Gouken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gouken
Nome no Japão Gōken (剛拳)
Série de jogos Street Fighter Series
Primeiro jogo Street Fighter Alpha
Informações pessoais
Terra natal  Japão
Estilo(s) de luta Ansatsuken

Gouken (剛拳, Gōken?), também conhecido como Sheng Long, é um personagem da série de videogame Street Fighter, produzida pela Capcom. Ele é o mestre de artes marciais dos jovens Ryu e Ken, assim como o irmão mais velho de Akuma.

Gouken é normalmente descrito como um homem barbado que carrega um colar de orações em seu pescoço. Possui em suas costas o kanji mu (無) (ou "vazio") escrito. Embora anteriormente nunca tenha sido uma personagem jogável na série, Gouken desempenhava um papel nos "bastidores" e foi mencionado pela primeira vez no encerramento de Akuma em Street Fighter Alpha. Agora ele apareceu oficialmente na série no jogo Street Fighter IV, produzido pela Capcom para os Arcades e com versões para os consoles Playstation 3, Xbox 360 e Nintendo 3DS. Nos consoles ele é um personagem jogável.

História[editar | editar código-fonte]

Embora jogos anteriores de Street Fighter façam referências ao mestre de Ryu e Ken, a personagem fez a sua primeira aparição ilustrando o mangá de Masaomi Kanzaki, uma adaptação de Street Fighter II, originalmente serializadas na Family Computer Magazine, em 1992. Segundo o mangá, Gouken aceita Ryu e Ken como seus alunos e ensinou-lhes o seu estilo de combate no seu dojo afastado. No entanto, um dia, o homem conhecido como M. Bison, juntamente com seus homens, invadiu o dojo e matou Gouken, deixando Ryu e Ken com o dever de vingar a morte de seu mestre.

Enquanto o mangá não-canônico dava continuidade ao enredo de Street Fighter, o nome e o design de Gouken foram introduzidos oficialmente na série Street Fighter por meio de Akuma, em Street Fighter II Turbo. Segundo a versão oficial da história de Akuma, divulgada pela Capcom, Akuma e Gouken eram aprendizes de Goutetsu, o praticante original do estilo Ansatsuken.

Goutetsu ensinou suas habilidades para Gouken e Akuma. Embora Akuma tenha "abraçado" o estilo Ansatsuken a ponto de sucumbir ao chamado Satsui no Hadou (algo como Intenção Assassina) e terminando por matar Goutetsu, Gouken passou a usar a forma calma e espiritual do estilo, transformando técnicas como o Hadouken e o Shoryuken em ferramentasde auto-defesa. Gouken passou seus conhecimentos a Ryu e Ken antes de ser desafiado por Akuma e acabar dado como morto em combate. Porém, em Street Fighter IV mostra que Gouken removeu a alma de seu corpo, maspor erro de tempo, entrou em um estado de coma. Akuma, com ódio de não ter o matado, reenfrenta Gouken, não sabe-se quem ganha a luta, mas ambos lutadores sobrevivem.

Gouken faz sua primeira aparição na tela no primeiro Street Fighter Alpha, cujo encerramento de Akuma mostra-o caído, ao lado de seu mestre. De acordo com a história de Dan na série Alpha, Gouken também começou a treinar Dan, mas desistiu ao perceber a intenção de vingança do lutador.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Gouken faz parte do esterótipo de "Mestre Sábio": demonstra extrema calma e cautela, sempre dando conselhos e demonstrando que possui vasto conhecimento. Por exemplo, ele afirma a Dan que a raiva irá impedir seu crescimento como lutador (ainda com receio de que Dan tenha rancor por Sagat) e diz a Dee Jay que se ele aquietar seu espírito, ficaria surpreso com o que escutaria. Gouken não parece guardar mágoas, exceto pelo fato de seu irmão Akuma ter sucumbido ao Satsui no Hado e matado o mestre de ambos.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Gouken, por ser mestre de Ryu e Ken, não se distancia do estilo de combate de ambos. Seu Hadouken pode ser carregado para infligir dano duplo aos seus adversários, e ser direcionado no ar, contrastando com o Hadouken aéreo de Akuma. Seu Tatsumaki ascende a tela ao invés de seguir em frente, sendo uma ótima arma anti-aérea. Adicionalmente, ele possui um poderoso golpe de palma que atravessa projéteis. Gouken também possui o Kongoshin, um contra ataque que anula até mesmo Ultra Combos como o Shinryuken e o Metsu Hadouken. O uso de Shoryuken se dá através de golpes especiais: seu Shoryuken é descrito como esquecido e proibido, e o Shin Shoryuken é extremamente perigoso, podendo até mesmo anular o Shun Goku Satsu.