Autoridade de Variância Temporal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Autoridade de Variância Temporal
Informações gerais
Primeira aparição Thor vol.1 #372 (Outubro de 1986)
Criado por Walt Simonson
Sal Buscema
Editora Marvel Comics
Informações profissionais
Membro de
  • Mobius M. Mobius
  • Sr. Alternidade
  • Professor

Justin Alphonse Gamble

  • Sr. Orobouros
  • Sr. Paradoxo
  • Sr. Tesseract
  • Minutemen
  • Chronomonitors
Base de operações Fuso Horário Nulo

Autoridade de Variância Temporal (Time Variance Authority no original em inglês) é um grupo de monitores da linha do tempo que aparecem nas história em quadrinhos publicado nos Estados Unidos pela editora Marvel Comics. Autoridade de Variância Temporal aparece na série Loki do Disney+.

História[editar | editar código-fonte]

Em um futuro não muito distante, a Autoridade de Variância Temporal (ou AVT) foi formada com o objetivo de monitorar o Multiverso e podar linhas do tempo que consideram perigosas para existir. Eles também agem para evitar que outros seres o passado ou o futuro. Eles foram vistos pela primeira vez permitindo que Justice Peace, um homem da lei do futuro, viajasse até ao século XX para impedir o assassino Zaniac. Peace teve sucesso em sua missão graças a ajuda de Thor.[1] Apesar de suas afirmações a influência da AVT ao longo do tempo não é absoluta. O escopo de sua influência é limitado por Alioth no passado distante, como Kang, o Conquistador, o Consórcio Delúbrico e Revelação em diferentes eras ao longo do tempo.[2] Também houve incidentes na viagem no tempo ou adulteração da realidade onde a TVA não conseguiu interferir. No fim dos tempos, o último diretor da AVT cria os Guardiões do Tempo, os últimos três seres que existem na linha do tempo remanescente o universo. O processo também acaba criando os Time Twisters, um trio de seres que põe em perigo todas as realidades até ser parado por Thor e outros membros dos Vingadores.

A AVT será vista em seguida utilizando o escritório de advogada She-Hulk atua em diversas instâncias e legislações. Os jurados de casos são retirados do tempo logo antes de morrerem, minimizando os efeitos de fluxo do tempo. Isso também estabelece as tendências para os viajantes do tempo passarem pelo embaralhamento genético, também para minimizar o efeito no fluxo do tempo. Notavelmente, o embaralhamento tende a causar aparências semelhantes entre vários machos que se submetem ao processo. Um réu considerado culpado em um desses julgamentos é executado com uma arma chamada Canhão Retroativo, ou Ret Can, que apaga a existência da vítima do universo ao desfazer seu nascimento e toda sua história. A própria She-Hulk recebeu esta sentença severa, mas foi anulada como uma recompensa quando ela ajudou a derrotar o vilão Clockwise. (Esta arma é uma referência óbvia a uma continuidade retroativa, ou "retcon", uma prática usada por contadores de histórias para adicionar material previamente desconhecido a um evento ou remover material previamente estabelecido de um evento em uma história anterior).[3]

Funcionários[editar | editar código-fonte]

Os funcionários da AVT de inferior, chamados de cronomonitores, são literalmente sem rosto. Eles são criados artificialmente, usando "tecnologia quântica." No momento em que uma nova realidade aparece, um novo agente sem rosto é criado para monitorá-la, juntamente com o equipamento necessário (um dispositivo semelhante a um computador pessoal, mais uma mesa e uma cadeira) para fazê-lo.

Os gerentes clonados se parecem com Mark Gruenwald - e, mais tarde, Tom DeFalco - ambos escritores de longa data da Marvel Comics. O gerente recorrente mais frequente é Mobius M. Mobius, um clone de Gruenwald.

Na ocasião, a AVT contrata mercenários para uso nas missões mais perigosas, como Justice Peace e Death's Head. Esses mercenários geralmente perdem membros, que o AVT substitui por peças robóticas desajeitadas. Outro exemplo de sua tecnologia aparentemente anacrônica é uma máquina do tempo com o formato de uma velha locomotiva. O professor Justin Alphonse Gamble, um pastiche do Doutor, é um renegado da AVT.

Membros da AVT conhecidos[editar | editar código-fonte]

  • Sr. Alternity[4] - alta administração
  • Primeiro Secretário
  • Professor Justin Alphonse Gamble - ex-funcionário, pediu demissão e roubou uma das cápsulas do tempo.
  • Justice Mills - membro que aparece brevemente em um flashback.
  • He Who Remains[5] - último sobrevivente da Autoridade de Variância Temporal, presente no final dos tempos.
  • Mobius M. Mobius[6] - burocrata e média gerência, tentou disciplinar o Quarteto Fantástico por violações das leis da AVT.
  • Sr. Orobouros[7] - futuro clone do Sr. Paradoxo, deixou de existir quando Clockwise usou o Canhão Retroativo no Paradoxo.
  • Sr. Paradoxo[7]- deixou de existir quando Clockwise o atingiu com o canhão retroativo.
  • Sr. Tesseract (Junior Management)[4] - subordinado a Mobius, ele foi designado para reconstruir os dados perdidos da Terra-616.
  • Gerenciador de fuso horário
  • Departamento de Polícia da Autoridade de Variância Temporal[8] – acompanhou Justice Peace no esforço de capturar Godwulf.
  • Justiça Paz[9] – ex-agente autônomo, ele foi punido por infrações de viagem no tempo, atualmente é integrante da Polícia Federal e das Unidades de Serviços Especiais sediadas em Brooklynópolis.
  • Justice Might, Justice Truth e Justice Liberty[10] – Três oficiais que ajudaram Mobius a recapturar o Quarteto Fantástico enquanto eles corriam soltos dentro do Fuso Horário Nulo.
  • Justice Love[11] – agente e parceiro do Justice Peace, ela parece ter formação jurídica.
  • Justiça Goodwill[7] – oficial do tribunal, deixou de existir quando Clockwise o atingiu com o canhão retroativo.
  • Time-Keepers[12] - Um grupo de seres criados por Aquele que Permanece para proteger o tempo.
  • Minutemen[13] – agentes blindados da AVT que são designados para guardar as instalações da AVT do Fuso Horário Nulo e extrair as entidades perturbadoras que vêm de outros períodos de tempo. Cada um de seus membros é um clone, ciborgue ou robô.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

A Autoridade de Variância Temporal aparece na série Loki[14] com Mobius M. Mobius interpretado por Owen Wilson[15], e outros membros Hunter B-15 interpretado por Wunmi Mosaku,[16] Hunter C-20 interpretado por Sasha Lane, e a recepcionista Casey interpretada por Eugene Cordero e também Gugu Mbatha-Raw interpreta Ravonna Renslayer[16] atua como juiz dentro da TVA e a organização tem um mascote de relógio antropomórfico animado chamado Miss Minutes (dublado por Tara Strong[17]), que instrui novos agentes da TVA. Esta versão da organização é uma organização criminosa que consiste em variantes do tempo que foram retiradas ao longo do tempo, tiveram suas memórias apagadas e levaram a crer que eles e a TVA foram criados pelos Time-Keepers, Sophia Di Martino interpreta Sylvie ela é uma variante do Loki que desde de criança foge da AVT até ser capturada pela AVT e depois revela que os Time-Keepers são robôs e está em busca do "homem atrás da curtina".

Referências

  1. Thor #372 (October 1986). Marvel Comics.
  2. Avengers: The Terminatrix Objective #3 (Nov. 1993). Marvel Comics.
  3. She-Hulk vol. 2, #1-4 (Dec. 2005–Mar. 2006). Marvel Comics.
  4. a b Fantastic Four Annual #27 (1994). Marvel Comics.
  5. Thor #245 (Mar. 1976). Marvel Comics.
  6. Fantastic Four #346 (Nov. 1990). Marvel Comics.
  7. a b c She-Hulk vol. 2 #3 (Feb. 2006). Marvel Comics.
  8. Deathlok vol. 2 #32 (Feb. 1994). Marvel Comics.
  9. Thor #371 (Sept. 1986).
  10. Fantastic Four Annual #27 (May. 1994). Marvel Comics.
  11. She-Hulk vol. 2 #1. Marvel Comics.
  12. Thor #282. Marvel Comics.
  13. Fantastic Four #352. Marvel Comics.
  14. Loki: Marvel's Multiverse-Busting TVA and Time Keepers Explained - IGN (em inglês), consultado em 14 de julho de 2021 
  15. Polo, Susana (11 de dezembro de 2020). «All the Easter eggs in Marvel's Loki and Falcon and the Winter Soldier trailers». Polygon (em inglês). Consultado em 14 de julho de 2021 
  16. a b «Loki: New Images From Marvel's Disney+ Series Released». Marvel (em inglês). Consultado em 14 de julho de 2021 
  17. Marvel's Loki: We Now Know Who that Weird Cartoon Clock Character Is - IGN (em inglês), consultado em 14 de julho de 2021 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

«Time Variance Authority» (em inglês). Marvel.com