Street Fighter IV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes.

Street Fighter IV
Capa oficial
Produtora Capcom
Editora(s) Capcom
Plataforma(s)
Série Street Fighter
Conversões/
relançamentos
PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows
Data(s) de lançamento Julho/ 2008 (Arcade)
Gênero(s) Jogo de luta
Modos de jogo 1 ou 2 jogadores
Classificação Inadequado para menores de 12 anos i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 14 anos i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 12 anos i PEGI (Europa)
Controles Joystick, 6 botões
Hardware
Sistema Taito Type X²
Gabinete Sentado
CPU Intel Core 2 Duo E6400 ou
Pentium 4 651 ou
Celeron D 352
Som HD Audio 7.1 Onboard

Street Fighter IV é um jogo de luta feito pela Capcom da série Street Fighter. Foi lançado nos Arcades japoneses em Julho de 2008 e as versões para PS3 e Xbox 360 saíram no fim do ano de 2008. Uma versão para PC saiu em Julho de 2009. Em 27 de Abril de 2010 foi lançada uma versão mais atual com o nome de "Super Street Fighter IV", onde foram adicionados mais 10 personagens jogáveis, novos cenários, novo balanceamento de personagens e novas modalidades de partidas online.[1] [2] [3] [4] [5] [6] Em julho de 2013, a Capcom anunciou a mais nova atualização da mesma quarta sequência denominada "Ultra Street Fighter IV" e será lançado no PC, Xbox 360 e PS3 que tem previsto para o início de 2014. Esta futura versão terá cinco novos personagens num total de 44 lutadores jogáveis. Quatro deles será Hugo, Poison, Elena e Rolento, e o quinto será revelado em breve.[7]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Street Fighter 4 conta com Personagens e cenários em 3D, mas a jogabilidade é a original em 2D, criando um efeito "2.5D". Essa é a sequência de Street Fighter II e o comando "Parry" de Street Fighter III não está mais no jogo. Foi criado um novo sistema chamado "Focus Attack", tendo como novidade também os golpes chamados de "Ultra Combos". Ele tem o tradicional controle com seis botões.

O jogo possui características de basicamente todas as séries, com especiais ao estilo da série Alpha/Zero, e alguns golpes característicos da geração Street Fighter III (como por exemplo os "EX Moves": Ao executar um especial com 2 botões ao invés de apenas um, ele será mais potente).

Dentre os comandos está os agarrões, Focus Attack, provocação, Dashes, super pulo (High Jump)

Focus Attack[editar | editar código-fonte]

A maior novidade em Street Fighter IV. Focus Attack podem ser carregados por até três segundos, e é o principal golpe de propriedade Armor de todos os personagens.

Existem três níveis de Focus Attack:

Nível 1: O Focus Attack mais fraco de todos, dá apenas um pouco de dano.

Nível 2: Caso acerte, esse Focus Attack é suficiente para fazer o adversário cair no chão, dá dano razoável, mas ainda é defensável.

Nível 3: Esse Focus Attack dá um grande dano e não pode ser defendido.

Focus Attack Dash Cancel[editar | editar código-fonte]

Esse golpe combina as técnicas do Focus Attack e o cancela em um Dash. Útil por usar a propriedade Armor do Focus Attack para absorver um golpe e poder desviar sem usar o ataque em si. Enquanto carrega o Focus Attack dê um Dash para executar um FADC.

Armor e Armor Break[editar | editar código-fonte]

Armor é a propriedade de permitir a um personagem absorver apenas um ataque sem que ele seja acertado. O golpe até causa dano, mas a barra mostra onde estava a vida antes de absorver o ataque e começa a se recuperar. Caso o oponente o acerte novamente, a recuperação acaba.

Alguns especiais, como o Kougoshin de Gouken, alguns EX Moves como os Bullrushes de Balrog e Focus Attack possuem propriedades Armor.

Armor Break é o poder que alguns especiais e maioria dos Super e Ultra Combos têm de quebrar o estado de Armor do oponente, ou seja, se você por exemplo usar o Ryu em uma luta e o oponente carregar um Focus Attack (ficando com status Armor) e você acertar um Tatsumaki Senpuukyaku, o chute giratório, você ouvirá um barulho de vidro quebrando e o dano será normal, pois esse golpe tem propriedade Armor Break.

Armor pode ser útil para evitar projéteis facilmente e aproximar-se do oponente. Mas ao mandar um projétil EX de qualquer personagem, o golpe vai acertar duas vezes. Como Armor absorve um hit, e apenas um hit, é inútil contra às mesmas. Por isso sempre é bom ser imprevisível com seus projéteis EX.

Super Combos[editar | editar código-fonte]

Os Super Combos estão de volta em Street Fighter IV, utilizando-se de um sistema híbrido entre Super Street Fighter II Turbo e o Street Fighter III, ou seja, há um único Super Combo por personagem que só pode ser utilizado quando a barra está completamente cheia, mas ao mesmo tempo uma das quatro seções EX é gasta ao se usarem os golpes EX, como em Street Fighter III.

As únicas exceções são Dan, que possui um Super normal e um ataque provocação que gasta toda a barra de Super, e Gen, que possuem dois Super Combos, um pra cada estilo de luta dele.

Ultra Combos[editar | editar código-fonte]

Os Ultra Combos são uma novidade de Street Fighter IV. São golpes mais fortes do que os Super Combos, executados do mesmo modo que um Super Combo, mas ao invés de apertar um, apertam-se os três botões de soco ou chute. Cada personagem possui uma lista de golpes que pode ser acessada a qualquer hora, que diz, além de todos os especiais, os movimentos para executar os Super e Ultra Combos.

A única exceção em Street Fighter IV é Gen, que sabe um Ultra para cada estilo de luta.

História[editar | editar código-fonte]

Um ano após o lendário World Warrior Championship (SF2), acontece uma série de desaparecimentos de diversos lutadores pelo mundo inteiro. A agente da Interpol, Chun-Li e o Major Guile, da Força Aérea Americana, decidem investigar o ocorrido e descobrem sobre uma nova organização que surge das cinzas da Shadaloo, sua divisão de armas chamada de S.I.N.. Nesse meio tempo o francês Abel embarca junto a Chun-Li e Guile em sua missão de infiltração a base da S.I.N. e ganha uma certa rivalidade com o sargento americano, enquanto Cammy surge e passa a ajudar discretamente as investigações, deixando momentaneamente de lado sua vingança contra M Bison . Ao ficar sabendo da ameaça, Ken Masters buscou avisar o seu melhor amigo, Ryu, já que o que a S.I.N. queria verdadeiramente era o Dark Hadou (ou Satsui no Hadou) para concluir um projeto intitulado BLECE. O lider da divisão de armas, Seth, organiza um torneio com o intuito de atrair Ryu e drenar o seu poder. Como esperado Ryu chega as finais, sendo alertado por Rose sobre o perigo que se aproximava. Ryu tem um embate com Seth saindo-se vencedor, porém seu Dark Hadou insistiu em despertar e na tentativa de contê-lo, Ryu foca a energia em um Hadouken e dispara contra o projeto BLECE que estava quase concluído...

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens Antigos Novos Personagens Personagens Desbloqueáveis

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências