脇綾香 (Nishiwaki Ayaka?) 15 de Fevereiro de 1989 (25 anos)
Nocchi のっち Ayano Ōmoto 大本彩乃 (Ōmoto Ayano?) 20 de Setembro de 1988 (25 anos)

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Nome artístico Nome de nascimento Data de nascimento
Romanização Hiragana Romanização Kanji
Kawayuka かわゆか Yuuka Kawashima 河島佑香 (Kawashima Yuuka?) 5 de novembro de 1988 (25 anos)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns de compilação[editar | editar código-fonte]

Singles digitais[editar | editar código-fonte]

  • 2006: Twinkle Snow Powdery Snow
  • 2011: Perfume Selection
  • 2013: 1mm
  • 2013: Sweet Refrain (Drama Ver.)
  • 2014: Hold Your Hand

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • 2008: Álbum Marcante (Japan Record Award) - [GAME]
  • 2008: Prêmio Excelência (Japan Record Award) - [Love the World]
  • 2009: Artista de Ouro (Best Hit Song Festival)
  • 2009: CD Shop Awards - [GAME] (indicado)
  • 2009: MVA BEST CHOREOGRAPHY VIDEO - [Dream Fighter]
  • 2010: Melhor Artista Pop Asiático (Mnet! Asian Music Awards)
  • 2010: Melhor Artista (BIGLOBE MUSIC AWARDS)
  • 2010: Melhor Artista Pop (J-Station Music Award) [prêmio de um site brasileiro relacionado à música japonesa]
  • 2011: 10º aniversário "Jury Recommended Works Japan Media Arts Festival Entertainment Division (15º) ano fiscal 2011," Tokyo Dome debut! Perfume LIVE @ 5th Anniversary "1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11" (Mikiko + Perfume) (nomeado)
  • 2012: Melhor Vídeo de Dança (MTV VIDEO MUSIC AWARDS JAPAN) - [Laser Bean]
  • 2012: Melhor Coreografia (MTV VIDEO MUSIC AWARDS JAPAN) - [Laser Bean]
  • 2012: Grande Prêmio (Jacket Music Awards) - [Spice] (indicado)

Photobooks[editar | editar código-fonte]

  • 17 de dezembro de 2008: Perfume Portfolio
  • 17 de dezembro de 2009: Perfume Livefolio
  • 04 de fevereiro de 2011: Perfume LIVE@Tokyo Dome 12345678910(somente membros do fã-clube P.T.A)
  • 26 de abril de 2014: Perfume 4th Tour in DOME 「LEVEL3」 (somente membros do fã-clube P.T.A)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entrevista a Perfume. bounce.com (2008-02-07). Página visitada em 2009-06-02. (em japonês)
  2. Perfume at Rock in Japan. The Japan Times (June 19, 2008). Página visitada em November 21, 2008.
  3. (em japonês) Perfume - トップページ - TJC artists pages - Profile. Tokuma Japan Communications. Página visitada em 3 de novembro de 2009. (em japonês)
  4. Perfume、タイトル読み方正解発表&収録曲ついに判明. Página visitada em 2 de fevereiro de 2010. (em japonês)
  5. Título não preenchido, favor adicionar. Página visitada em 1 de novembro de 2011. (em japonês)
  6. Título não preenchido, favor adicionar. Página visitada em 26 de agosto de 2013. (em japonês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Flag of Japan.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Japão, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.