Cristiano da Dinamarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cristiano
Príncipe da Dinamarca e Conde de Monpezat
Cristiano em 2011
 
Casa Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg
Nome completo
Cristiano Valdemar Henrique João
Nascimento 15 de outubro de 2005 (11 anos)
Rigshospitalet, Copenhague, Dinamarca
Pai Frederico, Príncipe Herdeiro
Mãe Maria Donaldson

Cristiano Valdemar Henrique João (Copenhague, 15 de outubro de 2005) é o filho mais velho de Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca e sua esposa Maria Donaldson, sendo neto da rainha Margarida II. Ele é o segundo na linha de sucessão ao trono dinamarquês depois de seu pai.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Cristiano Valdemar Henrique João nasceu às 1h57min da madrugada de sábado dia 15 de outubro de 2005 no Rigshospitalet, Copenhague, Dinamarca, o filho mais velho de Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca e sua esposa Maria Donaldson. Seu nascimento foi celebrado ao meio-dia com salvas de tiros e o hasteamento da bandeira nacional em edifício públicos. À meia-noite várias fogueiras foram acesas por toda Dinamarca enquanto embarcações da Guarda Naval direcionaram seus holofotes em direção a capital. Fogueiras também foram acesas na Austrália, país natal de Maria.

O príncipe foi brevemente hospitalizado em 21 de outubro devido a icterícia neonatal, uma geralmente doença inofensiva e bastante comum (especialmente em nascimentos prematuros). Cristiano foi examinado pelos médicos e passou por exames de sangue, então foi colocado em uma caixa de luz sob raios especialmente coloridos a fim de quebrar a substância bilirrubina que estava causando a icterícia. Ele voltou para casa no mesmo dia e se recuperou totalmente.

Ele foi batizado em 21 de janeiro de 2006 na capela do Palácio de Christiansborg pelo bispo Erik Norman Svendsen. Seus padrinhos foram seu tio paterno o príncipe Joaquim da Dinamarca; sua tia materna Jane Stephens; Haakon, Príncipe Herdeiro da Noruega e sua esposa a princesa Mette-Marit; Vitória, Princesa Herdeira da Suécia; Paulo, Príncipe Herdeiro da Grécia; e dois amigos de seus pais, Jeppe Handwerk e Hamish Campbell.

Educação e interesses[editar | editar código-fonte]

Em 27 de março de 2007, o príncipe começou a frequentar a creche Dronning Louise Children's House, uma instituição pública situada a 35km a norte de Copenhaga. Aos 5 anos, começou a frequentar a escola pública de Tranegard, a norte de Copenhaga.[1]

O príncipe, incentivado por seus pais, tem interesse em música[2] e esportes, como esqui. [3]

Aparições públicas[editar | editar código-fonte]

A presença de Cristiano é frequente nos eventos reais e em 2015 ele participou de um concerto em homenagem à rainha Margarida, inserido na programação das comemorações do 75.º aniversário da soberana. [4]

Seus aniversários também costumam ser comemorados com fotografias divulgadas pela casa real. [5] [6]

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • 15 de outubro de 2005 – 29 de abril de 2008: "Sua Alteza Real, príncipe Cristiano da Dinamarca"
  • 29 de abril de 2008 – presente: "Sua Alteza Real, príncipe Cristiano da Dinamarca, Conde de Monpezat"

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Frederico da Dinamarca
Linha de sucessão ao trono dinamarquês
Sucedido por
Isabel da Dinamarca