Super Puzzle Fighter II Turbo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Super Puzzle Fighter II Turbo
/
Super Puzzle Fighter II X
Desenvolvedora Todas as plataformas:
Capcom
PC:
Valve Software
Publicadora(s) Capcom
Distribuidora Capcom
Plataforma(s) Arcade, PlayStation, Sega Saturn, Gameboy Advance, Celular, PSP, Xbox Live Arcade, PlayStation Network
Data(s) de lançamento Arcade:
Flag of None.svg Junho de 1996
PlayStation:

Sega Saturn:

GBA:

Celular:
mundo Junho de 2006
PSP:

Xbox Live Arcade & PlayStation Network:
mundo 29 de Agosto de 2007

PC:
Flag of None.svg TBA

Gênero(s) Jogo eletrônico de puzzle
Modos de jogo Single player, Multiplayer
Número de jogadores Versão Original:
Até dois jogadores
HD Remix:
Até quatro jogadores
Classificação Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Média Arcade
CD-ROM
Cartucho
Download

Super Puzzle Fighter II Turbo, lançado no Japão como Super Puzzle Fighter II X(スーパーパズルファイターII X) e apelidado no mundo todo como Puzzle Fighter, é um jogo puzzle que pode ser jogado com até dois jogadores simultâneos, lançado na primavera de 1996 pela Capcom sobre o sistema de arcade CPS II. O seu título é uma paródia de Super Street Fighter II Turbo(Super Street Fighter II X no Japão), com músicas e uma interface parodiando Street Fighter Alpha e Darkstalkers.

Uma versão em alta definição intitulada Super Puzzle Fighter II Turbo HD Remix está disponível para compra na Xbox Live Arcade e na loja da PlayStation Network.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogador controla pares de blocos ("pedras" no jargão do jogo) que a queda em um campo parecido com um poço (doze blocos de altura por seis blocos de largura, com a quarta coluna da esquerda sendo treze blocos de altura). As pedras só podem ser eliminadas quando entram em contato com uma "Crash Gem" da mesma cor, eliminando todas as outras pedras adjacentes da mesma cor, podendo formar grandes reações em cadeia. Conforme as pedras vão sendo eliminadas, "blocos de lixo" chamados "Counter Gems" vão cair no campo adversário. Cada "Counter Gem" vem com um contador(que geralmente começa no "5"), quando este contador chega a zero a "Counter Gem" se transforma em uma pedra normal, neste meio tempo, "Counter Gems" não podem ser eliminadas por meios convencionais.

Além disso, as pedras da mesma cor que a forma quadrada ou retangular(de pelo menos dois blocos de altura e largura) no poço se torna uma gigante "Power Gem" do mesmo tamanho e cor; eliminar estas pedras como parte de um combo aumentará o número de "Counter Gems" à aparecer no campo adversário.

Outro tipo de pedra à aparecer no jogo também é o diamante, esta elimina todo e qualquer tipo de pedra. Um diamante aparacerá a cada 25 pedras.

Durante o jogo, versões chibi de personagens das duas maiores franquias de luta da Capcom(Street Fighter & Darkstalkers respectivamente), eles irão atuar em batalhas cômicas de acordo do jeito que a partida está indo. Toda vez que o jogador manda um "Counter Gem" para o adversário, o personagem escolhido por ele irá realizar ações típicas de um jogo de luta, de uma simples provocação a um ataque especial. Quanto mais "Counter Gems" enviados para o adversário maior será o movimento desferido pelo personagem. Entretanto, estas animações não afetam em nada a jogabilidade geral, só servem para mostrar a magnitude dos contra-ataques.

A partida continua até que a coluna de um jogador fique totalmente cheia de pedras. Este jogador será o perdedor.

HD Remix possui modos novos de jogo, sendo eles os modos X, Y e Z. Enquanto o Modo X é uma versão rebalanceada do jogo, os modos Y e Z possuem mudanças drásticas na jogabilidade. Modo Y faz as gemas quebrarem logo quando três ou mais são alinhadas em uma fileira, coluna ou diagonal, como em colunas, Modo Z faz linhas de jóias subirem a partir da parte inferior da tela, e o jogador controla um cursor quadrado no formato dois por dois(2x2), com a qual ele gira pedras já colocadas, semelhante ao jogo Tetris Attack.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Todos os personagens abaixo são das séries já citadas Street Fighter e Darkstalkers, possuindo uma só exceção: Devilot da série Cyberbots: Full Metal Madness.

Personagem Origem
Akuma¹ Super Street Fighter II Turbo
Anita¹ Night Warriors - Darkstalkers' Revenge
Chun-Li Street Fighter II
Dan Hibiki¹ Street Fighter Alpha
Devilot¹ Cyberbots: Full Metal Madness
Donovan¹ Night Warriors - Darkstalkers' Revenge
Felicia Darkstalkers
Hsien-Ko Darkstalkers
Ken Masters Street Fighter
Mei-ling¹ Darkstalkers
Morrigan Aensland Darkstalkers
Ryu Street Fighter
Sakura Kasugano Street Fighter Alpha 2

¹ - Secreto.

Super Puzzle Fighter II Turbo HD Remix[editar | editar código-fonte]

É uma versão do jogo feita para Xbox360 e PlayStation 3, esta versão é para ser baixada(via Xbox Live Arcade e a loja da PlayStation Network) e jogada diretamente no console. Uma versão para Windows foi anunciada, mas não lançada ainda.

A versão ganhou gráficos atualizados e em alta definição. Cada uma das quatro cores das pedras foram associados a um elemento uma nova animação. Planos de fundo e personagens foram totalmente redesenhados.

Esta versão pode ser jogada por até quatro jogadores simultâneos e possui novos modos de jogo: como o Modo Espectador, capacidade de jogar online, e um ranking online.

Diferenças do original[editar | editar código-fonte]

  • Vários personagens foram equilibrados por alterações feitas nos padrões de queda das pedras.
  • "Crash Gems" agora possuem um elemento associado a cada cor. Fogo para as vermelhas, Plantas para as verdes, Água para as azuis, e Eletricidade para as amarelas. Isto não afeta a jogabilidade jogo, é puro efeito visual.
  • Na versão original, a música vai acelerando conforme um dos jogadores vai ficando mais próximo do knockout, isso não acontece em HD Remix.
  • Não se pode mais alterar a velocidade do jogo, como acontecia nas versões caseiras do original.
  • O Modo Street Puzzle, não está disponível. Todo o conteúdo adquirido com este modo já vem disponível em HD Remix.
  • O tutorial de Dan Hibiki, que auxiliava os novatos a conhecer o jogo, foi removido.
  • Nas versões originais, os personagens tinham uma grande gama de "frases de vitória", agora, em HD Remix, só se tem uma frase de vitória para cada personagem.
  • Há erros de cores também. Como por exemplo, durante o intervalo com Akuma em sua caverna, todos os demônios têm cores distorcidas.
  • O "macete do diamante", um bug que aumentava a força dos diamantes, foi removido.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Este jogo inspirou o minigame Puzzle Kombat, do jogo Mortal Kombat: Deception. A jogabilidade é a mesma inclusive utilizando o mesmo estilo de personagem(chibi).

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]