Wikipédia:Sabia que/Arquivo/2010

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista parcial de curiosidades que estiveram presentes na página principal da Wikipédia durante o ano de 2010. Como um método formal de arquivamento foi adotado apenas em 2012, para a relação completa de curiosidades é necessário consultar o histórico da predefinição {{Sabia que}}.

Texto Imagem
... Andrew Wiles (imagem) foi o matemático a demonstrar o Último teorema de Fermat?
... em termos de biomassa, o Krill antártico é a melhor sucedida das espécies animais do planeta com cerca de 500 milhões de toneladas?
... a Gronelândia é, por definição, a maior ilha do mundo?
... o abutre-barbudo, alimenta-se quase exclusivamente de ossos, os quais ele engole inteiros, ou atira ao solo em vôo, para comer a medula óssea?
... o urso Wojtek (imagem), auxiliou o segundo corpo do exército polonês em suas atividades logísticas durante a Batalha de Monte Cassino?
... os ventos de Netuno (imagem), são os mais rápidos de sistema planetário solar, com velocidade supersónica superiores a 2.400 km/h ?
... o frango Mike viveu um ano e meio decapitado?
... a palavra Thursday, que em inglês é usada para se referir à quinta-feira, significa "Thor's Day", ou seja, "Dia de Thor", o deus nórdico do trovão? Sem imagem
... o navegador Google Chrome foi anunciado ao público através de uma história em quadrinhos, escrita e desenhada pelo artista Scott McCloud?
... nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 o Canadá se tornou o primeiro país-sede, desde a Noruega em 1952, a liderar a contagem de medalhas de ouro? Sem imagem
...o filme Último Tango em Paris passou 15 anos proibido em seu país de origem, a Itália?
... Jóhanna Sigurðardóttir (imagem), primeira-ministra da Islândia, é a primeira chefe de governo declaradamente homossexual da história?
... as algas da espécie Oophila amblystomatis habitam dentro das células de Ambystoma maculatum?
... o primeiro telefone celular disponível comercialmente (foto) pesava 800 g e tinha 33 cm de comprimento?
... somente em 2001 o xadrez foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional? Sem imagem
... o planeta anão Éris recebeu o nome da deusa grega da discórdia por sua descoberta ter gerado controvérsia acerca da definição de planeta?
... o prenome do ator Heath Ledger (imagem) foi uma homenagem ao livro Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes, em português)?
... Saparmyrat Nyýazow (imagem), presidente do Turcomenistão, renomeou o mês de abril para Gurbansoltan, em homenagem à sua mãe?
... a branca Margaret Gardiner, da então segregacionista África do Sul, recebeu a coroa de Miss Universo 1978 das mãos da eleita ano anterior, Janelle Commisiong, de Trinidad e Tobago, a primeira negra a vencer o concurso? Sem imagem
... os únicos tetrápodes sem pulmão são a rã Barbourula kalimantanensis e as salamandras pletomontídeas (imagem)?
...a atriz Jodie Foster e o filme Taxi Driver inspiraram John Hinckley, Jr. na Tentativa de assassinato de Ronald Reagan (foto), presidente dos Estados Unidos em 1981?
... os primeiros papéis higiênicos (imagem) perfumados conhecidos foram fabricados para o imperador chinês Hongwu, fundador da dinastia Ming, em 1393?
... o maior arco triunfal existente é o Arco do Triunfo de Pyongyang (foto), com 60 metros de altura?
... o Túnel Seikan (na imagem), no Japão, é o mais longo túnel ferroviário do mundo desde sua inauguração, em 1988? Entrada do túnel
... o nome científico do Sacissauro é uma referência ao município de Agudo, aonde ele foi descoberto, e ao Saci, figura do folclore brasileiro? Sem imagem
... há uma recompensa de dez mil dólares para quem encontrar uma fêmea da tartaruga-das-galápagos-de-pinta, espécie com um único indivíduo ainda vivo, chamado "Solitario Jorge" (foto)?
... Horatio Nelson (retrato) comandou a Marinha Real Britânica nas batalhas do Nilo e de Trafalgar sem o braço direito e cego de um olho?
... o maior anfíbio actual, a Salamandra-gigante-do-japão (gravura), mede até 1,44 m?
... Keith Moon (foto), do The Who, e "Mama" Cass Elliot, do The Mamas & the Papas, morreram com a mesma idade e no mesmo apartamento de Londres, com quatro anos de diferença?
... a primeira fotografia colorida (foto) foi produzida em 1861?
... Steve Jobs (foto), fundador da Apple Inc., é filho adotivo?
... a Pedra de Roseta (imagem) tem inscrições em três línguas e pesa 760 kg?
... o norte-americano Jimmy Connors (imagem) é o maior vencedor de títulos individuais da história do tênis moderno?
... o Antigo Egito (na imagem, as pirâmides) teve sete rainhas chamadas Cleópatra?
... apenas o grilo macho (foto) emite sons?
... no filme The Imaginarium of Doctor Parnassus, os atores Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell substituíram Heath Ledger após sua morte, tendo este já gravado algumas cenas? Sem imagem
... cientistas japoneses criaram em 2007 rãs transparentes para observar o desenvolvimento dos seus órgãos internos sem ter de os dissecar? Sem imagem
... um tabuleiro de xadrez com partes móveis distribuídas em sete níveis do jogo (imagem), exibido na série Star Trek na década de 1960, inspirou a criação de um modelo tridimensional efetivamente usado em partidas de xadrez?
... o termo plutoide foi estabelecido na década de 2000 pela União Astronômica Internacional para classificar os novos corpos celestes que fossem simultaneamente, planetas anões e objetos transneptunianos, assim como Plutão? Sem imagem
... um amplexo (imagem) é uma forma de pseudocópula usada por Anuros, em que o macho se coloca em cima da fêmea, mas sem que haja fertilização interna?
... nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, sediados em Vancouver, o Canadá se tornou o país com o maior número medalhas de ouro em uma única edição de Jogos Olímpicos de Inverno, com quatorze no total, superando as treze anteriores obtidas pela União Soviética em 1976 e pela Noruega em 2002? Sem imagem
... Larissa Riquelme, modelo que se tornou internacionalmente famosa como espectadora da Copa do Mundo FIFA 2010 na África do Sul é a profissional mais bem-paga de seu país natal, o Paraguai? Sem imagem
... o Hangar do Zeppelin em Santa Cruz no Rio de Janeiro é um dos últimos hangares para zeppelins existentes no mundo e encontra-se tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 1998?
... o autômato El Ajedrecista é considerado o primeiro jogo por computador da história? Sem imagem
... o Mar de Azov, embora cubra uma área de mais de 37 mil km², possui profundidade máxima de apenas 14 metros?
... Adam Rainer tornou-se conhecido por ter sido o único anão a virar gigante? Sem imagem
... a tulipomania foi a primeira bolha especulativa da história, causada por um aumento nos preços de bolbos de tulipas? Sem imagem
... o Xadrez Los Alamos foi a primeira variante do xadrez que um computador foi capaz de jogar? Sem imagem
... Jogos inaugurais do Coliseu duraram cerca de cem dias?
... bestiário é um tipo de literatura descritiva do mundo animal realizados por monges católicos que reuniam informação sobre animais reais e fantásticos? sem imagem
... a quantidade de neurotoxina, a tetrodotoxina, secretada por um tritão adulto da espécie Taricha granulosa (imagem), é capaz de matar um homem adulto?
... entre 119 a 221 novas espécies de rãs foram descobertas em Madagáscar (mapa) em 2009?
... as primeiras manifestações do futebol surgiram entre 3.000 e 2.500 a.C, na China?
... Leonardo da Vinci pode ter desenhado as peças de xadrez do De Ludo Scachorum? Sem Imagem
... Ada Lovelace é considerada a primeira programadora da História da computação?
Este arquivo está incompleto. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o através do histórico da Predefinição:Sabia que.