Ken (Street Fighter)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ken Masters
Nome no Japão Ken Masutāzu (ケン・マスターズ)
Série de jogos Street Fighter
Primeiro jogo Street Fighter (1987)
Informações pessoais
Terra natal  Estados Unidos
Estilo(s) de luta Karatê Shotokan (SF III)
Ansatsuken (Arte marcial com base em artes de assassinato) (暗殺拳をルーツとした格闘術, ansatsuken o rūtsu toshita kakutō jutsu?) (SF IV)

Ken Masters (ケン・マスターズ, Ken Masutāzu?) é um personagem da série de jogos de videogame Street Fighter. Ken e Ryu são os únicos personagens jogáveis do primeiro Street Fighter, embora oficialmente só tenha disputado o torneio a partir de Street Fighter II. O cânon de Street Fighter determina que durante os eventos do primeiro jogo da série, Ken estava disputando pela primeira vez o Torneio Norte-Americano de Artes Marciais, do qual foi campeão.[1]

Perfil[editar | editar código-fonte]

  • Primeira aparição: Street Fighter (1987)
  • Aniversário: 14 de Fevereiro de 1965 altura- 1,76m
  • País de Origem: Estados Unidos
  • Hobby: Dirigir (geralmente motos), cozinhar (geralmente macarrão)
  • Habilidade Especial: Cozinhar (macarrão)
  • Gosta: Jovens e belas mulheres, paquerar, festas, praia, andar de skate, massas, Ryu, seus amigos andar de moto.
  • Desgosta: Ameixas salgadas e desidratadas (umeboshi), óperas, novelas, usar sapatos sociais, perder batalhas e multas de velocidade.

Série Street Fighter[editar | editar código-fonte]

Ken fez sua primeira aparição no Street Fighter original, lançado em 1987. O nome do personagem era originalmente escrito em japonês como 拳 (Ken), que em kanji significa punho, mas a Capcom mudou isso nos jogos seguintes, escrevendo seu nome em katakana (ケン). Ken tem ascendência japonesa.[2] Ele é o antigo parceiro de treinamento, rival e melhor amigo do personagem principal, Ryu, que treinou como o mesmo mestre, Gouken. Ele veste um keikogi vermelho, tem cabelos loiros[2] e luta descalço.

Ken e Ryu, assim como o oponente Sagat, foram os únicos personagens trazidos de volta no jogo seguinte, Street Fighter II, em 1991. Em Street Fighter II, Ken é convidado a participar do torneio com Ryu, após se mudar do Japão para a América. Em seu final, ele se casa com sua namorada Eliza, irmã da esposa de Guile. Street Fighter II foi um grande sucesso da Capcom e culminou na produção de edições revisadas do jogo como Champion Edition e Hyper Fighting em 1992, Super Street Fighter II em 1993 e Super Street Fighter II Turbo em 1994. Vários produtos surgiram graças à popularidade do jogo: quando a Capcom autorizou a produção de brinquedos pela Hasbro, Ken ganhou o sobrenome "Masters".

História[editar | editar código-fonte]

Ken é o único filho de uma família americana rica, a família Masters. Desde jovem, Ken esteve cercado por tremendamente ricos, porém, era muito indisciplinado, e como um moleque mimado, uma criança que não teve atenção o suficiente de seus pais que estavam ocupados demais para atendê-lo. Então Ken começa a fazer o que quer: faltar à escola, ficar com seus amigos, ter um monte de namoradas, comprar coisas fora de controle, entre muitas outras coisas. O pai de Ken sabia que ele não podia fazer nada por ele já que ele não tinha tempo para discipliná-lo, então ele fez o melhor que pôde: decidiu o enviar para o Japão. Ken aceitou, mas seu pai sabia o que estava fazendo: havia um certo homem chamado Gouken que ele sabia que consertaria o seu filho, independente da forma.

Quando Ken alcançou o dojo de Gouken, ele percebeu uma coisa, ele não estava mais em casa. Gouken o colocou sob regras rígidas e Ken sentiu pela primeira vez a mão de ferro de um superior. Ken teve de treinar muito duro e não fazer corpo mole como fez nos Estados Unidos ou ele seria punido por isso. Porém Ken achou um amigo. Um amigo que era diferente de seus amigos dos Estados Unidos. Esse cara era silencioso, não muito fã de palavras, mas muito expressivo e generoso, uma espécie de amigo que todos deveriam ter. Seu nome era Ryu e ele estava no dojo muito antes de Ken chegar, mas Ken logo o alcançou. Porém Ryu tinha algo que o distinguia de Ken, talvez seu espírito de lutar fosse maior, entretanto, as habilidades de Ken e Ryu eram consideradas praticamente iguais.

Street Fighter[editar | editar código-fonte]

Ken se faz presente no primeiro jogo da série, e possivelmente foi quem dividiu o espaço das semifinais com Ryu, Adon e Sagat. Ken foi quem provavelmente perdeu as semifinais para este último, porém algumas fontes mais recentes afirmam que ele não participou do primeiro Street Fighter, em vez disso, ele participou do "US Martial Arts Championship"(torneio americano de artes marciais, anteriormente vencido por Charlie), onde conheceu a jovem Eliza, que mais tarde se tornaria sua namorada.

Ken retorna deste torneio como campeão, mas retorna a tempo de testemunhar seu mestre Gouken ser morto por Akuma(irmão mais novo de Gouken) durante uma revanche(Gouken e Akuma se enfrentaram quando Ryu e Ken eram crianças e aprendizes de Gouken, estes dois testemunharam tal luta). Ken enfurecido parte para cima de Akuma, que aceita o desafio, mas diferente da forma com a qual lidou com Gouken, Akuma desta vez pega leve com Ken, e apesar de vencê-lo, Akuma não o mata, já que não considera Ken um oponente digno para morrer em suas mãos. Logo após Ryu retorna do Street Fighter e então vê seu mestre caído e sem vida.

Pré-Alpha[editar | editar código-fonte]

Ryu e Ken seguem rumos diferentes, já que Ryu sai em busca de Akuma. Após algum tempo sem se ver, Ken e Ryu se encontram novamente, mas a mente de Ryu ainda está nublada pela estranha vitória que teve contra Sagat, então Ken tenta mantê-lo focado.

Logo após, Ken e Ryu viajam o mundo conhecendo e enfrentando variados oponentes e fazendo novos amigos e rivais, tais como Guile, Chun-Li, Fei Long, Dhalsim, Vega e muitos outros. É desde então que Ken nutre certa rivalidade com Vega, já que Ken desenvolve por Chun-Li uma amizade que pode sugerir uma possível relação amorosa e Vega se vê deslumbrado pela mesma. Ken e seus amigos também passam a conhecer M. Bison e assim descobrir sobre seu cartel de drogas e suas atividades criminosas. Assim, Ken e Ryu também reencontram Sagat, agora como o braço direito de M.Bison.

É neste período que Ryu e Ken desenvolvem novas habilidades. Ryu desenvolve um Hadouken de fogo enquanto Ken aprende a executar um Shoryuken com punhos flamejantes.

Street Fighter Alpha Series[editar | editar código-fonte]

Algum tempo se passa desde então, Ken e Ryu ora lutam lado a lado, ora seguem rumos diferentes, diante de novos desafios e novas possibilidades que o futuro os reserva.

Ken se pergunta onde seu rival Ryu esta e vai em sua busca. Ele finalmente acha Ryu, mas nota que há algo errado. Ryu parece estar com raiva e fúria(possivelmente porque Ryu neste tempo reencontrou Akuma e pensamentos em relação ao Dark Hadou voltaram a atormentá-lo). Enquanto lutam, devido à mente nublada de Ryu, Ken vence. Ken dá a Ryu sua fita vermelha e fala a Ryu que ele percebeu que ele estava distraído e que ele precisa se focar, isto também serviu para que Ryu soubesse que poderia contar com Ken como seu amigo. Ryu agradece pela ajuda e volta para o seu caminho.

Vagando pelo mundo, Ken decide buscar Ryu novamente. Ele se aproxima de Karin que fala sobre sua rivalidade com Sakura o fazendo ver a grandeza de sua rivalidade com Ryu (provavelmente ele descobre com Karin onde Sakura estava). Eventualmente, Ken volta à Tailândia. Ele encontra com a auto-proclamada fã número 1 de Ryu, Sakura, que pede para fazer um "sparing" com ela porque estaria prestes a lutar contra Ryu [conjectura baseada na história in-game]. Depois disso, Sakura e Ken saem para ver Ryu, mas o acham sob lavagem cerebral, sob controle de Bison!

Felizmente, Sagat chega ao mesmo tempo e vê psycho Ryu também e fica enojado com isso. Junto com Sakura, Ken luta contra Bison enquanto Sagat luta contra psycho Ryu. Ken, Sakura e Sagat fazem Ryu sair do transe e então oas quatro vencem Bison, que em desvantagem, deixa o local. Ryu agradece Ken depois disso, dizendo a Ken que essa experiência fez Ryu ganhar um novo nível de percepção e que as artes marciais são mais vastas que ele jamais poderia ter sonhado.

Ken e Ryu continuam sua rivalidade amistosa. Ken continua a treinar, se preparando para a próxima vez que ele poderia lutar com Ryu, dizendo a si mesmo que esses eram os grandes momentos de sua vida.

Torneio Street Fighter 2[editar | editar código-fonte]

Durante o último ano, Ken deixou suas habilidades se deteriorarem e passou a maior parte do seu tempo na praia com sua namorada, a Eliza que conhecera durante o US Championship. Enquanto percorria pelo mundo com Ryu e também o ajudava psicologicamente, Ken teve um namoro de idas e vindas com Eliza, mas não levou muito isso a sério(tanto que é visto paquerando outras garotas durante este tempo), desta vez parece ter firmado sua relação com ela, então se acomodou e deixou de lado também algumas amizades durante um tempo.

Apenas um desafio de Ryu acordou o seu espírito de luta, Ken decide participar do torneio SF2, então se libertando de uma vida de felicidade com sua amada, ele se lança em um caminho de batalhas.

Ken então entrou no torneio, onde reencontrou Chun-li e outros amigos e rivais, além de presenciar os planos maléficos da Shadaloo por trás do torneio. Sim, Bison estava de volta e estava atacando novamente. Durante o torneio, ken provavelmente enfrentou Ryu, e é incerto quem venceu, mas acredita-se que Ryu saiu vencedor, pois desta vez, era Ken que estava distraido e precisava de alguém para fixá-lo.

Após o torneio acabar e Bison ser vencido, Ken encontra Eliza lá mesmo na arena do torneio, e os dois decidem bolar planos para o futuro. Os finais de SF2 mostram Ken se casando com Eliza, o que provavelmente era plano deles ao fim de SF2.

Mesmo se acomodando em seu namoro novamente, Ken não esquecera de Ryu e de seus planos para um novo duelo.

Street Fighter 4 e Street Fighter 3[editar | editar código-fonte]

Ken posterioremente participa dos torneios Street Fighter e segue com sua rivalidade amigável para com Ryu.

Ken participa no torneio SF3 e derrota seu próprio estudante, Sean, apesar de não vencer o campeonato.

Enquanto Sean é um entusiasta sobre participar em um torneio de artes marciais que esta por vir, Ken está entediado quanto a isso. Ele não luta contra um oponente formidável há muito tempo. Por causa disso, Ken perdeu o seu espírito de luta. Nesse momento Ken ouve rumores sobre uma organização misteriosa. O senso de perigo deixa um desejo queimando em seu corpo e seu espírito de luta é despertado novamente. No jogo, aparentemente enquanto investigando a organização ele se encontra com Urien e diz a ele "você não é o que eu esperava", mas seu final não tem nada a ver com Urien ou a organização, então não se sabe ao certo o que isso quer dizer. Enfim, seu final de verdade diz que Ken vence o torneio de artes marciais americano pela terceira vez seguida. Ele oferece o troféu à Sean, mas Sean não aceita, dizendo que ele quer vencer por si mesmo

Street Fighter Victory[editar | editar código-fonte]

Depois de algum tempo afastados, Ken convida seu amigo Ryu para vir para América passar suas supostas férias na casa de Ken, que mora em uma mansão em San Francisco, nos Estados Unidos. Os dois logo aproveitam para testar suas habilidades no dojo da casa de Ken, e também saem pela cidade curtindo seu momento como bons amigos, até que numa noite, os dois vão a um bar e são provocados por um grupo de punks baderneiros e beberrões que logo em seguida partem para a briga. Os dois garotos conseguem driblar os valentões, mas em seguida se deparam com Guile e sofrem a derrota nas mãos deste.

Após apanharem feio do militar, os dois garotos decidem viajar pelo mundo desafiando os mais temidos guerreiros, nisso, eles conhecem Chun-Li em Hong Kong, uma linda guia turística que é filha do delegado Dubal. Logo depois recebem um convite para atuar nas filmagens com Fei Long, que se torna amigo dos dois. Logo eles se envolvem com traficantes de drogas procurados por Dubal, e Ryu é preso injustamente durante uma viagem á Tailândia pouco depois, sendo confundido com um dos traficantes, cabendo a Ken tentar inocentá-lo, conseguindo fazê-lo e prendendo o culpado, como também provando a inocência de Sagat, que em seguida os sugere a se dirigirem para a Índia, onde conhecem Dhalsim.

Depois, Vega droga Chun-Li e Ken o enfrenta para salvá-la. Depois de derrotar Vega, acaba sendo drogado pela Shadaloo e Chun-Li enfrenta Bison para proteger Ken, porém em vão, onde ambos são levados até o quartel da Shadaloo. Ken desperta amarrado numa mesa e também descobre do segredo do Hadou, em que se liberta. Ken tenta manifestar o seu poder e desenvolve o Hadou Shoryuken. Ken chegando em algum lugar da base vê Ryu e Chun-Li, porém estranhos por causa do micro cyber chip. Após Ken conseguir alcançar Ryu, acaba o enfrentando, como também Hadouken e Hadou Shoryuken se colidem, que arranca o micro cyber chip da testa de Ryu. Ambos vão até Bison e durante o combate, Ken atinge um dos computadores do micro cyber chip que controlava Chun-Li e o micro cyber chip sai de sua testa. Ken esgotado, pede para dar o golpe de misericórdia e Ryu atende o desejo do amigo e derrota Bison. Ken decide voltar para ver sua família e Ryu decide virar andarilho.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Ken é muitas vezes considerado como um alter-ego na vida de Ryu, já que apesar de possuirem um biotipo semelhante, possuem personalidades um tanto diferentes.

Enquanto Ryu é geralmente calmo e concentrado, e um tanto quieto, Ken é certamente carismático e sociável, uma vez em que Ryu, apesar de possuir bons amigos, não se importa muito com sociabilidade ou fama. Ken é alegre e simpático, e às vezes um tanto convencido quanto às suas habilidades, sempre disposto a mostrar que é superior a seu adversário, geralmente é visto intimando seus oponentes.

Ken adora uma boa festa e é de certa forma mostrado como um galanteador nato. Sempre tentando impressionar as mais belas jovens com suas habilidades e seu dinheiro. Este traço de sua personalidade pode ser uma alusão á cena de encerramento em Street Fighter 2, onde encontra sua namorada Eliza(apesar do porém de se casar com esta logo após), porém alguns fãs e algumas mídias rejeitam este fato excluindo por completo a personagem Eliza, também pelo fato de preferirem que Ken se envolva com uma lutadora selecionável, aumentando mais ainda o gosto de Ken por paqueras e envolvimentos amorosos.

Em algumas mídias, Ken parece ter um certo interesse amoroso para com Chun-li(geralmente sendo correspondido), porém esta geralmente é interesse amoroso também de outros homens como Ryu ou Guile. Vega é apaixonado por Chun-li no anime Street Fighter 2 Victory, e por esta razão enfrenta Ken disputando com este o amor da bela chinesa. A rivalidade entre Ken e Vega, embora não muito enfatizada nos jogos, é levada em conta em outras mídias e aceita na série por muitos fãs. Uma das principais características é sempre repetir o mesmo bordão "Oh o cara".

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Nos primeiros jogos de Street Fighter, a jogabilidade de Ken é exatamente a mesma de Ryu, sem nenhuma diferença entre os dois, a partir de versões posteriores de Street Fighter 2, cada um tem seus próprios ataques. Ken é certamente mais veloz que Ryu, e suas técnicas são um tanto quando mais acrobáticas. Enquanto os chutes de Ryu são retos, Ken chuta fazendo curvas rápidas e sequenciais. É a partir de Street Fighter 2 também que Ken desenvolve o Shoryuken flamejante, um ataque único que Ryu não possui. Em contrapartida, somente Ryu possui o Hadouken de fogo.
  • Ken, assim como Ryu, se faz presente em todos os jogos da franquia Street Fighter, sendo que os dois são os únicos que se fazem presentes em todos os Street Fighters. Mesmo assim, em muitos crossovers e spinoffs, Ken não é selecionável enquanto Ryu é, tais como Capcom Fighting Jam, Tatsunoko Vs. Capcom, Marvel Vs. Capcom(onde ele nem sequer é ajudante especial), dentre outros. Isso pode ser pelo fato da produção do jogo evitar personagens muito parecidos. Porém em Marvel Vs. Capcom e Marvel Vs. Capcom 2, assim como em Marvel Vs. Street Fighter, há vários personagens parecidos ou mesmo idênticos, tais como Venom e Carnage(em Marvel Vs. Capcom), Morrigan e Lilith(Marvel Vs. Capcom), Zangief e Mech Zangief(Marvel Vs. Street Fighter), Homem de Ferro e War Machine(Marvel Vs. Capcom e Marvel Vs. Capcom 2) e dois Wolverines(Marvel Vs. Capcom 2).
  • Ken e Guile são co-cunhados, já que suas noivas(e posteriormente esposas) são irmãs. Mas isso é pouco repercutido entre os fãs, já que nenhum dos dois têm orgulho disso. Isso também é pouco falado por fãs, porque a ideia deles terem um par romântico que não faz parte do hall dos lutadores é algo inaceitável, tanto que em outras mídias, tanto Ken, quanto Guile, parecem ter certa queda por Chun-li ou Cammy.
  • O personagem se faz presente em X-Men Vs. Street Fighter e Marvel Vs. Street Fighter como personagem selecionável, além de se fazer presente também nos jogos da série Pocket Fighter(tais como Puzzle Fighter e Gem Fighter), e também participar em Namco Vs. Capcom. Ken também aparece nos spinoffs em Marvel Vs. Capcom(porém sem ser personagem selecionável neste jogo) e como figurante em um cenário de Capcom Fighting Jam.
  • Ryu pode lutar com os movimentos de Ken através de uma modificação em Marvel Vs. Capcom.

Fundos de Tela (Cenários)[editar | editar código-fonte]

  • SF2 Stage: Battle Harbor (América).
  • SFA stage: Metro city - tarde - (leste dos Estados Unidos).
  • SFA2 stage: Baia de São Francisco (Estados Unidos).
  • SFA3 stage: Hotel Masters (Estados Unidos).
  • SF3:NG stage: Pousada Hot Spring (Japão).
  • SF3:SI stage: Boat Harbor na baia de São Francisco (América).
  • SF3:TS stage: Estação de metrô - 21:27 h (América).

Falas Famosas[editar | editar código-fonte]

  • "Attack me if you dare, I will crush you!" ("Ataque me se tiver coragem, vou massacrá-lo!")
  • "Oh o cara" ("Street Fighter II: The Animated Movie e Street Fighter Victory")

Golpes Especiais[editar | editar código-fonte]

Referências