Portal:Virgínia Ocidental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A bandeira de Virgínia Ocidental
A bandeira de Virgínia Ocidental

Portal da Virgínia Ocidental

Mountain State

Editar
   O Portal da Virgínia Ocidental
Localização de Virgínia Ocidental
Localização de Virgínia Ocidental

A Virgínia Ocidental (em inglês: West Virginia, ) é um dos 50 Estados dos Estados Unidos. Localizado na região sul dos Estados Unidos. Faz fronteira com a Virgínia ao sudeste, Kentucky ao sudoeste, Ohio ao noroeste, e com a Pensilvânia e Maryland ao nordeste. A capital e maior cidade do estado é Charleston.

A Virgínia Ocidental fazia parte da Virgínia (pró-escravista) até 1863, quando, durante a guerra civil, os condados que compunham o noroeste da Virgínia separaram-se, fundando um novo estado, a Virgínia Ocidental, pró-abolicionista. Com quase 63 mil quilômetros quadrados, é o 41º estado em extensão territorial e o 39º em população.

O U.S Census Bureau classifica a Virgínia Ocidental como parte do sul dos Estados Unidos. O pântano norte se estende ao lado da Pensilvânia e Ohio, com as cidades de Wheeling e Weirton, na Virgínia Ocidental, do outro lado da fronteira com a área metropolitana de Pittsburgh, enquanto Bluefield fica a menos de 110 quilômetros da Carolina do Norte. Huntington, no sudoeste, está perto dos estados de Ohio e Kentucky, enquanto Martinsburg e Harpers Ferry, são considerados parte da região metropolitana de Washington, entre os estados de Marilândia e Virgínia. A posição única da Virgínia Ocidental faz com que ela seja frequentemente incluída em várias regiões geográficas dos Estados Unidos, incluindo as regiões do Meio-Atlântico e o Sudeste do país.

O estado é conhecido por suas montanhas e colinas, por suas indústrias historicamente significativas no campo da extração de madeira e da mineração de carvão e também por sua história política e trabalhista. É uma das áreas mais densamente cársticas do mundo, tornando-se uma área frequentemente adotada para espeleologia recreativa e para a pesquisa científica. A Virgínia Ocidental também é conhecida por oferecer uma ampla gama de oportunidades e atividades de lazer ao ar livre, incluindo esqui, rafting, pesca, caminhadas, mochila, ciclismo montanhoso, escalada e caça.


Sumários temáticos

Editar
   Artigos destacados

O Monte Redoubt é um vulcão ativo localizado no Alasca. É o ponto mais alto da Cordilheira Aleutiana.

A última erupção registou-se em março de 2009; a anterior (na imagem) foi considerada uma erupção pliniana.

O monte Redoubt em maio de 2009


Editar
   História de Virgínia Ocidental

Muitos antigos montes de terra feitos pelo homem de várias culturas pré-históricas de construtores de montes sobrevivem na Virgínia Ocidental, especialmente em áreas na região de Moundsville, South Charleston e Romney. Artefatos descobertos por lá dão evidências de sociedades de vilarejos com uma cultura de sistema de comércio tribal que trabalhavam com peças de cobre trabalhadas a frio. É estimado que a região da Virgínia Ocidental é habitada pelo menos desde o ano 100 a.C..

Na década de 1670, durante a Guerra dos Castores, a poderosa tribo dos Iroqueses, cinco nações indígenas de Nova Iorque e Pensilvânia se uniram para expulsar outras tribos para tomar as áreas de caça do vale de Ohio. Tribos falantes de sioux, como os Moneton, tinham forte presença na área antes disso.

Já no século XVIII, a área agora identificada como Virgínia Ocidental também era território disputado entre anglo-americanos, com as colônicas de Pensilvânia e Virgínia reivindicando direitos territoriais sobre a região antes da Guerra de Independência dos Estados Unidos. Algumas empresas especulativas de terras, como a Companhia de Vandalia, a Companhia de Ohio e a Companhia de Indiana, mas não conseguiu legitimar suas reivindicações de terras em partes da Virgínia Ocidental e no atual Kentucky. Esta rivalidade resultou em alguns colonos fazendo uma petição ao Congresso Continental para criar um novo território chamado Westsilvania. Com o governo federal encerrando a disputa entre a Virgínia e Pensilvânia ao criar o Condado de Kentucky.

Antes da indpendência, a Coroa Britânica considerava a parte oeste da Virgínia como parte da Colônia da Virgínia, de 1607 a 1776. Com os Estados Unidos se firmando como nação, o oeste do estado permaneceu como parte maior da Virgínia (chamada de Trans-Allegheny Virginia) de 1776 a 1863. A maioria dos residentes da região não estavam contentes com esta decisão, com o governo do estado sendo dominado pela elite plantadora nas áreas de Tidewater e Piedmont, na costa Atlântica. O legislativo não fazia uma boa distribuição eleitoral, contando escravos como parte da população (enquanto negava a estes direitos civis básicos) enquanto no oeste a população branca era pequena e não representada na legislatura estadual, tendo poucos escravos na região. Mais agricultores de subsistência e fazendeiros yeoman viviam no oeste e eles não costumavam apoiar a escravatura, embora este assunto fosse bem divisivo.

Em 1861, quando a Guerra Civil começou, a Virgínia se aliou aos separatistas da Confederação. O ressentimento da população branca no oeste contra os fazendeiros ricos e plantadores escravagistas no leste cresceu, com apoio a União no oeste sendo ainda bem forte. Em maio de 1861, a população dos condados a oeste e norte na Virgínia votaram por se separar do estado e formar uma entidade própria, formando um novo governo local sob a liderança de Francis Pierpont. O novo estado foi aceito na União em 1863. Já em 1864, uma constituição estadual foi ratificada, embora não fosse passada por voto popular. A Virgínia Ocidental então aboliu a escravidão, de forma gradual.

A história da Virgínia Ocidental foi profundamente afetada por seu terreno montanhoso, numerosos e vastos vales de rios e ricos recursos naturais. Todos esses eram fatores que impulsionavam sua economia e o estilo de vida de seus residentes, que costumavam viver em muitas comunidades pequenas e relativamente isoladas nos vales das montanhas.


Editar
   Política de Virgínia Ocidental

Joseph Manchin III (nascido em 24 de agosto de 1947) é um político americano que serve como Senador dos Estados Unidos pela Virgínia Ocidental, um assento que ocupa desde 2010. Membro do Partido Democrata, ele também serviu como 34º governador da Virgínia Ocidental de 2005 a 2010 e na Câmara dos Delegados do seu estado de 1982 a 1986.

Manchin chama a si mesmo como um "democrata conservador moderado", sendo considerado como um dos democratas com posições mais conservadoras no Senado, especialmente na área social. A Virgínia Ocidental é considerado um estado firmemente Republicano, mas Manchin conseguiu fazer uma carreira política de sucesso por lá em quase quarenta anos de serviço na vida pública. Ele foi eleito governador do estado em 2004, sendo reeleito em 2008 (em ambos esses anos um republicano candidato a presidência da república venceu no estado). Manchin foi eleito para o Senado em 2010, após a morte de Robert Byrd, sendo eleito com 54% dos votos. Ele foi reeleito mais duas vezes, em 2012 e 2018.

Como membro do Congresso, Manchin é conhecido por sempre buscar apoio bipartidário em questões legislativas, votando e trabalhando com colegas Republicanos. Entre as principais questões políticas que manteve no Senado está restrição ao aborto, a defesa do direito ao posse de armas e uma política externa não intervencionista. Ele se opôs a maioria das políticas de energia propostas pelo presidente Barack Obama, foi contra a revogação da lei Don't ask, don't tell de 2010, votou por cortar fundos federais para a organização Planned Parenthood em 2015 e apoiou diversas políticas do presidente Donald Trump, votando a favor de quase todas as suas indicações para gabinete e juízes federais, incluindo a nomeação para a Suprema Corte de Brett Kavanaugh. Ainda assim, Manchin votou contra as tentativas dos republicanos de revogar o Patient Protection and Affordable Care Act (Obamacare), mudou de opinião quanto ao Planned Parenthood ao vetar corte de dinheiro federal para a organização em 2017 e ainda votou contra o plano republicano de corte de impostos naquele mesmo ano. Ele costuma não se alinhar a ala mais progressista do seu partido, não apoiando questões como Medicare For All (um sistema federal de saúde pública gerida pelo governo federal), a abolição do sistema de filibuster no senado, aumentar o número de cadeiras na Suprema Corte e tentativas de cortar fundos federais para as forças policiais estaduais. Ele também defende a retirada unilateral das forças americanas do Afeganistão e se opôs a intervenção militar na Síria. De 2017 a 2020, Manchin votou a favor de metade das posições do então presidente Trump, mais do que qualquer outro democrata no Congresso.

Até 2021, ele é o único democrata com cargo estadual na Virgínia Ocidental. Além disso, com o 117º Congresso divido ao meio em linhas partidárias, o voto de Joe Manchin se tornou decisivo, fazendo dele um dos políticos mais influentes em Washington naquele período.


Editar
   Geografia de Virgínia Ocidental
Seção 'Geografia' não encontrada


Editar
   Clima de Virgínia Ocidental
Seção 'Clima' não encontrada


Editar
   Biografia selecionada

Howard W. " Kroger " Babb (30 de dezembro de 1906 - 28 de janeiro de 1980) foi um produtor de cinema e showman americano. Suas técnicas de marketing eram semelhantes às de um caixeiro-viajante, com raízes na tradição do show de medicina. Auto-descrito como "America's Fearless Young Showman", ele é mais conhecido por sua apresentação do filme de exploração Mom and Dad de 1945, que foi adicionado ao Registro Nacional de Filmes da Biblioteca do Congresso em 2005.

Babb esteve envolvido na produção e marketing de muitos filmes e programas de televisão, promovendo cada um de acordo com seu lema de marketing favorito: "Você precisa dizer a eles para vendê-los". Seus filmes variavam de dramas no estilo educação sexual a "documentários" sobre culturas estrangeiras, destinados a excitar o público em vez de educá-lo, maximizando os lucros por meio de truques de marketing.


Editar
   Educação em Virgínia Ocidental

Ao tornar-se um estado, em 1863, a Virgínia Ocidental estabeleceu um sistema de escolas públicas. Em 1933, os 398 distritos escolares do estado foram reorganizados em 55 distritos, cada uma operando dentro de cada condado da Virgínia Ocidental.

Atualmente, todas as instituições educacionais na Virgínia Ocidental precisam seguir regras e padrões ditadas pelo Conselho de Educação da Virgínia Ocidental, composto por nove membros escolhidos pelo governador para mandatos de até nove anos de duração. Este conselho é administrado por um superintendente, eleito pela população para mandatos de até quatro anos de duração. A Virgínia Ocidental possui 55 distritos escolares, cada uma operando em um condado. Cada distrito escolar possui seus próprios superintendentes. A Virgínia Ocidental não permite a operação de escolas charter - escolas públicas independentes, que não são administradas por distritos escolares, mas que dependem de verbas públicas para operarem. Atendimento escolar é compulsório para todas as crianças e adolescentes com mais de seis anos de idade, até a conclusão do segundo grau ou até os quinze anos de idade.

Martin Hall, um dos prédios mais antigos da Universidade da Virgínia Ocidental.

Em 1999, as escolas públicas do estado atenderam cerca de 291,8 mil estudantes, empregando aproximadamente 21,1 mil professores. Escolas privadas atenderam cerca de 15,9 mil estudantes, empregando aproximadamente 1,5 mil professores. O sistema de escolas públicas consumiu cerca de 1,987 bilhões de dólares, e o gasto das escolas públicas é de aproximadamente 7,2 mil dólares por estudante. Cerca de 78,7% dos habitantes do estado com mais de 25 anos de idade possui um diploma de segundo grau.

A primeira biblioteca da Virgínia Ocidental foi fundada em 1808, em Wheeling. A primeira biblioteca pública do estado, por sua vez, foi fundada em 18 de maio de 1859, no Condado de Ohio. Atualmente, o estado possui cerca de 97 sistemas de bibliotecas públicas, que movimentam uma média de 4,4 livros por habitante.

Atualmente, a Universidade da Virgínia Ocidental possui 37 instituições de educação superior, dos quais 15 são públicas e 22 são privadas. A primeira instituição de ensino superior da Virgínia Ocidental, a Universidade da Virgínia Ocidental, foi fundada em 1867, em Morgantown. A Universidade da Virgínia Ocidental é atualmente a maior instituição de ensino superior do estado.


Editar
   Economia
Moeda de 25 centavos de dólar estadunidense da Virgínia Ocidental.

O produto interno bruto da Virgínia Ocidental foi de 53,782 bilhões de dólares em 2005. A renda per capita do estado, por sua vez, foi de 29 602 dólares, a segunda menor do país, atrás apenas do Mississippi. A taxa de desemprego da Virgínia Ocidental é de 5,3%.

O setor primário responde por 5% do PIB da Virgínia Ocidental. Juntas, a agricultura e a pecuária respondem por 1% do PIB do estado, e empregam aproximadamente 29,9 mil pessoas. Os efeitos da indústria madeireira, da silvicultura e da pesca são negligíveis na economia do estado. A Virgínia Ocidental possui cerca de 21 mil fazendas, que cobrem aproximadamente 85% da sua área. Os principais produtos produzidos pela indústria agropecuária são aviários, carne e leite bovino, palha, milho, tabaco, maçãs e pêssegos.

O setor secundário responde por 18% do PIB da Virgínia Ocidental. A indústria de manufatura responde por 16% do PIB e emprega aproximadamente 84,6 mil pessoas. O valor total dos produtos fabricados no estado é de nove bilhões de dólares. Os principais produtos industrializados são produtos químicos, móveis de madeira e equipamentos de transportes. A mineração responde por 7% do PIB da Virgínia Ocidental, empregando cerca de 26,3 mil pessoas. O principal recurso natural extraído no estado é o carvão. Outros recursos naturais importantes são petróleo e granito. A indústria de construção responde por 5% do PIB, empregando aproximadamente 48,9 mil pessoas.

O setor terciário responde por 77% do PIB da Virgínia Ocidental. Cerca de 18% do PIB são gerados através de serviços comunitários e pessoais. Este setor emprega cerca de 263,6 mil pessoas. Serviços governamentais respondem por 16% do PIB, empregando aproximadamente 84,6 mil pessoas. O comércio por atacado e varejo responde por 15% do PIB, e emprega aproximadamente 192,8 mil pessoas. Serviços financeiros e imobiliários respondem por cerca de 15% do PIB, empregando aproximadamente 46,9 mil pessoas. Transportes, telecomunicações e utilidades públicas empregam 44,9 mil pessoas, e respondem por 11% do PIB da Virgínia Ocidental. 99,5% da eletricidade gerada no estado é produzida em usinas termelétricas a carvão. O restante é produzido em pequenas usinas usinas hidrelétricas e em usinas termelétricas a petróleo ou gás natural.

O governo Bush promoveu os interesses da indústria mineira, facilitando a remoção do carvão das montanhas e, de uma maneira mais geral, atendeu a todas as exigências feitas pelos patrões, inclusive com um certo relaxamento das normas sanitárias (a silicose ainda mata várias centenas de mineiros por ano).


Editar
   Transportes e comunicações
Vista da ferrovia U.S. Route 522, na Virgínia Ocidental.

Charleston é o principal pólo de transportes da Virgínia Ocidental. O Estado, em 2002, possuía 3 595 quilômetros de ferrovias. Carvão responde por 95% da carga transportada nas ferrovias do Estado. Em 2003, a Virgínia Ocidental possuía 59 534 quilômetros de vias públicas, dos quais 884 quilômetros eram rodovias interestaduais, considerados parte do sistema federal rodoviário dos Estados Unidos.

O primeiro jornal da Virgínia Ocidental, o Potomak Guardian and Berkeley Advertiser, foi publicado pela primeira vez em 1790, em Shepherdstown. O jornal mais antigo do Estado ainda em circulação, por sua vez, é o The Intelligencer, impresso em Wheeling pela primeira vez em 1852. Atualmente, são publicados no Estado 97 jornais, dos quais 21 são diários, bem como 35 periódicos.

A primeira estação de rádio da Virgínia Ocidental foi fundada em 1923, em Huntington (Virgínia Ocidental). A primeira estação de televisão foi fundada em 1949, também em Huntington. Atualmente, a Virgínia Ocidental 123 estações de rádio - dos quais 51 são AM e 72 são FM - e 11 estações de televisão.


Editar
   Demografia de West Virginia
Crescimento populacional
Censo Pop.
179055 873
180078 59240,7%
1810105 46934,2%
1820136 80829,7%
1830176 92429,3%
1840224 53726,9%
1850302 31334,6%
1860376 68824,6%
1870442 01417,3%
1880618 45739,9%
1890762 79423,3%
1900958 80025,7%
19101 221 11927,4%
19201 463 70119,9%
19301 729 20518,1%
19401 901 97410,0%
19502 005 5525,4%
19601 860 421−7,2%
19701 744 237−6,2%
19801 949 64411,8%
19901 793 477−8,0%
20001 808 3440,8%
20101 852 9942,5%
20201 793 716−3,2%
Fonte: US Census
Pirâmide etária da Virgínia Ocidental.

De acordo com o censo nacional de 2000, a população da Virgínia Ocidental naquele ano era de 1 808 344 habitantes, um crescimento de 0,8% em relação à população do estado em 1990, de 1 793 477 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do estado em 1 816 856 habitantes, um crescimento de 1,3% em relação à população em 1990; de 0,5%, em relação à população em 2000; e de 0,2% em relação à população estimada em 2004.

O decréscimo populacional natural da Virgínia Ocidental entre 2000 e 2005 foi de 3 296 habitantes - 108 292 nascimentos menos 111 588 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 14 209 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou no ganho de 3 691 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população da Virgínia Ocidental cresceu em 8 506 habitantes.

5,6% da população da Virgínia Ocidental possui menos de cinco anos de idade, 22,3% possui menos de 18 anos de idade e 15,3% da população possui 65 anos ou mais de idade. Pessoas do sexo feminino compõem aproximadamente 51,4% da população do estado.



Etnias da Virgínia Ocidental em 2010.[1]

  Brancos (93.9%)
  Negros (3.4%)
  Asiáticos (0.7%)
  Indígenas (0.2%)
  Outros (1.8%)


Editar
   Outros artigos selecionados

William Harrison Withers, Jr. (Slab Fork, 4 de julho de 1938Los Angeles, 30 de março de 2020) conhecido pelo seu nome artístico Bill Withers, foi um cantor e compositor norte-americano de blues e soul que atuou e gravou de 1970 a 1985. Gravou vários sucessos importantes, incluindo "Lean on Me", "Ain't No Sunshine", "Use Me", "Just the Two of Us", "Lovely Day" e "Grandma's Hands". Withers ganhou três Grammy Awards e foi indicado para mais quatro. Sua vida foi o tema do documentário Still Bill, de 2009. Ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2015.


Editar
   Desportos em Virgínia Ocidental

Randall Gene Moss (Rand, Virgínia Ocidental, 13 de fevereiro de 1977) é um ex-jogador de futebol americano que atuava como wide receiver na National Football League. Ele foi originalmente draftado pelos Minnesota Vikings em 1998. Ele jogou futebol americano universitário pela Universidade Marshall.

Moss jogou seus primeiros sete anos como profissional em Minnesota antes de ser mandado para o Oakland Raiders em 2005 numa troca. Em 29 de abril de 2007, Moss foi mandado para o New England Patriots, por uma escolha na quarta rodada do draft do ano seguinte. Moss detém o recorde da NFL de maior número de recepções para touchdown numa temporada (23, em 2007) e também de maior número de recepções para touchdown por um novato, sendo 17 TDs em 1998. Em 6 de outubro de 2010, Moss foi trocado pelos Patriots e regressou a Minnesota para o restante da temporada de 2010, contudo, em 1 de novembro ele foi dispensado pelos Vikings. Dois dias depois, Moss assinou com os Tennessee Titans onde não teve uma boa passagem.

Em 1 de agosto de 2011, o agente esportivo de Moss, Joel Segal, anunciou que o jogador havia oficialmente se aposentado. Mas em 2012, ele confirmou o retorno aos campos e assinou um contrato com o San Francisco 49ers, mas ele acabou sendo dispensado ao fim da temporada.


Editar
   Categorias


Editar
   Tópicos


Editar
   Portais relacionados




Territórios fronteiriços

Aqueles listados em negrito itálico são Portais em destaque.

Descubra a Wikipédia utilizando portais


Editar
   Wikimedia


  1. Resident Population Data. «Resident Population Data – 2010 Census». 2010.census.gov. Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 20 de dezembro de 2012 

Purgar cache do servidor