Portal:Colorado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeiro do Colorado
Bandeiro do Colorado

Portal do Colorado

Editar
   O Portal do Colorado
Localização do Colorado
Localização do Colorado

Colorado é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região dos estados das Montanhas Rochosas. Geograficamente, é marcado pela presença das Montanhas Rochosas, possuindo várias das montanhas mais altas desta cadeia montanhosa. Seu terreno acidentado, cheio de montanhas, bem como a grande quantidade de precipitação de neve recebida durante o inverno, criou um terreno propício para a criação de diversos resorts de esqui, como a internacionalmente conhecida Aspen. Tais resorts atraem milhões de turistas por ano, e fazem do turismo uma das principais fontes de renda do estado.

Além do turismo, outras importantes fontes de renda do estado são a mineração e serviços de transportes e telecomunicações, que tem sido duas importantes fontes de renda desde que a região passou a fazer parte dos Estados Unidos, em 1848. A agropecuária é também um setor econômico importante do Colorado.

O nome do estado provém da palavra espanhola colorado, que significa "corado", ou "de cor vermelha". Os primeiros exploradores de ascendência europeia a explorar a região foram os espanhóis, que nomearam o rio Colorado com este nome. Este rio, que corta muito do atual Colorado, foi assim nomeado por causa do terreno vermelho do vale onde o rio está situado. Posteriormente, o estado receberia o mesmo nome.

O cognome do Colorado é The Centennial State (o estado centenário). Isto porque o Colorado tornou-se o 38º estado norte-americano em 1876, exatamente um século após a Declaração da Independência dos Estados Unidos.


Sumários temáticos

Editar
   Artigos destacados

Youngstown é uma cidade localizada no estado norte-americano de Ohio, no Condado de Mahoning e Condado de Trumbull. A cidade foi fundada em 1796.


Editar
   História do Colorado
Seção '1876 - Tempos atuais' não encontrada


Geografia

Editar
   Geografia do Colorado
Planalto do Colorado.
Montanhas Rochosas.
O Colorado limita-se ao norte com Wyoming, a leste com o Kansas, ao sul com Oklahoma e Novo México, no extremo sudoeste com o Arizona, e a oeste com Utah. Com quase 270 000 km2,[1] é o oitavo maior estado americano em área do país.

Diversos importantes rios dos Estados Unidos possuem sua nascente no Colorado, primariamente nas Montanhas Rochosas. Estes rios podem ser afluentes do rio Mississippi, deslocando-se em direção a leste, ou podem desaguar no oceano Pacífico, deslocando-se em direção a oeste. Importantes afluentes do rio Mississippi incluem o Arkansas, South Platte e o Republican. O rio Colorado é o rio mais importante daqueles que deslocam-se em direção a oeste. A maior parte de outros rios que nascem no estado e deslocam-se para o oeste são afluentes do Colorado. Uma importante exceção é o rio Grande, que desloca-se em direção ao sudoeste, até o extremo sul do Novo México. Cerca de um terço do Colorado é coberto por florestas.

O Colorado pode ser dividido em quatro distintas regiões geográficas:

  • O Planalto do Colorado localiza-se no oeste do Colorado, cobrindo cerca de um quinto do estado. A região caracteriza-se pelo seu terreno altamente acidentado, com diversos morros de alta elevação, chapadas e vales muito profundos — que podem chegar a ter centenas de metros de profundidade. Uma ponte de suspensão do Colorado, por exemplo, cruza o vale do Royal Gorge, que possui 321 m de profundidade. Esta ponte é oficialmente a mais alta do gênero do mundo. Muito desta região é coberta por dunas, ou mesmo somente por rochas.
  • As Montanhas Rochosas ocupam toda a região central do Colorado, ocupando cerca de dois quintos do estado. A região das Montanhas Rochosas dentro do Colorado possui 54 picos com mais de 14 000 pés (4 270 m) de altitude. As Montanhas Rochosas são cobertas de neve apenas durante o inverno. Durante o verão, a maior parte da neve e das geleiras das Montanhas Rochosas derretem, com exceção de algumas poucas grandes geleiras. O derretimento destas geleiras cria dezenas de lagos temporários. A região também possui diversos pequenos lagos permanentes (que não congelam totalmente durante o inverno). O maior deles, o Grand Lake, localizado próximo à cidade de Grand Lake, possui 240 acres de área. O mais alto do estado — e um dos mais altos do país — é o Summit Lake, localizado a 3 883 m de altitude. Outra característica da região é sua abundância de florestas.
  • As Grandes Planícies localizam-se no leste do Colorado, ocupando cerca de um quinto do estado. A região caracteriza-se por seu terreno pouco acidentado e pelo seu solo fértil. Seu clima semiárido foi um empecilho para o desenvolvimento da agricultura na região, mas grandes programas de irrigação tornaram esta região uma grande produtora de produtos agrícolas. A maior parte das fazendas de cultivo do estado localizam-se nesta região.
  • A Bacia Intermontanhar é um pequeno pedaço de terra localizado a oeste do centro-norte do Colorado, entre o Planalto do Colorado e as Montanhas Rochosas. Caracteriza-se por seu terreno pouco acidentado, coberto primariamente por florestas.


Editar
   Clima do Colorado
Mapa climático do Colorado segundo a classificação climática de Köppen.

O clima do Colorado é variado, devido ao seu terreno muito acidentado, com grandes variações quanto à altitude. No geral, durante o ano inteiro, as maiores temperaturas são registrados no extremo sudoeste e nas Grandes Planícies (primariamente no extremo sudeste), por causa da menor altitude destas regiões. Enquanto isto, as Montanhas Rochosas registram as menores temperaturas médias do Colorado.

Durante o inverno, as planícies do Colorado registram uma temperatura média de -2 °C, enquanto que nas Montanhas Rochosas, em geral, a média é de -8°C. A média das mínimas é de -9 °C nas planícies, e de -12 °C nas Montanhas Rochosas, enquanto a média das máximas é de 7 °C nas planícies e de 2 °C nas Montanhas Rochosas. A menor temperatura já registrada no Colorado foi de -52 °C, registrada em Maybell, em 1 de fevereiro de 1985.

Durante o verão, as planícies do Colorado registram uma temperatura média de 23 °C, enquanto que as Montanhas Rochosas em geral registram uma média de 13 °C. A média das mínimas é de 14 °C nas planícies e de 8 °C nas Montanhas Rochosas, e a média das máximas é de 33 °C nas planícies e de 25 °C nas Montanhas Rochosas. A maior temperatura já registrada no Colorado foi de 48 °C, registrada em Bennett, em 11 de julho de 1888.

O Colorado possui, em geral, um clima muito seco, semiárido. As taxas de precipitação média anual de chuva é de 38 cm, variando entre 20 a 40 cm nas planícies, e mais de 50 cm nas Montanhas Rochosas. As taxas de precipitação média anual de neve do Colorado são, em geral, muito altas (mas muito instáveis) nas Montanhas Rochosas, enquanto são muito baixas (menos de dez centím anuais) no restante do estado.


Cultura

Editar
   Biografia selecionada

George Armstrong Custer (New Rumley, 5 de dezembro de 1839Montana, 25 de junho de 1876) foi um oficial do exército dos Estados Unidos e comandante de uma unidade de cavalaria durante a Guerra Civil Americana e as Guerras Indígenas. Criado em Michigan e Ohio, Custer foi aceito em West Point em 1857 e se formou em último da sua classe em 1861, com a patente de segundo-tenente. Com o começo da guerra civil no país, Custer foi convocado a servir no Exército da União.


Editar
   Educação no Colorado
Vista de uma biblioteca pública de Denver.

A primeira escola do Colorado foi inaugurada em 1859. Os alunos desta escola eram filhos de mineradores na região de Cherry Creek, onde atualmente está situada Denver.

Atualmente, todas as instituições educacionais no Colorado precisam seguir regras e padrões ditadas pelo Conselho Estadual de Educação do Colorado. Este conselho controla diretamente o sistema de escolas públicas, que está dividido em diferentes distritos escolares. O conselho é composto por sete membros eleitos pela população do estado para mandatos de até seis anos de duração. Estes sete membros indicam um oitavo membro, que atuará como superintendente de educação. Cada cidade primária (city), diversas cidades secundárias (towns) e cada condado, é servido por um distrito escolar. Nas cidades, a responsabilidade de administração do sistema escolar público são dos distritos municipais, enquanto que em regiões menos densamente habitadas esta responsabilidade é dos distritos escolares operando em todo o condado em geral. O Colorado permite a operação de escolas charter — escolas públicas independentes que não são administradas por distritos escolares, mas que dependem de verbas públicas para operar. Atendimento escolar é compulsório para todas as crianças e adolescentes com mais de sete anos de idade até a conclusão do segundo grau ou até os quinze anos de idade.

Em 1999, as escolas públicas do estado atenderam cerca de 708 100 estudantes, empregando aproximadamente 40 800 professores. Escolas privadas atenderam cerca de 52 00 estudantes, empregando aproximadamente 4 400 professores. O sistema de escolas públicas do estado consumiu cerca de 4,141 bilhões de dólares, e o gasto das escolas públicas foi de aproximadamente 6 400 dólares por estudante. Cerca de 88,7% dos habitantes do estado com mais de 25 anos de idade possui um diploma de segundo grau.

A primeira biblioteca pública do Colorado foi fundada em Denver, em 1860. Atualmente, o Colorado possui cerca de 230 bibliotecas públicas, administradas por 116 sistemas de bibliotecas públicas diferentes. 30 das bibliotecas públicas do estado são administradas por condados. As bibliotecas públicas do Colorado movimentam anualmente uma média de 10,4 livros por habitante.

A primeira instituição de educação superior do Colorado foi fundada em 1864. Esta instituição era chamada Colorado Seminary, que é a atual Universidade de Denver. Atualmente, o Colorado possui 76 instituições de educação superior, dos quais 28 são públicas e 48 são privadas. O sistema público de educação superior do Colorado é a Universidade Estadual do Colorado, em Fort Collins, fundada em 1876. A Universidade do Colorado, criada em 1912, também é uma universidade pública, presente nas cidades de Boulder, Colorado Springs e Denver.


Editar
   Cultura

Uma frase famosa entre as décadas de 1870 e 1890, Go west, young man (Vá ao oeste, jovem homem), foi dita por Horace Greeley, em 1870. Greeley era um editor renomado, que acreditava no povoamento do oeste americano. Ele fundou uma colônia no Colorado, que posteriormente se desenvolveria na atual cidade de Greeley.


Editar
   Demografia no Colorado
Crescimento populacional
Censo Pop.
186034 277
187039 86416,3%
1880194 327387,5%
1890413 249112,7%
1900539 70030,6%
1910799 02448,0%
1920939 62917,6%
19301 035 79110,2%
19401 123 2968,4%
19501 325 08918,0%
19601 753 94732,4%
19702 207 25925,8%
19802 889 96430,9%
19903 294 39414,0%
20004 301 26230,6%
20105 029 19616,9%
20205 773 71414,8%
Fonte: US Census

O censo nacional de 2000 estima a população do Colorado em 4 301 261 habitantes, um crescimento de 30% em relação à população em 1990, de 3 307 912 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população o estado em 4 665 177 habitantes, um crescimento de 41% em relação à população em 1990; de 8,4%, em relação à população em 2000; e de 1,4% em relação à população estimada em 2004.

O crescimento populacional natural do Colorado entre 2000 e 2005 foi de 205 321 habitantes — 353 091 nascimentos menos 147 770 óbitos — o crescimento populacional causado pela imigração foi de 112 217 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou no ganho de 47 740 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população do Colorado cresceu em 363 916 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 63 356 habitantes.

Estima-se que cerca de 441 000 pessoas (9,7% da população) tenha nascido fora dos Estados Unidos. Destes, estima-se que 144 000 (3,1% da população) sejam ilegais.

As taxas de crescimento populacional do Colorado são das mais altas do país, alimentadas primariamente por causa da imigração hispânica. Apenas Nevada e Arizona possuem maiores taxas de crescimento populacional anual. Segundo estimativas realizadas em 2004, a população crescerá para 7,15 milhões em 2030. Os maiores crescimentos são esperados na região metropolitana de Denver.


Editar
   Categorias


Editar
   Tópicos


Editar
   Portais relacionados




Territórios fronteiriços

Aqueles listados em negrito itálico são Portais em destaque.

Descubra a Wikipédia utilizando portais


Editar
   Wikimedia


Editar
   Fontes
  1. «United States Summary: 2010 Population and Housing Unit Counts» (PDF). census.gov. Departamento do Censo dos Estados Unidos (setembro de 2012). Consultado em 9 de maio de 2021 


Purgar cache do servidor