Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose é a versão em língua portuguesa de pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, palavra criada por Everett M. Smith presidente da National Puzzlers' League para que fosse a maior palavra da língua inglesa. Ela é sinônima de silicose, que significa "uma doença pulmonar causada pela inalação de de sílica muito fina, que causa inflamação nos pulmões".

Origem[editar | editar código-fonte]

Everett M. Smith, presidente da National' Puzzlers League, criou a palavra em 1935 com objectivo de ela ser a mais longa palavra de língua inglesa. Criou-a juntando um amálgama de prefixos e radicais de origem grega e latina, obtendo dessa forma uma nova denominação para uma doença com nome cientifico já definido, a silicose[1] . Posteriormente esta palavra foi transposta para a nossa língua como Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose mas como duplicata um nome cientifico pré-estabelecido de uma doença já conhecida, implica que na nossa língua esta palavra seja considerada como uma palavra fictícia.

A palavra ganhou estatuto oficial pela primeira vez em 2001, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Aparece descrita como uma doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas[2] , tornando-se dessa forma a maior palavra da língua portuguesa registada em dicionário. É de salientar e referir que não é muito comum um dicionário efetuar registos deste tipo de palavras, pois se consultarmos livros técnicos, ou procurarmos outros tipos de palavras fictícias, constatamos que existem muitas outras maiores do que esta na nossa língua e que não se encontram dicionarizadas, já para não referir que se podem criar imensas palavras compostas, muito maiores do que esta, seguindo as regras gramaticais do português.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Palavra Significado da palavra Idioma de origem Palavra de origem e seu significado
pneumo pulmão grego pneumon = pulmão
ultra além latim ultra = além
microscópico muito pequeno grego microscópio: mikros = pequeno, skopein = examinar
sílico vem de silício, elemento químico presente no magma vulcânico latim silício: silicium/silex = pedra dura ("seixo")
vulcano vindo de um vulcão latim vulcão: vulcanus = deus do fogo e da metalurgia
coniotico doença causada por inalação de partículas de poeira em suspensão no ar grego kónis = poeira

Referências

  1. Cole, Chris. (1989.) "The Biggest Hoax". Word Ways: The Journal of Recreational Linguistics, via wordways.com. Retrieved on 2007-10-08.
  2. Dicionário Priberam. Página visitada em 23 de Junho de 2009.