Expedição 6

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Expedição 6
Insígnia da missão
Estatísticas da missão
Número de tripulantes 3
Lançamento 24 de novembro de 2001 00:49 UTC - STS-113
Centro Espacial Kennedy
Aterrissagem 4 de maio de 2003 02:04 UTC - Soyuz TMA-1
Arkalyk, Casaquistão
Órbitas 2536
Duração 159d 00h 44min
Imagem da tripulação
Petit, Bowersox e Bundarin
Petit, Bowersox e Bundarin
Navegação
Expedition 5 insignia.svg Expedição 5
Expedição 7 Expedition 7 insignia.svg

Expedição 6 foi a sexta expedição à Estação Espacial Internacional (EEI) e a última com três tripulantes antes do desastre do ônibus espacial Columbia.

A sexta tripulação chegou a Estação a bordo do ônibus espacial Endeavour, na missão STS-113, em Novembro de 2002. Era esperado que a missão durasse quatro meses, terminando em Março de 2003, quando o ônibus espacial Atlantis, missão STS-114, iria voar até a Estação levando a tripulação da Expedição 7. Com o desastre do Columbia, os planos foram mudados e a tripulação permaneceu até Maio de 2003. Eles retornaram para a Terra na espaçonave Soyuz TMA-1 quando a reduzida tripulação da Expedição 7 foi entregue à ISS na espaçonave Soyuz TMA-2. Como se esperava que os ônibus espaciais ficariam fora de operação por dois anos, iniciou-se o transporte de cargas e tripulantes através das espaçonaves Progress (logística) e Soyuz (tripulantes) até a retomada dos voos dos ônibus espaciais.

A sexta tripulação da Estação Espacial Internacional retornou a Terra após as 10 p.m. EDT em Maio de 2003. Essa foi a primeira vez que astronautas americanos aterrissavam em uma espaçonave russa Soyuz.

O Controle de Missão russo reportou que, aproximadamente às 2:45 a.m. (4 de Maio), helicópteros encontraram a tripulação em bom estado de saúde. A cápsula desceu 276 milhas (444 km) longe do local planejado. Foi a primeira vez em que astronautas norte-americanos regressaram à Terra numa nave russa Soyuz.[1]

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Parâmetros da Missão[editar | editar código-fonte]

Atividades Extra-Veiculares[editar | editar código-fonte]

A Expedição 6 realizou dois AEV, ambos a partir do módulo de despressurização Quest Airlock, usando trajes americanos (Extravehicular Mobility Units, ou EMUs). A tripulação estava programada para realizar somente uma AEV, mas uma segunda foi adicionada em 18 de Abril, para preparar a Estação com vista a futuras missões de montagens.

Bowersox e Pettit acumularam 13 horas e 17 minutos de AEV baseadas na Estação.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]