Zangief

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zangief
Nome no Japão Zangiefu (ザンギエフ)
Série de jogos Street Fighter Series
Primeiro jogo Street Fighter II: The World Warrior
Informações pessoais
Aniversário 1º de junho
Terra natal  União Soviética
 Rússia (Street Fighter IV)
Afiliação Nenhuma
Estilo(s) de luta Wrestling e sambo
Portal Games

Zangief (ザンギエフ, Zangiefu?) é uma personagem de video game da série Street Fighter, criada pela Capcom.

História[editar | editar código-fonte]

Tendo sua primeira aparição em Street Fighter Series, Zangief é um grande lutador profissional da União Soviética. Contratado por um homem chamado Erai Hito para representar seu país no II Torneio Mundial de Lutas, Zangief começa a treinar em condições extremas na Sibéria, determinado a demonstrar para todo o mundo o poder magnífico da Rússia. Então Zangief sai de seu treinamento como o Ciclone Vermelho.

Zangief é inimigo do M. Bison, porém, lutou contra Ryu e perdeu.

Zangief lutava com ursos polares na Sibéria, contra quem praticava seu golpe mais famoso: o Spinning Piledriver, depois de terem sido pegos por um ciclone enquanto realizava um giro sobre um urso. As cicatrizes que cobrem o corpo são o resultado da luta com ursos.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

No filme americano Street Fighter: A batalha final), estrelado por Jean Claude Van Damme, Zangief (interpretado pelo ator Andrew Bryniarski e dublado no Brasil por Felipe Di Nardo) aparece como lacaio de Bison, mas não é exatamente um vilão. Próximo ao fim do filme, Zangief ajuda os heróis a derrubar Bison.

já no desenho produzido a partir do filme, Zangief ainda aparece como lacaio obediente de Bison.

Em seu encerramento na série Street Fighter II, Zangief é felicitado por alguém que lembra o dirigente russo Mikhail Gorbachev e dança com ele. Essa pessoa que cumprimenta Zangief é chamada Erai Hito (Grande Homem, na versão japonesa), e como dito acima, é o contratante de Zangief. Em versões posteriores da série Street Fighter II, Zangief chama-lhe "Mr. Ex-presidente".

Zangief ainda está listado como sendo da União Soviética em quase todos os jogos Street Fighter, mesmo aqueles produzidos após a queda da União Soviética com exceção de Street Fighter IV, onde ele aparece como lutador russo. Isto pode ser devido ao fato de que a maioria dos jogos ele aparece no lugar num momento antes da queda da União Soviética, ou dá a idéia de que a União Soviética nunca caiu no universo de Street Fighter ou para ele.

No filme Detona Ralph, Zangief aparece na reunião dos Vilões Anônimos, embora não se saiba o por quê, uma vez que ele nunca foi retratado como um vilão de verdade.

Personagens Relacionados[editar | editar código-fonte]