Riacho Doce (minissérie)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Riacho Doce
Riacho Doce (minissérie)
Informação geral
Formato minissérie
Criador(es) Aguinaldo Silva
Ana Maria Moretzsohn
Baseado em Riacho Doce de José Lins do Rego
Elenco Vera Fischer
Carlos Alberto Riccelli
Fernanda Montenegro
Herson Capri
Luíza Tomé
Denise Milfont
Nelson Xavier
Ewerton de Castro
Beth Goulart
Suzy Rego
Roberto Frota
Osmar Prado
País de origem  Brasil
Idioma original (português)
Temporadas 1
Episódios 40
Produção
Diretor(es) Paulo Ubiratan
Reynaldo Boury
Produtor(es) Maria Alice Miranda
Paulo Ubiratan
Tema de abertura "Estudo em Mi Maior Opus 10 (Tristesse)", André Kostelanetz
Composto por Chopin
Exibição
Emissora original TV Globo
Transmissão original 31 de julho de 19905 de outubro de 1990
Cronologia
Boca do Lixo
La Mamma

Riacho Doce é uma minissérie brasileira exibida pela TV Globo nos dias de 31 de julho a 5 de outubro de 1990 com duração de 40 capítulos.[1]

Escrita por Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn, com a colaboração de Márcia Prates e dirigida por Paulo Ubiratan e Reynaldo Boury foi baseada no romance homônimo de José Lins do Rego.

A produção executiva foi de Maria Alice Miranda, direção de planejamento de José Roberto Sansevereino, produção de arte de Cristina Médicis, cenografia de Mário Monteiro, figurino de Beth Filipecki, imagens submarinas de Wandick, direção de imagem de Antônio Miziara, trilha incidental de Ary Sperling e André Sperling, direção musical de Mariozinho Rocha e produção executiva de Paulo Ubiratan.

Gravada em duas partes de Pernambuco, no arquipélago de Fernando de Noronha e na praia de Carne de vaca, distrito de Goiana (última praia pernambucana, fazendo "fronteira" com o litoral paraibano). As cenas de estúdio foram gravadas na Cinédia, no Rio de Janeiro.

Contou com Vera Fischer, Carlos Alberto Riccelli, Herson Capri, Luiza Tomé, Nelson Xavier e Fernanda Montenegro nos papéis principais.

Trama[editar | editar código-fonte]

Riacho Doce, um pequeno lugarejo litorâneo no Nordeste, é liderado por Vó Manuela (Fernanda Montenegro), mulher mística e poderosa que exerce total domínio sobre seu neto Nô (Carlos Alberto Ricceli). O rapaz tem o “corpo fechado” contra o amor de qualquer mulher. Todas que dele se aproximam se suicidam, a exemplo de Teresinha (Denise Milfont) – que tenta dar fim à própria vida, mas sobrevive, cheia de feridas – ou acabam amaldiçoadas, como Francisca (Luiza Tomé), alvo do amor do irmão mais novo de Nô, o adolescente Lucas (Pedro Vasconcelos).

A chegada do casal catarinense Eduarda (Vera Fischer) e Carlos (Herson Capri) em Riacho Doce, depois de uma temporada na Suécia, muda a vida de Nô. O casal sulista chega à pequena vila de pescadores porque Carlos quer resgatar a carga de um navio afundado, o que provoca suspeita entre os moradores do local. Eduarda, que passara por diversas crises existenciais, descobre em Riacho Doce uma nova forma de encarar a vida, sobretudo porque se apaixona por Nô. Desafiando os poderes e a autoridade de Vó Manuela, Nô se envolve com Eduarda.

A história também trata da jovem Dora (Juliana Martins), às vésperas de completar 18 anos. Aos 12, ela fora vendida pelo pai, Fabiano (Sebastião Vasconcelos), um dos pescadores, ao Capitão Laurindo (Nelson Xavier), comerciante local que só é menos respeitado em Riacho Doce do que Vó Manuela. E do desagradável casal formado pelos esnobes e invejosos Silveira (Ewerton de Castro) e Helena (Beth Goulart) – ele, subordinado de Carlos, posição contra a qual se revolta. Ainda, o possessivo e ciumento Pedro (Chiquinho Brandão), que se casara com a bela Luzia (Valéria Alencar) mesmo sabendo do fascínio dela por Nô.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Capa: Luíza Tomé

Faixas:

1. Estudo em Mi Maior Opus 10 - André Kostelanetz
2. O Bem e o Mal - Danilo Caymmi
3. O que é o Amor - Selma Reis
4. Iluminada (Balada No.1 em Sol Menor) - Ithamara Koorax
5. Manuela - Ary Sperling
6. Iniciação - Ary Sperling
7. O Bem e o Mal (Instrumental)
8. Morena - Maria Bethânia
9. O Sonho se Perdeu - Milton Guedes
10. Flor da Idade - Bebel Gilberto
11. Lamentos do Mar - Ary Sperling
12. Pescadores - Ary Sperling

Reprises[editar | editar código-fonte]

Foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo entre 1º de abril a 24 de maio de 1991. A trama foi a primeira minissérie a ser apresentada na sessão, dividindo espaço com a reprise de Top Model e sendo substituída por O Pagador de Promessas.[2]

Foi reprisada novamente entre outubro e novembro de 1992, apenas para o Distrito Federal, após o Jornal Nacional, no lugar do Horário Eleitoral Gratuito. Foi reprisada pela terceira vez entre 16 de fevereiro a 27 de março de 1998, em 30 capítulos, dentro da faixa Tempo de Verão, substituindo a Sessão Aventura e sendo substituída pela quarta temporada de Malhação.[3][4]

Outras Mídias[editar | editar código-fonte]

Em 4 de janeiro de 2021, entrou no catálogo do serviço de streaming Globoplay.[5]

Referências

  1. http://www.teledramaturgia.com.br/tele/riacho.asp
  2. «Vale a Pena Ver de Novo já exibiu minisséries; relembre títulos e bastidores». TV História. 6 de setembro de 2017. Consultado em 2 de junho de 2022 
  3. Andersondenilson1 (31 de julho de 2015). «RIACHO DOCE = 25 ANOS». WBTVN. Consultado em 2 de junho de 2022 
  4. Riacho Doce - chamada da reprise em 1998, consultado em 2 de junho de 2022 
  5. «'Riacho Doce' entra em janeiro no catálogo do Globoplay; relembre». Gshow. Consultado em 2 de junho de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.